V Feira dos Municípios terá planetário de Arapiraca

  • Redação
  • 26/04/2011 05:37
  • Cidade

Um planetário no Centro de Convenções. É assim que Arapiraca pretende atrair o público da V Feira dos Municípios, que acontece no período de 12 a 15 de maio, no Centro de Convenções de Maceió.

O planetário móvel será instalado próximo ao estande do município. A estrutura de uma cúpula, com 6 metros de diâmetro, comporta 30 pessoas, que durante meia hora terão aula de astronomia, com demonstração do movimento das estrelas e da via láctea, através de filmes de alta definição em três dimensões (3D), exibidos nas paredes internas do planetário, dando a impressão de uma viagem sob as constelações.

Arapiraca foi o primeiro município alagoano a ter um planetário móvel e continua inovando com a construção de um planetário fixo, no lago da Perucaba, com capacidade para 140 pessoas. A inauguração está prevista para o final do ano, será o segundo planetário do nordeste.

Segundo a Secretária de Planejamento do município, Helena Virginia, além do planetário, dentro do estande o foco será as escolas em tempo integral. “Vamos apresentar na Feira o que temos de melhor: a educação”, justificou. Já são oito escolas que possuem jornada ampliada, com atividades culturais e aulas de reforço. Outra proposta é levar exemplos das “Arapiraquinhas”, as bibliotecas públicas de bairro para o evento, contadores de histórias e oficinas devem fazer parte do projeto.

O evento é coordenado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e organizado pelo Instituto Brasileiro de Consultoria à Municípios (IBCOM) já se tornou um dos principais eventos turísticos do Estado.

SERVIÇO:

FEIRA DOS MUNICÍPIOS ALAGOANOS

DATA: 12 a 15 de maio

LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES

HORÁRIO: 15 às 22h

ENTRADA GRATUITA