Alencar ainda não está com intestino restabelecido, mas quadro evolui bem, diz hospital

  • eduardocardeal
  • 29/07/2009 22:34
  • Saúde
O vice-presidente José Alencar continua internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera de cirurgia para tratamento de obstrução intestinal decorrente de tumores. Segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira, o quadro de Alencar evolui bem, mas o trânsito intestinal ainda não foi restabelecido totalmente.

Na última sexta-feira, ele foi submetido a uma colostomia --procedimento no qual se faz uma abertura no abdômen para drenar as fezes. O procedimento já havia sido sugerido em cirurgia anterior, mas Alencar preferiu não fazê-lo.

Essa foi a segunda intervenção cirúrgica do vice em apenas um mês e a 15ª dos últimos 12 anos em tratamentos contra o câncer, descoberto em 1997.

Segundo os médicos, a colostomia foi necessária em razão da presença de tumores na região pélvica que impediam o funcionamento normal do intestino.

Hoje, Alencar recebeu a visita do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e do ministro Carlos Lupi (Trabalho).

O governador contou que, segundo a assessoria de Alencar, a expectativa é de que ele tenha alta na próxima sexta-feira. O vice-presidente já pensa, inclusive, em ir aos Estados Unidos na próxima semana para dar continuidade ao tratamento experimental que iniciou no Centro Oncológico MD Anderson, em Houston.

Lupi saiu da visita animado com a recuperação do vice e disse que Alencar é "um exemplo para o Brasil" e "uma espécie de face da esperança".

"Um homem que não desiste, que luta pela vida. Eu acho que esse é o exemplo que a gente tem que dar para o Brasil", afirmou Lupi.