Viva Vida será realizado em Delmiro Gouveia na sexta-feira

  • gilcacinara
  • 29/07/2009 18:23
  • Municípios
O Fórum Viva Vida será realizado, nesta sexta-feira (31), em Delmiro Gouveia, beneficiando os municípios que fazem parte da 7ª microrregião. O evento, que é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) como uma das estratégias para redução da mortalidade infantil em Alagoas, irá acontecer no Clube Palmeirão, a partir das 8h.

A iniciativa é destinada aos gestores de saúde, médicos, enfermeiros e agentes comunitários. Durante o Fórum, também serão entregues motocicletas aos municípios destinadas ao combate à dengue e outras endemias.

Segundo a diretora de Atenção Básica da Sesau, Myrna Pimentel, serão apresentadas medidas que foram adotadas em outras cidades alagoanas e que podem ser executadas nessas localidades cujo índice ainda está abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. A meta do governo do Estado é reduzir em 10% ao ano o índice de mortalidade infantil até 2010.

O Viva Vida prevê a expansão do número de equipes de Saúde da Família, ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Cuidados Intermediários (UCI) neonatais; regulação da atenção obstétrica e neonatal, ampliação da rede de bancos de leite, entre outras.

Participam nessa etapa os técnicos de Água Branca, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas.

O Fórum Viva Vida já percorreu os municípios sedes das microrregiões: Maceió (execto a cidade de Maceió, que ainda terá a data marcada devido ao grande número de profissionais), Penedo, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar e Viçosa. Cada encontro reuniu cerca de 400 participantes, perfazendo um total de mais de 3 mil profissionais da saúde. As próximas etapas são Palmeira dos Índios, Coruripe, Arapiraca, Porto Calvo e Joaquim Gomes.