Cursos de inverno movimentam férias na UFAL

  • carlinhos
  • 02/07/2009 04:35
  • Maceió
O recesso da Universidade Federal de Alagoas, que começa dia 4 de julho e vai até 2 de agosto, significa apenas uma parada nas aulas, mas a vida acadêmica continua bastante aquecida neste inverno, com uma grande variedade de atividades. Para a comunidade, são oferecidos os chamados Cursos de Inverno, com turmas lotadas antes mesmo do encerramento do prazo de inscrições. Foram 1340 vagas disponibilizadas pela Pró-Reitoria de Extensão, preenchidas em menos de cinco dias. Entre os cursos oferecidos estão Disseminadores de Cidadania, Orçamento Familiar, Educação em Direitos Humanos e Acessibilidade, Álgebra Elementar e Filosofia Latino-Americana.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho também vai aproveitar o recesso para realizar atividades. Os novos servidores, que foram admitidos nos últimos concursos públicos, serão recepcionados com treinamento. Para os técnicos-administrativos, as atividades do Programa de Inserção acontecerão entre os dias 7 e 8 de julho. Já para os docentes, haverá dois momentos: um de acolhimento, nos dias 7 e 8 de julho, e outro de capacitação no período de 9 a 15 de julho.

Este mês também estamos sediando congressos. O Congresso Nordestino de Educação Médica acontecerá nos dias 10 e 11 de julho, voltado a estudantes e profissionais do curso de medicina, organizado pela Faculdade de Medicina, em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde e centros acadêmicos das duas instituições. Essa edição traz como tema “A integração ensino, serviço e práticas inovadoras de ensino-aprendizagem”.

A Ufal também abre as portas para novos servidores. As provas objetivas do concurso público para técnicos-administrativos serão realizadas no dia 12 de julho e a divulgação do gabarito está prevista para o mesmo dia. O concurso, que oferece 61 vagas, incluindo as destinadas aos portadores de deficiência, e engloba cargos em diversas áreas e níveis, atraiu 12.170 candidatos.

Nas casas de Cultura é tempo de matrículas. A Casa de Cultura Luso-Brasileira abre inscrições, para o segundo semestre deste ano, no período de 8 a 31 de julho. Serão oferecidas 50 vagas em duas turmas. A Casa de Cultura Britânica realiza matrículas, a partir do dia 16 de julho, para o curso de Inglês.. Para os interessados em aprender espanhol, italiano ou latim, a Casa de Cultura Latino-Americana estará com matrículas abertas a partir do dia 8 de julho até o final do mês.

Segundo a reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, esta efervescência no período de “férias” acadêmicas demonstra que a universidade está cumprindo o papel de difundir conhecimento e está bem fundamentada no tripé de ensino, pesquisa e extensão. “Mesmo com o recesso das aulas, a Ufal continua em atividade, porque o desenvolvimento das ações de extensão e pesquisa não pode parar”, reforça a reitora. “Essa é a maior demonstração de que temos uma universidade viva”, diz a reitora.