Arapiraca possui o maior São João comunitário do Brasil, em equações proporcionais. A cidade tem mais de 220 mil habitantes, conforme os dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), e arraiá em todo lugar.

São 20 localidades que concorreram ao edital lançado pela Prefeitura de Arapiraca e agora participam do 12º Concurso de Resgate às Tradições Juninas. Para dar vazão a estes festejos, a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) está dando total apoio à realização do arrasta-pé nestas comunidades e bairros.

Este resgate acontece diariamente tanto na zona urbana quanto rural, levando o Nordeste para as ruas, calçadas e casas de todos os arapiraquenses. Para garantir a efetiva segurança e clima de festa, equipes plantonistas de oficiais e soldados do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) estão acompanhando a festa.

Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), bombeiros e equipes da Secretaria Municipal de Iluminação e Limpeza Pública (Selip) também estão dando apoio para os festejos do maior São João comunitário do país.

O comandante do 3º BPM, tenente-coronel Thúlio Emery, elogiou a estrutura montada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). “A organização e confecção destes arraiais foram muito bem articuladas. Estamos a postos para atender as demandas, mas com a convicção que este São João será de muita harmonia, bem como foi o nosso Carnaval”, diz, ressaltando que usarão um efetivo suplementar.

Segundo ele, nenhum arraial que não esteja cadastrado pela Sectur terá o aval do policiamento militar, correndo o risco de ser impedido em sua execução. “Infelizmente, festejos de rua não serão aceitos, pois não solicitaram os documentos necessários na Prefeitura em tempo. Se alguém desrespeitar fazendo ocupações em vias públicas, vamos intervir”, salienta o tenente-coronel Thúlio Emery.

Acompanhado do tenente Pereira, o comandante reuniu-se com o subsecretário da Sectur, José Ailton Cavalcante Jr., Júnior Balla, e de representantes das secretarias Municipais de Obras e Viação (Semov), de Governo e SMTT.

Veja a programação do São João 2014:

8 de junho: Arraiá Conselho (Manoel Teles);
10 de junho: Arraiá Rojão do Nordeste (Canafístula);
11 de junho: Arraiá Fogo de Palha (Senador Teotônio Vilela);
12 de junho: Arraiá Pé de Serra (Vila São José);
13 de junho: Arraiá das Paineiras (Jardim das Paineiras);
14 de junho: Arraiá Cavacultura (Cavaco);
15 de junho: Arraiá Tire o Pé do Chão (Brasília);
17 de junho: Arraiá A Força da Massaranduba (Massaranduba);
18 de junho: Arraiá ASA (Bom Sucesso);
19 de junho: Arraiá Capim Canela (Vila Capim);
20 de junho: Arraiá Aí Dento Tem Festa no Sítio (Primavera);
21 de junho: Arraiá Pisoteio (Batingas);
22 de junho: Arraiá Matuto Macho (Jardim Esperança);
23 de junho: Arraiá Arrocha o Nó (Senador Nilo Coelho);
24 de junho: Arraiá Banaluar (Vila Bananeira);
25 de junho: Arraiá Caxi na Roça (Poção);
26 de junho: Arraiá Luar do Sertão (Zélia Barbosa Rocha);
27 de junho: Arraiá do Gonzagão (Baixão);
28 de junho: Arraiá Forró na Roça (Vila São Francisco); e
29 de junho: Arraiá Aracajana (Cajarana).