Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A emoção esteteve no palco, contracenando com todos os sanfoneiros de Arapiraca reunidos na concha acústica do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, na noite desta sexta-feira (6), onde foi celebrada a abertura do São João de Arapiraca 2014.

Houve apresentações da quadrilha estilizada Banaluar, da Vila Bananeira, e da banda Forrofiando, sendo acompanhada por Afrísio Acácio, Bastinho da Sanfona, Severo do Acordeon e Zé Moreira. Os músicos dedicaram o show ao radialista e poeta Zé do Rojão, homenageado desta edição dos festejos na cidade.

“Fui eu quem coloquei este apelido nele, quem o batizou, quando foi até meu programa de rádio pedir para se apresentar. Eu falei que José Cícero dos Santos não era nome de artista e ele acatou. Tinha e tenho um carinho enorme por esse baluarte da nossa música nordestina. Ele está aqui entre nós hoje”, diz o músico Miguel Vieira.

Da plateia, com uma faixa nas mãos levantadas para cima, Ditinha da Sanfona empunhava os dizeres “Saudades, Zé!!!”. O público presente aplaudia ao final de cada canção executada e fez do local um palhoção improvisado, a dançar sem parar.

Levado ao palco, o filho de Zé do Rojão agradeceu à prefeita Célia Rocha (PTB) e à secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, pela homenagem a um dos mais importantes representantes da cultura popular arapiraquense, mesmo tendo nascido em Taquarana, ele que já havia tocado com João do Pife, Luiz Gonzaga e Trio Nordestino.


Filho de Zé do Rojão (centro) agredece a iniciativa da Prefeitura

“Ficamos honrados por essa maravilhosa iniciativa da Prefeitura, que sempre evidencia seus talentos, seus músicos locais e quem representa a genuína cultura nordestina”, diz o filho Jadielson Matias, acompanhado de outros familiares de Zé do Rojão.

Em junho de 2012, o radialista e poeta foi afirmado como cidadão arapiraquense, através de título concedido na Câmara dos Vereadores. Ainda em 2012, Zé e diversos outros radialistas receberam homenagem durante as festas juninas.

E, neste sábado (7), quem comanda a festa no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves no “Especial Zé do Rojão”, é o mestre Afrísio Acácio do Acordeon, junto à quadrilha Sanfona Branca, da cidade de Coité do Nóia. Confira o restante da programação do Mercado:

08/06: Davi Pé de Serra
13/06: Mário Maia
14/06: Radielson/ Grupo Teatral Hermeto Pascoal/ quadrilha Novo Styllo
15/06: Bastinho da Sanfona/ quadrilha Pisoteio
19/06: Trio Ouro Preto
20/06: Dadá da Sanfona
21/06: Miguel Vieira/ quadrilha Forró na Roça
22/06: Severo do Acordeon
26/06: Severino do Papel
27/06: Ditinha da Sanfona
28/06: Souza do Acordeon
29/06: Zé Moreira/ Zé Antônio

E a programação não para por aí. Neste ano, o fortalecimento do São João das comunidades é ainda maior. E o 12º Concurso de Resgate às Tradições Juninas já se inicia neste domingo (8), com o Arraiá Bom Conselho, no bairro Manoel Teles.