Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O São João é um festejo que, além de genuinamente do Nordeste, carrega consigo um espírito que renova a todos, ano após ano. E, em Arapiraca, este sentimento se fortalece cada vez mais com o resguardo das tradições mantidas por meio do apoio do poder público.

Arapiraca é tida como o município que tem o maior São João comunitário do Brasil, espalhado por todo canto, seja no perímetro urbano ou rural. Com o empenho da administração da prefeita Célia Rocha (PTB), serão 20 comunidades e bairros que foram contemplados por meio de edital lançado no mês de abril e julgados de acordo com critérios vários, analisados pela nossa Comissão Julgadora do São João 2014.

A festa já se inicia nesta sexta-feira (6) com o São João do Mercado, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, com a banda Forrofiando e a quadrilha Banaluar e, nas comunidades, com o Arraiá Bom Sucesso, no bairro Manoel Teles.

A capital Maceió, em 2013, se espelhou em nosso modelo de festejo junino e adotou a prática da seleção de comunidades por meio de editais e teve muito êxito.

“O secretário Vinícius Palmeira, à frente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), por sua vez, fala usualmente em seus discursos que se orgulha de ter ‘copiado’ o nosso São João e isso em muito nos honra. De verdade! Por aqui, com toda a certeza do mundo, vai ser aquela festa de caras e cores vivas – sobretudo, verdes e amarelas, já que estamos em ano de Copa aqui no Brasil – e esperamos que ela seja vibrante e sem violência, como no ano passado, onde não registramos nenhum incidente sequer”, diz a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos.

Ela adiantou que, neste ano, não haverá atrações no Lago da Perucaba, como comumente acontecia no cartão-postal (veja programação abaixo).

“Por conta de recursos próprios e avaliações internas, a prefeita Célia optou por dar mais visibilidade à criação dos 10 Pontos de Cultura de Arapiraca, que receberão R$ 1,8 milhão ao todo e, para tanto, há uma contrapartida a ser assegurada. Com o baixo FPM [Fundo de Participação dos Municípios] fornecido para nossa Arapiraca desde o ano passado, no começo dessa gestão, foi avaliado que seria mais viável a manutenção deste dinheiro para contemplar estas localidades com a Rede de Pontos, que com certeza dará outra dinâmica à cidade no que se refere ao setor cultural, movimentando-o ainda mais”, destaca a secretária.

Ainda segundo Tânia Santos, já nesta segunda-feira (9), devem estar-se iniciando a reforma da Casa da Cultura, onde fica a nossa Biblioteca Municipal Pública Professor Pedro França Reis, que recentemente foi selecionada – junto às Arapiraquinhas – para participar de um programa da Fundação Bill Gates, em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e Fundação Biblioteca Nacional.
 
“Isto é, os recursos, ao invés de irem para shows e atrações nacionais e locais com esta temática junina, irão ser revertidos para a população de uma forma mais direta, que não apenas de entretenimento. A falta de recursos nos deixa com a responsabilidade de lidar com o que é prioridade – e a educação cultural de nossa Arapiraca vem em primeiro lugar”, pontua Tânia Santos, ressaltando que os arraiais comunitários estão assegurados e R$ 100 mil foram destinados para o 12º Concurso de Resgate às Tradições Juninas, que une mais ainda a família arapiraquense. Existem também seis destas localidades que receberão a festa no âmbito turístico com três dias de São João.

Afora, haverá festa todas as segundas-feiras do mês de junho com o “Cultura na Praça”, projeto encabeçado pelo mestre Afrísio Acácio do Acordeon, na Praça Luiz Pereira Lima, além do São João do Mercado, homenageando o poeta e radialista Zé do Rojão, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no Parque Municipal Ceci Cunha.

Arraiá na Prefeitura

Não ficando de fora da folia, a Prefeitura de Arapiraca vai realizar a comemoração alusiva aos festejos juninos com os servidores públicos municipais no dia 18 de junho, a partir do 12h, no hall de entrada do Centro Administrativo Antônio Rocha. 

Na programação do evento, haverá barracas com comidas típicas e um trio pé-de-serra animando o São João dos funcionários.

De acordo com a secretária Municipal de Gestão de Pessoas, Patrimônio e Documentos, Lúcia de Fátima,  o desfile da Rainha do Milho deste ano vai contar com um ingrediente especial, o suspense. "Nenhuma secretaria divulgou ainda quem é a pessoa que vai concorrer à Rainha do Milho e isso gera mais expectativa e curiosidade entre as pastas", diz.

Outra novidade deste ano é que, além da premiação para a vencedora do concurso, o seguundo lugar também vai receber a honraria.

Programação em Arapiraca

O cronograma dos arraiais comunitários é:

8 de junho: Arraiá Bom Sucesso (Manoel Teles);
10 de junho: Arraiá Rojão do Nordeste (Canafístula);
11 de junho: Arraiá Fogo de Palha (Senador Teotônio Vilela);
12 de junho: Arraiá Pé de Serra (Vila São José);
13 de junho: Arraiá das Paineiras (Jardim das Paineiras);
14 de junho: Arraiá Cavacultura (Cavaco);
15 de junho: Arraiá Tire o Pé do Chão (Brasília);
17 de junho: Arraiá A Força da Massaranduba (Massaranduba);
18 de junho: Arraiá ASA (Bom Sucesso);
19 de junho: Arraiá Capim Canela (Vila Capim);
20 de junho: Arraiá Aí Dento Tem Festa no Sítio (Primavera);
21 de junho: Arraiá Pisoteio (Batingas);
22 de junho: Arraiá Matuto Macho (Jardim Esperança);
23 de junho: Arraiá Arrocha o Nó (Senador Nilo Coelho);
24 de junho: Arraiá Banaluar (Vila Bananeira);
25 de junho: Arraiá Caxi na Roça (Poção);
26 de junho: Arraiá Luar do Sertão (Zélia Barbosa Rocha);
27 de junho: Arraiá do Gonzagão (Baixão);
28 de junho: Arraiá Forró na Roça (Vila São Francisco); e
29 de junho: Arraiá Aracajana (Cajarana).

E no São João do Mercado:

06/06: Abertura do São João do Mercado/ quadrilha Banaluar/ banda Forrofiando;
07/06: Afrísio Acácio do Acordeon/ quadrilha Sanfona Branca (Coité do Nóia);
08/06: Davi Pé de Serra;
13/06: Mário Maia;
14/06: Radielson/ Grupo Teatral Hermeto Pascoal/ quadrilha Novo Styllo;
15/06: Bastinho da Sanfona/ quadrilha Pisoteio;
19/06: Trio Ouro Preto;
20/06: Dadá da Sanfona;
21/06: Miguel Vieira/ quadrilha Forró na Roça;
22/06: Severo do Acordeon;
26/06: Severino do Papel;
27/06: Ditinha da Sanfona;
28/06: Souza do Acordeon; e
29/06: Zé Moreira/ Zé Antônio.