Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Seminário Construção Civil

Sonorização, realidade virtual, automação residencial e sustentabilidade nos projetos arquitetônicos foram os temas abordados no 1º Seminário de Tecnologia Sustentável em Maceió


A importância de projetos arquitetônicos com a técnica de sonorização, a parceria de uma boa apresentação dos projetos com a realidade virtual e a concepção de sustentabilidade na construção civil, foram os temas discutidos no 1º Seminário de Tecnologia Sustentável em Maceió, realizado na tarde de ontem, 23, no Hotel Radisson, na Pajuçara.


O evento realizado pela HomeDigital, contou com mais de 200 participantes e trouxe o comediante Fernando Peron como apresentador, que proporcionou ao público um clima de descontração. A interação entre os envolvidos e o cenário tecnológico montado no auditório, expôs a qualidade dos recursos disponibilizados no mercado alagoano pela HomeDigital e seus parceiros.


O seminário trouxe ao público alagoano o diretor executivo da Neocontrol Soluções em Automação, engenheiro elétrico Gabriel Peixoto, que proferiu palestra sobre “Automação para Desempenho Ambiental e Desenho Universal”. Gabriel abordou a utilização da automação em diversas áreas para gerir um empreendimento acessível e sustentável. Para ele a casa do futuro tornou-se realidade com a automação residencial. “O uso racional do meio ambiente acoplado com um sistema, gerencia e monitora através de elementos moveis os recursos residenciais, como iluminação, áudio, vídeo, segurança, e outros” enfatizou o engenheiro.


A mais de 30 anos no mercado de sonorização, o técnico em elétrica Júlio Marques apresentou no evento o tema: “Sonorização de Grandes Espaços” com a arquiteta, a frente da HomeDigital, Cinthia Coêlho. Júlio Marques explicou a diferença e as qualidades sonoras nos ambientes, exemplificando as novidades no mercado de sonorização, como a caixa esfera. “Atualmente a caixa esfera é um dos melhores recursos para sonorizar um ambiente, ela consegue propagar o som em um ângulo de 360º, expandindo as ondas por toda a sala”, enfatizou Marques.


Complementando o assunto de Júlio Marques, a Profª Drª Maria Lúcia Oiticica discutiu o assunto: “Tratamento Acústico para Ambientes”. Segundo Maria Lúcia, é necessário pensar na acústica do ambiente no início do projeto para existir uma boa qualidade sonora nos espaços. “O objetivo do arquiteto é pensar na acústica no início do projeto tentando resolver os problemas de som e sua incidência nas diferentes partes, tornando o projeto coerente, econômico e eficaz”, explicou a professora.


Uma das atrações do seminário foi a palestra proferida pelo alemão Hans Ulmer, que debateu os “Modelos 3D e Projetos Interativos”. Ele expôs os recursos disponibilizados por sua empresa especializada em realidade virtual, a Absolut Technologies, para a apresentação de projetos arquitetônicos. De acordo com Ulmer, o mercado alagoano está pronto para receber o comércio de projetos em 3D. “Nós temos todas as ferramentas para habilitar qualquer empresa em Alagoas para fazer o mesmo serviço que a Absolut Technologies”, disse Hans Ulmer.


Segundo Cinthia Coêlho, a HomeDigital e seus parceiros trouxeram a abordagem de temas importantes para a área de construção civil em Alagoas através do 1º Seminário de Tecnologia Sustentável. “O evento foi realizado com o intuito de apresentar aos profissionais da área temas e novidades do setor de automação residencial, acústica, sonorização, áudio e vídeo junto ao uso racional dos recursos naturais. E acredito que fomos bem eficazes demonstrando através de palestras e do cenário montado todas as soluções e serviços disponíveis em Alagoas”, finalizou Cinthia Coêlho.