A prefeita Célia Rocha (PTB) ao lado da secretária Municipal de Cultura e Turismo, Tânia Santos, lançou na manhã desta terça-feira (25), o I Edital da Rede Arapiraca de Pontos de Cultura.

O lançamento aconteceu no anfiteatro do Planetário Municipal Casa da Ciência, localizado no bairro Zélia Barbosa Rocha, e contou com a presença da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, da representante da Secretaria de Estado de Cultura, Wilma Nóbrega, do vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Clébio Araújo, e do representante do Juventude Viva no município de Arapiraca, Raffael Amorim.

A solenidade tomou seu rumo com a apresentação artística do grupo da Associação Alagoana de Capoeira, e com sapateado do coco de roda mirim da Vila Fernandes.

O Ponto de Cultura funciona como um instrumento de pulsão e articulação de ações e projeto já existente nas comunidades do município, a qual firmará convênio com a Prefeitura de Arapiraca para o desenvolvimento de ações continuadas nas áreas de cultura popular, grupos étnicos culturais, patrimônio material, audiovisual e radiodifusão, além da cultura digital, gestão e formação cultural, pensamento e memória, expressões artísticas e/ou ações transversais.

Através do documento serão selecionados projetos de instituições culturais de âmbito privado – e que não tenham fins lucrativos – para o recebimento de uma verba federal, advinda da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

Envolvida com o município arapiraquense, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, visa a potencialização da juventude arapiraquense com o envolvimento e desenvolvimento cultural dentro de todo o município.

“Envolver os jovens e incentivar a uma maior participação nas atividades culturais do município”, destacou Rollemberg.

Contente por mais esta conquista, a prefeita Célia evidenciou o arapiraquense como um povo aguerrido e trabalhador, que assume o compromisso diário de fazer e ver acontecer.

“O arapiraquense tem na sua essência o acolhimento, a receptividade, e a cultura que aflora na sua pele e na sua raça. Dentro do nosso município as pessoas respiram e vivem cultura, o seu comportamento diante da diversidade mostra a sua vontade de exibir o seu eu, o seu jeito de ser”, destacou a prefeita.

O coordenador da Secretaria Municipal de Cultura, Wagno Godez, informou que as inscrições para o I Edital de Pontos de Cultura estarão abertas a partir desta terça-feira (25), e finalizado no dia 10 de abril, quinta-feira.

Para maiores informações: http://secturarapiraca.isites.ws/?conteudo=inicio