A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae, realizam a Jornada Turística da Região Celeiro das Tradições, no Agreste de Alagoas, no dia 30 de março, às 8h, no auditório do Sebrae em Arapiraca.

Dentro da programação da Jornada estão a regionalização do turismo com os critérios de classificação dos municípios, o Fórum Estadual de Turismo com a reestruturação das câmaras temáticas, marketing institucional e o Projeto de Turismo de Negócios e Eventos do Sebrae.

Segundo Renato Lobo, diretor de Capacitações da Setur-AL, a nossa meta é reunir na Jornada Turística o maior número de envolvidos da região para articular as ações de desenvolvimento local. “Queremos implantar a regionalização e, em dois anos, trabalhar a região como destino turístico em nosso material promocional”, assegura. “A Jornada prevê toda a estruturação dos produtos e destinos da região para comercialização”, destaca Renato.

O Programa de Regionalização do Turismo foi estabelecido pelo Mtur em abril de 2004 visando diversificar a oferta turística, de acordo com o Plano Nacional de Turismo de 2003/2007 e 2007/2010.

Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, essa ação vai influenciar diretamente na economia do Estado. A Região a ser trabalhada pela Setur e seus parceiros, conhecida como ‘Celeiro das Tradições’ receberá um fomento muito importante. “Será articulada e planejada toda a estruturação do roteiro, como passeios, hospedagens, alimentação, sinalização turística, além de capacitações com os envolvidos no turismo local. É um marco para a região e para Alagoas, que ganhará outro produto turístico”, garante Novis.

Já dentro do aspecto de negócios e eventos, o objetivo será trabalhar os produtos que já existem na região, como por exemplo, a Paixão de Cristo, comércio varejista, o Cristo do Goiti e eventos geradores de fluxo turístico.

Para Marina Gatto, coordenadora do Projeto de Turismo de Negócios e Eventos do Sebrae, “é muito importante a parceria do Sebrae com a Setur, pois o projeto de Turismo, Negócio e Eventos no Agreste é uma oportunidade para melhorar o nível de excelência e de qualificação dos pequenos negócios da cadeia produtiva do setor, além de fortalecer o empreendedorismo na região”, comenta.

Edições - Em 2010, a Jornada percorreu as regiões da Costa dos Corais, Lagoas e Mares do Sul, São Francisco e Quilombola.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (82) 3315-5716/ 8833-4345 e 4009-1617.