Programa Saúde na Escola conclui mais uma etapa em Lagoa da Canoa

  • Assessoria
  • 15/03/2013 15:23
  • Agreste

Nesta sexta-feira (15), as secretarias de Saúde e Educação do município de Lagoa concluíram mais uma etapa do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciado na última segunda-feira (11). O programa, desenvolvido em parceria com o governo federal, tem o objetivo de promover diversas ações articuladas pelas equipes de saúde e de educação voltadas à garantir atenção à saúde e educação aos estudantes da rede básica de ensino.

Mais uma vez, as ações contemplaram centenas de crianças e jovens pertencentes à três escolas da zona urbana e duas da zona rural, nos povoados Antonica e Mata Limpa. Profissionais da saúde (PSF) foram até as escolas, onde realizaram consultas médicas, avaliação bucal e oftalmológica, além da verificação de pressão arterial e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

As nutricionistas do município também estiveram presentes e conversaram com os alunos sobre alimentação saudável e, conseqüentemente, a importância da merenda escolar para a saúde e o crescimento dos alunos. “Percebemos que algumas crianças estão trocando a merenda por salgadinhos, pastéis e coxinhas. Nosso objetivo é comparar os benefícios e os malefícios de cada uma delas para a saúde deles”, frisou a nutricionista Liziane Eulina.

A aluna Cristiane da Silva, da Escola Municipal José Rodrigues Filho, aprovou a ação do Programa Saúde na Escola e disse que irá repassar tudo o que aprendeu aos pais. “O meu pai come muita gordura e não gosta de frutas. Vou dizer a ele que com esse tipo de alimentação poderá desenvolver sérios problemas de saúde”, frisou a jovem aluna.

Durante as próximas etapas do programa, que deverá ser desenvolvido pelo menos uma vez ao mês ao longo do ano, técnicos das secretarias de Educação e Saúde irão discutir temas contemporâneos na vida dos jovens, entre eles: sexualidade, bullyng, tabagismo, drogas, entre outros.

Proporcionar melhor qualidade de vida aos canoenses, assim como a melhoria nos serviços de saúde é uma das prioridades do prefeito Álvaro Melo, do vice Audálio Tenório e toda a equipe.