Divirta-se

Game Arapiraca: estudantes criam jogo de aventuras com o fundador Manoel André e pontos turísticos da cidade

  • Assessoria
  • 19/10/2022 09:00
  • Divirta-se
Foto: Daniel Ferreira (cortesia)

Cinco alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Fernando Collor de Mello, no povoado Canaã, na área rural de Arapiraca, criaram um game inédito tendo como principal personagem o fundador Manoel André e pontos históricos da maior cidade do interior de Alagoas.

O jogo “Manoelzinho e a escola inteligente” foi desenvolvido durante três meses de atividades em sala de aula, pelos estudantes Lucas Emanoel Gomes, de 14 anos, Kleyton Rosa dos Santos, de 16 anos, Maxuel da Silva Félix, de 16 anos, Everton Bezerra da Silva, de 15 anos, e Maria Vitória de Lima, de 16 anos, todos sob a coordenação do professor de Matemática Daniel Ferreira.

O game de aventuras é similar ao Super Mário. Manoelzinho busca os livros sagrados, que estão nos principais pontos turísticos da cidade. 

A cada fase, o nível de dificuldades do jogo se eleva e, conforme cada jogador encontra um livro sagrado, com as disciplinas que estudam na escola, a pontuação vai aumentando. 

O professor de Matemática Daniel Ferreira revela que a ideia de criação do game surgiu com a proposta de integrar o mundo da programação digital durante as atividades e mudar a rotina tradicional em sala de aula.

"Eles aceitaram a missão. A aluna Vitória desenvolveu o roteiro da história e o grupo criou os cenários e os desafios no jogo", explica.

Daniel Ferreira diz que a experiência como programador digital foi importante para conduzir os alunos com a aplicação dos códigos avançados. 

Ele frisa que o aluno Kleyton Rosa fez o curso básico comunitário de Informática e os outros estudantes do grupo aprenderam os procedimentos durante o desenvolvimento do game.

Ainda de acordo com o professor da Escola Municipal Fernando Collor, localizada no povoado Canaã, na área rural de Arapiraca, o projeto recebeu o apoio do diretor Anderson e demais servidores da unidade de ensino. 

“Nossa meta, agora, é buscar recursos financeiros para ampliar nossa capacidade tecnológica, continuar os estudos em tecnologia de programação para publicar e distribuir gratuitamente o game nas plataformas de download ", complementa Daniel Ferreira.

SÃO JOÃO: Programação musical no Lago da Perucaba reúne grandes nomes

  • Assessoria
  • 17/06/2022 08:55
  • Divirta-se

Vai ter São João no Lago da Perucaba sim, senhor! A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, e o Governo de Alagoas, divulgaram nesta quinta-feira (16) a programação oficial do São João que vai tomar conta do Lago da Perucaba.

No São João “A Pegada é Essa!”, as atrações que vão agitar um dos principais cartões-postais da cidade retomam a tradição junina após dois anos e prometem fazer a festa dos arapiraquenses, com diversos nomes da música brasileira. Serão cinco dias de muita festa que vão alegrar o município.

Confira a programação completa:

27/06
Bell Marques
Márcia Felipe
Avine Vinny
Alves Correia

28/06
Alcymar Monteiro
Barões da Pisadinha
Marcynho Sensação

29/06
Saia Rodada
Solange Almeida
Fascínio

30/06
João Gomes
Erick Land
Alana Estilizada

03/07
Mari Fernandez
Luiz Henrique
Marquinhos Navais

Prefeitura de Arapiraca divulga programação do maior São João do interior de Alagoas

  • Redação com Assessoria
  • 24/05/2022 06:46
  • Divirta-se

Com o mesmo ritmo de anos atrás com o resgate às tradições juninas e destaque ao novo momento, o município terá diversas atrações nacionais e locais nos festejos que vão do dia 22 de junho a 3 de julho.

A programação estará em vários polos, contando com o tradicional arraia comunitário, os trios pé de serra no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, o forro na Tenda Cultural, o concurso de quadrilhas estilizadas e os grandes shows no Lago da Perucaba, um dos mais belos cartões postais da cidade e palco d grandes eventos.

Na noite desta segunda-feira (23), a Prefeitura Municipal de Arapiraca apresentou a programação completa do evento para a imprensa local e autoridades.

Na transmissão ao vivo, arapiraquenses e apaixonados pela cidade por todo o mundo acompanharam o anúncio dos artistas selecionados para o dia de festa.

“Sem dúvidas, o São João de Arapiraca será um dos maiores do estado. A Prefeitura não mediu esforços para proporcionar esse grande evento, que resgata a cultura, valoriza os artistas locais e incentiva o desenvolvimento econômico. Agradecemos a parceria da secretaria de Estado de Alagoas e de todos que contribuíram”, disse o secretário de Cultura de Arapiraca, Wellignton Magalhães.

Além do secretário Wellignton, estiveram presentes a secretaria de Cultura de Alagoas, Mellina Freitas; a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira; o secretário de Governo, Yale Fernandes; o secretário de Finanças, Lourinaldo Santos; o secretário-executivo, Vytor Ferro; a coordenadora de Comunicação, Monica Nunes; o empresário Adelmo Galdino, representando a CDL, o tenente Hugo, representando o 3º BPM; e o comunicador e artista, Alves Correia, além da imprensa local, influenciadores digitais e autoridades locais.

Confira a programação completa:

22 de Junho
Samyla Lima
Welligton Teixeira
Zé Neto
Matheus e Kauan

23 de Junho
Willy Vaqueiro
Zé Barreto
Borba de Paula
Japinha Conde

24 de Junho
Mousi do Forró
Iran Silva
Alana Estilizada
Brisa Star

25 de Junho
Perfil de Menina
Igor Santana
Fascínio
Baby Som

26 de Junho
Advogados Forró
Zélito
Luiz Henrique
Samyra Show

27 de Junho
Alves Correia
Ávine Vinny
Márcia Felipe
Naiara Azevedo

28 de Junho
Dona Flô
Alcymar Monteiro
Barões da Pisadinha
João Gomes

29 de Junho
Vitor Jordão
Jessika e Banda
Cavaleiros do Forró
Solange Almeida

03 de Julho – Encerramento
Edu Lima
Paulo Vaqueiro
Mari Fernandes

Espaço Leitura Vinil Coffer Bar será aberto pela Acala em Arapiraca

  • Assessoria
  • 05/05/2021 09:54
  • Divirta-se

Com o objetivo de incentivar a leitura e realizar uma integração entre os amantes da leitura e escritores alagoanos, a Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala) vai inaugurar no próximo dia 15 de maio no horário das 18 ás 20 h o Espaço Leitura Vinil Coffer Bar.

No local, exemplares de obras de escritores alagoanos e arapiraquenses serão disponibilizados para leitura no local e possível vendas, segundo explicou a presidente da instituição de Cultura Carla Emanuele. Para manter o espaço vivo e atuante será necessário a doação de um ou mais exemplares.

Será necessário a confirmação de presença até o dia 10 deste mês de maio. No evento, serão cumpridas todas as regras do Decreto estadual e municipal de combate e prevenção do Covid-19, com distanciamento social, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Bosque das Arapiracas será palco de shows no domingo de Carnaval

  • Assessoria
  • 22/02/2020 08:10
  • Divirta-se

Domingo de Carnaval tem Folia de Rua, no Bosque das Arapiracas, no Centro. A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, garante a festa dos foliões com  apresentação da Orquestra Vulcão Arapiraquense e show de Jéssyka & Banda, a partir das 17h.

As apresentações musicais encerram a  programação da edição 2019 do Folia de Rua de Arapiraca. A festa, que teve início com o desfile da Liga de Blocos, na maior prévia carnavalesca do interior de Alagoas, no dia 08 de fevereiro, seguiu durante o mês com Bailinho de Carnaval para as crianças e  programação em comunidades da cidade.

Este ano, o Folia de Rua ganhou o seu mascote, a Arara, que também estará presente na festa do Domingo de Carnaval, que contará com a mesma organização e segurança do dia da prévia, com a parceria da SMTT, Secretaria de Serviços Públicos e Polícia Militar. 

“A nossa prévia carnavalesca foi um sucesso, reunimos mais de 15 mil pessoas no Bosque das Arapiracas. E queremos repetir a festa para os arapiraquenses e visitantes, com organização, segurança e alegria,  no domingo de carnaval”, afirmou o prefeito.

Acompanhe, no link abaixo,  a programação da Prefeitura de Arapiraca nas festas da prévia carnavalesca:

Adfima na Folia animará prévia carnavalesca nesta quinta (20) no Centro de Arapiraca

  • Assessoria
  • 19/02/2020 15:28
  • Divirta-se

A tenda cultural da Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca, vai receber nesta quinta-feira (20), a partir das 9h, toda a animação dos usuários, familiares e colaboradores da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima).

“A folia pode e deve ser inclusiva. Qualquer privação intelectual ou física não chega a ser um obstáculo para a diversão. A sociedade é diversa, há pessoas de todos os tipos e precisamos estar preparados para a pessoa com deficiência”, falou Adriano Targino, presidente da entidade.

Referência no processo de reabilitação e habilitação de seus usuários, o objetivo da festa da instituição - intitulada “Adfima na Folia” - é dar visibilidade, sociabilizar e integrar os convidados e o público de forma descontraída, promovendo a alegria e a autoestima das pessoas com deficiência, além de reunir vivências semelhantes em uma comemoração assumidamente democrática.

“O lazer é fundamental para a saúde física e mental da pessoa com deficiência. Além disso, a experiência da diversão coletiva é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento humano. Por isso, preparamos uma programação superanimada , com músicas carnavalescas, desfiles de bloquinhos e das melhores fantasias, onde todos serão bem-vindos”, lembrou a assistente social e coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), Keila Nunes.

Serviço
O quê: Adfima na Folia;
Quando: Quinta-feira, 20 de fevereiro;
Horas: 09h;
Local: Tenda Cultural Praça Luiz Pereira Lima.

Folia de Rua começa nesta sexta (6) em Arapiraca

  • Redação com Assessoria
  • 06/02/2020 20:27
  • Divirta-se

O Folia de Rua de Arapiraca, maior prévia carnavalesca do interior de Alagoas, acontece neste final de semana, nos dias dias 7, 8 e 9 de fevereiro, com programação no Parque Ceci Cunha e Bosque das Arapiracas, no Centro da cidade.

Organizada pela Liga dos Blocos de Arapiraca (LBA), em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, a festa momesca vai reunir 20 blocos, que prometem levar alegria, irreverência, música e animação aos foliões arapiraquenses e visitantes.

Programação

A programação começa nesta sexta (7), com Desfile do  Blocão, a partir das 10h, no Centro da Cidade; Às 19h, no Mercado do Artesanato, Parque Ceci Cunha, a eleição do Rei Momo e a Rainha do Folia 2020, com DJ Tukka.

No sábado (08), o desfile da Liga de Blocos, que costuma levar uma multidão ao Bosque das Arapiracas, começa às 16h., com a participação do Pinto da Madrugada, que vem batizar a mascote do Folia de Rua. Puxados por orquestra de frevo e bandas, os 20 blocos vão fazer a festa dos foliões, que costumam participar da festa com fantasias, acessórios, abadás e muita alegria. A programação deste dia se encerra com o show de Jorginho e Orquestra.

Já no domingo (09), a folia é dedicada às crianças. A prefeitura promove o Matinê de Carnaval Infantil, com Júnior mixuruca e o Bloco Carnavalzinho com Petequinha e Florzinha, a partir das 16h, também no Bosque das Arapiracas. O evento é gratuito e a orientação para deixar a festa ainda mais bonita, é que os pais ou responsáveis levem a crianças fantasiada.

Rosângela Carvalho, secretária de Cultura, Lazer e Juventude, acrescenta que, além da programação deste final de semana, a prefeitura ainda vai garantir festa para os foliões, no domingo (23) de carnaval. Para este dia, já está confirmado show de Jéssica e Banda, a partir das 16h, no Bosque das Arapiracas.

A festa deste ano também conta com a parceria da Pitu e Grupo Coringa, que junto com a Prefeitura de Arapiraca e Liga dos Blocos, fortalece a tradição do Folia de Rua do Agreste Alagoano.

Blocos

Como é que é?, Dill na Avenida, Arroxa, Valeriano e CIA, Unidos do Gigante, Vaca Atolada, Tá Tô Besta, Celmatuor, Selinho Não é Beijo, Os Errados, Os Feios, Café Delas, Dr. Cuidar, Os Bregas Vips, Acesa, Tô Seguro, Zum Zum, Tengo Tengo, Bandinha do Dedé e A Pinta.

Bloco Tô Seguro

Entre os blocos que desfilam no Folia de Rua, o Tô Seguro, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, segue a tradição e vai levar alegria, frevo e campanha de conscientização para a festa. A proposta é, com irreverência, alertar a população para a importância do sexo seguro, a fim de evitar doenças sexualmente transmissíveis. No local, também serão distribuídos preservativos.

O Bloco Tô Seguro é aberto aos servidores das Secretarias Municipais e convidados. Para participar, a Secretaria de Saúde está arrecadando 400g de leite em pó, até quinta-feira (6), para a troca pela camisa do bloco. A quantidade arrecadada será doada a entidades filantrópicas de Arapiraca.

Tradição

Os blocos Zum Zum (1966), Tengo Tengo (1972), Bandinha do Dedé (1967) e A Pinta (1967), responsáveis por animar o carnaval das antigas de Arapiraca, a partir das décadas de 60, reestrearam no Folia de Rua de 2019 e voltam ao corredor da folia este ano. Mais uma vez, com o apoio da prefeitura, que valoriza o resgate das tradições.

“O Folia de Rua de Arapiraca é o Carnaval da alegria, da família, que prestigia e faz bonito no Bosque. Não só os arapiraquenses, mas centenas de pessoas de outras cidades vêm participar com a gente dessa prévia, que já é tradição e reúne várias gerações. E a Prefeitura faz questão de valorizar e apoiar essa festa, junto com a Liga dos Blocos”, destacou o prefeito Rogério Teófilo.

Folia de Rua agitará Arapiraca de 7 à 9 de fevereiro

  • Assessoria
  • 27/01/2020 19:34
  • Divirta-se

A programação do Folia de Rua, a tradicional  e maior prévia carnavalesca do interior de Alagoas, já está em fase de finalização. A festa momesca promete arrastar uma verdadeira multidão de foliões ao Bosque das Arapiracas, no Centro, nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro.

Com o desfile de mais de 20 blocos e orquestras de frevo, a prévia carnavalesca, organizada pela Liga dos Blocos de Arapiraca (LBA) em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, 

Lazer e Juventude, garante levar alegria, irreverência, música e animação aos foliões, que costumam chegar de todo Estado.

Programação

Os detalhes da festa estão sendo finalizados. Na sexta-feira (07), a programação começa com Blocão e batizado do mascote Arara, a partir das 10h, no Centro da Cidade; Às 19h, no Mercado do Artesanato, no Parque Ceci Cunha, o concurso que vai eleger o Rei Momo e a Rainha do Folia de Rua. E para animar a noite, apresentação do DJ Tukka.

No sábado (08), o desfile da Liga de Blocos, acompanhada das orquestras de frevo, a partir das 16h, no Bosque das Arapiracas. A programação deste dia se encerra com o show musical.

No domingo (09), Matinê de Carnaval Infantil, com Júnior mixuruca e o Bloco Carnavalzinho com Petequinha e Florzinha, a partir das 16h, também no Bosque das Arapiracas. Além deste final de semana, no Dia 23, orquestra de frevo e show com Jéssica e Banda, a partir das 20h.

Em breve, será publicada a programação completa e com todos os detalhes do Folia de Rua 2020 e a relação dos blocos participantes e convidados, que prometem animar a festa carnavalesca.

Banda Versátil volta a animar a Festa Anos 80 no próximo sábado (11) em Arapiraca

  • Assessoria
  • 09/01/2020 10:34
  • Divirta-se

A banda Versátil (PE) volta a Arapiraca, no próximo sábado (11), para a 11ª edição da Festa Anos 80, no Clube dos Fumicultores. O evento, idealizado pelo produtor Sérgio Lúcio, começará às 21 horas e será embalado também pelo ritmo dançante do DJ PM com os principais hits da década e que promete uma performance arrebatadora com muita vibração e iluminação show. 

As vendas de mesas já estão praticamente esgotadas, mas ainda dá tempo de garantir seu lugar no evento temático mais tradicional e importante de Alagoas. Muitas pessoas passam as férias ou visitam os parentes em Arapiraca, no mês de janeiro, o que faz com que a Festa Anos 80 seja reconhecida como o point para o “Reencontro de uma Geração”.  

Frequentador assíduo da Festa Anos 80, o empresário e fundador da Confraria dos Filhos e Amigos de Arapiraca (CONFAA), José George, revela que foi na década de 80 que viveu os melhores anos de sua vida. Ele afirma que é neste evento que reencontra boa parte dos amigos que frequentavam o Clube dos Fumicultores na época. 

“Anos 80? Os melhores anos de minha vida. Até hoje faço questão de lembrar de fatos e pessoas. Éramos felizes e não sabíamos. Por isso a Festa Anos 80 nos faz voltar no tempo por algumas horas. E que venham muitas outras! Parabéns Sérgio, disse Geo. 

Geo Pestana não esquece sua câmera fotográfica, mesmo em tempos de tecnologia na palma da mão, como os smartphones. É com a sua inseparável máquina que o empreendedor registra a festa, as atrações, as roupas coloridas e a alegria contagiante de centenas de pessoas que se (re)encontram no Clube mais tradicional de Arapiraca. 

Serviço:

Festa Anos 80 “O reencontro de uma geração”
Data e horário: 11 de janeiro de 2020 a partir das 21 horas
Local: Clube dos Fumicultores (Av. Rio Branco, Centro)
Atrações: Bandas Versátil (PE) e DJ PM (AL) 
Mesas: R$ 250,00
Mais informações (82) 9 9102 7202

Público elege Festa Anos 80 de Arapiraca como a melhor de todo Estado

  • Assessoria
  • 09/12/2019 09:00
  • Divirta-se

Há pouco mais de um mês para a Festa Anos 80, colhemos alguns depoimentos de pessoas que já prestigiaram o evento que está chegando a 11ª edição em 2020, no próximo dia 11 de janeiro, no Clube dos Fumicultores de Arapiraca. Todos são unanimes em afirmar que no quesito Anos 80, o evento é o melhor de todo Estado. 

A banda Versátil (PE) volta ao palco do Clube para fazer o público dançar e se emocionar. Desta vez serão mais de três horas de show e de quebra a produção da Festa Anos 80 está trazendo o DJ PM que abriu os shows de Humberto Gessinger (Maceió) e Biquíni Cavadão (Arapiraca) em 2019.  O primeiro lote de mesas já foi comercializado e as vendas entram na reta final. 

Nos relatos espontâneos, é possível identificar a satisfação das pessoas em prestigiar a Festa Anos 80 que faz o resgate dos grandes eventos que eram realizados no próprio Clube dos Fumicultores, um dos mais tradicionais da cidade. As pessoas lembram os vários ritmos que contagiavam a época e do mix de opções musicais que o mercado oferecia. 

“Eu adoro essa festa que é realmente um reencontro de amigos. Espero que dure por muito tempo. É maravilhoso reviver estas músicas e no mesmo local, no Clube dos Fumicultores. Recomendo”, disse Damiana Leite, que só perdeu os três primeiros anos do evento. 

“A Festa Anos 80 nos faz lembrar só coisas boas. Felicidade, respeito, amizade e carinho. A gente relembra a época onde a liberdade era nosso ponto principal. Nos encontraremos lá, mais uma vez, beijos”, destacou Edina Pereira. 

“Não podemos negar que as músicas dos anos 80 se tornaram uma referência no mundo todo, e em certos casos, um vício. Quando o Sérgio Lúcio promove esse evento, todos os anos, traz de volta todo o clima que curtimos aqui no Clube dos Fumicultores. Faço questão de estar aqui e registrar o evento, ano após ano”, revelou George (Geo da Confaa).

“Quem viveu nessa época se lembra de que em qualquer lugar que se ia, fosse no Clube, numa festa na casa de amigos, barzinhos e em qualquer outro lugar que tivesse música tocando, com certeza rolava Barão Vermelho, Cyndi Lauper, Zé Ramalho, A-Ha, Ritchie, Wando, Agepê, Titãs e outras pérolas. Por isso essa festa não dá pra perder”, disse Sávio Lúcio. 

Serviço: Festa Anos 80 “O reencontro de uma geração” 
Data e horário: 11 de janeiro de 2020 a partir das 21 horas 
Local: Clube dos Fumicultores (Centro) 
Atrações: Bandas Versátil (PE) DJ PM Mesas: R$ 250,00 
Mais informações (82) 9 9102 7202

Chegada do Papai Noel ao Shopping abre ciclo natalino em Arapiraca

  • Assessoria
  • 13/11/2019 14:13
  • Divirta-se

Os clientes e visitantes do Arapiraca Garden Shopping já estão sentindo o clima natalino desde a última terça-feira, 12, quando o Papai Noel e seus ajudantes chegaram ao empreendimento. Além disso, uma decoração repleta de magia foi instalada.

Para a vinda do bom velhinho, o shopping preparou um grande evento, com direito a personagens infantis e a abertura da Caravana Iluminada Coca-Cola, que percorreu ruas da cidade com caminhões que representavam o período natalino.

A festa foi gratuita e contou com centenas de crianças e pais, que fizeram questão de tirar fotos e curtir a caravana. O coordenador de marketing do empreendimento, Filipe Medeiros, enalteceu o momento e afirmou o compromisso do shopping em fazer deste o melhor natal dos últimos anos.

“Foi incrível. Do nosso Papai Noel, duendes e renas aos caminhões da Coca-Cola, que deram ainda mais charme e magia. Com certeza esse é um grande início para as celebrações de fim de ano em Arapiraca”, comentou.

A magia do Natal no Arapiraca Garden Shopping também pode ser conferida nos corredores e na grande árvore que foi instalada na área central. A programação, que será divulgada em breve, ainda reservará diversas atrações que irão entreter crianças e adultos.

Até o dia 24 de dezembro, Papai Noel permanecerá no Shopping recebendo a visita dos pequenos e também dos maiores. Todos os dias, das 14h às 21h, ele estará em seu trono, na Praça de Eventos, compartilhando alegria e amor.

Aravantu: São João de Arapiraca começa nesta segunda (10)

  • Assessoria
  • 07/06/2019 20:27
  • Divirta-se

O que separa o velho do novo é uma questão de espírito. O tempo é relativo e o que ora é novo pode se tornar velho. E o que é velho pode se reproduzir e mostrar-se no que é novo. O processo é cíclico. Sempre se renova, como tudo na vida.

Por isso, este ano, a Prefeitura de Arapiraca está sintonizando gerações com o “Aravantu”.

O São João de Arapiraca 2019 traz em si a tradição e a novidade, juntas e misturadas, sendo ele um mesmo espectro que sinaliza a nossa passagem terrena.

À flor da pele e também no fundo do nosso peito, as cores, o brilho, os sons, a vibração e as possibilidades do mês de junho se põem à mesa junto com o milho assado, a paçoca, o mungunzá, a pamonha, a pipoca, a tapioca, a canjica, o quentão, o cuscuz, a rapadura e o bolo de fubá, macaxeira e milho, entre tantas outras delícias que saem do meio da roça.

Desta forma, a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude vai realizar nesta segunda-feira (10) a abertura do Aravantu, pontuando atrações e a programação do São João 2019 que vão invadir as comunidades e bairros da cidade.

O evento acontecerá no hall da Casa da Cultura, no Centro, a partir das 8h, com direito a arrasta-pé e café regional para a imprensa e os interessados.

ARAVANTU

O nome escolhido para a festa mais importante do ano é o mesmo do ano passado e brinca com a alcunha do nosso município e a palavra abrasileirada “Alavantu”.

Esta última deriva de uma expressão dos folguedos franceses – de onde vem boa parte dos passos de quadrilha – chamada “en avant tout [monde]”, que em livre tradução para o português quer dizer “todos à frente”, “todo mundo vai para a frente”.

Este, então, é o sentido para onde Arapiraca está sendo conduzida, em seu único sentido possível: o do desenvolvimento, o do avanço. Seja ele em quais forem as áreas.

A junção de “Arapiraca” com “Alavantu” originou, assim, o Aravantu.

Bloco Mandacaru anima centenas de foliões no Centro de Arapiraca

  • Assessoria
  • 01/03/2019 16:11
  • Divirta-se

Com 25 anos de história, o Bloco Mandacaru levou centenas de foliões às ruas do centro de Arapiraca na noite desta quinta-feira (28/03).

A concentração do bloco ocorreu por volta das 18 horas, na Praça Luiz Pereira Lima. Já o desfile iniciou por volta das 19h, quando os foliões seguiram pelas ruas até o Bosque das Arapiracas.

Ao som da Banda de Música do 3°Batalhão e, como de costume, policiais e convidados seguiram o trio elétrico com muito frevo, preservando a tradição carnavalesca. No bosque a festividade teve sequência com a apresentação de Taize e Banda.

O Bloco Mandacaru foi fundado no início dos anos noventa para proporcionar diversão aos militares do 3º BPM nos dias que antecede o carnaval, tendo em vista que a tropa sempre é empregada durante todo o período carnavalesco em várias cidades do Estado.

Além de folia, alegria e muita animação, os participantes puderam recordar as tradicionais marchinhas de carnaval e saborear a famosa “talagada”, uma cachaça feita por militares assíduos do bloco.

Carnaval 2019: Rainha e Rei Momo são escolhidos

  • Assessoria
  • 10/02/2019 07:13
  • Divirta-se

A tradição da Rainha do Folia de Rua e do Rei Momo, perpetuada nos últimos anos pela iniciativa da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, premiou mais uma vez os eleitos Rei e Rainha da Folia do Carnaval de Arapiraca. Uma grande festa marcou a abertura das prévias carnavalescas nesta sexta (8), no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves.

As torcidas vibravam para cada uma das candidatas que se lançaram a concorrer ao posto de Rainha do Carnaval do Folia de Rua 2019, além das danças envolvidas pelas marchinhas carnavalescas.

Paula Ventura foi eleita a Rainha do Carnaval de Arapiraca 2019 e Junior Saad o Rei Momo 2019, ambos concorreram pelo Bloco Tô Seguro. O segundo lugar da rainha ficou para o Bloco Vovó Mobral e do Rei Momo para o Bloco Tá Tô Besta. Já o terceiro lugar da rainha foi para o Bloco Oz Bregas VIP`s e do rei para o Bloco Vovó Mobral.

Os critérios avaliados pela comissão julgadora – formada por atores, empresários, jornalistas, blogueiros, políticos e servidores públicos – foram desenvoltura na passarela; ornamentação dos abadás; dança; e simpatia. Ambas as coroas ganharam diversos brindes e uma quantia em dinheiro da comissão organizadora, protagonizada pela Prefeitura de Arapiraca.

A festa contou ainda com o show gratuito da banda de pagode, samba, MPB e frevo Outros Ideais, que tocou antes e depois da votação, aquecendo o público momesco.

O Folia de Rua 2019 acontece no próximo sábado (16) no Bosque das Arapiracas, com mais de 17 blocos e muita animação das 16 orquestras de frevo.

Arapiraquenses entram em contagem regressiva para 'reencontro" com a Micaraca

  • Redação com Assessoria
  • 08/02/2019 08:48
  • Divirta-se

A contagem regressiva para a Micaraca 2019 já começou e, além dos foliões que já compraram os abadás para os blocos ou as entradas para os camarotes, a expectativa é grande também para os artistas que irão se apresentar. Julinho Porradão, uma das atrações, prepaoru repertório especial para levantar todos os jovens e os saudosistas, no evento que traz de volta para Arapiraca a estutura das micaretas e terá transmissão ao vivo pela internet.

"Vamos relembrar os velhos tempos da Micaraca, do axé music que levantava a galera naquela época e trazer também os sucessos atuais, para agradar tanto ao público que se mantém fiel ao axé music, como também aqueles que curtem hoje o funk, o novo sertanejo", afirmou Julinho Porradão, que puxa o trio do bloco Frajola.

Além dele, a Micaraca traz também a banda Valneijós, puxando o bloco Fantasmão e K-luck e D'Bobby animando o Bloco das Cores. A União dos Blocos de Arapiraca (UBA) também bota um trio na rua, para os foliões de todos os blocos, animado pela banda Seeway. E, na Pipoca, Rodo da Bahia, Danu Quebrança e Naná Martins vão botar para quebrar.

Julinho Porradão, que está completando 26 anos de carreira solo, conta que a Micaraca foi marcante na sua carreira. "Participei tanto como integrante da Valneijós como já cantando solo nas duas últimas edições. Quando comecei a cantar, tinha 16 anos e precisava de autorização para viajar com a banda. Mas a lembrança que tenho da Micaraca era de muita alegria, a gente trabalhava e se divertia ao mesmo tempo", conta.

Da última Micaraca, 15 anos atrás, até hoje, muita coisa mudou e os hits musicais também mudaram de ritmo. Mas, segundo o artista, é possível incorporar os sucessos atuais se mantendo fiel ao seu ritmo. "Não dá para deixar de tocar Luan Santana, por exemplo, mas faço disso do meu jeito, sendo fiel ao meu ritmo", fala Julinho Porradão.

A Micaraca 2019 acontece no dia 17 de fevereiro, a partir das 14h, no Bosque das Arapiracas. Além dos blocos, a estrutura conta também com Lounge e Camarote Praiamar, que traz um baile de máscaras no dia 16 e, no dia da Micaraca, terá show exclusivo com Pedrinho Pegação e Jhony, ex-vocalista do É o Tchan. Além disso, quem comprar entrada para o camarote, tem acesso a todos os blocos no dia 17.

Micaraca 2019: Confira quais são as atrações da festa que acontece em fevereiro

  • Blog Antena - Cada Minuto
  • 03/02/2019 17:25
  • Divirta-se

Como anunciado anteriormente, a Micaraca está de volta em 2019 e o Minuto Arapiraca trará todos os detalhes em nossa página oficial da cobertura. De acordo com Jessé Junior Santos, integrante da União dos Blocos de Arapiraca (UBA), que é responsável pelo evento, a ideia foi bem amadurecida e não há chances de dar errado.

Entre as atrações já foram confirmadas a Banda Valneijós, Julinho Porradão, O Rodo da Bahia e mais sete bandas da terra. “Outros nomes conhecidos nacionalmente serão anunciados na próxima segunda-feira”, completou.

Também na segunda feira (14) os vale-abadás começam a ser vendidos pelo preço promocional de R$ 30 no 1º lote. Quem optar pela camarote, além de acesso ao espaço reservado, poderá curtir a festa na corda. No camarote ainda haverá uma atração exclusiva.

A Micaraca 2019 acontecerá no dia 17 de fevereiro com inicio previsto para 10 da manhã. Sobre o local, Jessé informou que a UBA ainda vai sentar com o prefeito mas adiantou que há três possibilidades: Bosque das Arapiracas, Perucaba e Rodoviária.

O evento já está sendo divulgado no perfil da banda O Rodo (@orododabahia1) desde dezembro do ano passado, mas na publicação eles se referem ao evento como “Folia de Rua”:

“Estou surpreendido com a força do nome, mas Micaraca não tem dono, é de domínio público, ninguém patenteou”, destacou Jessé. “Se Folia de Rua ou Micaraca, o que importa é que é uma festa de Arapiraca e será um sucesso como sempre”, afirmou.

 

Tradicional parque de diversões começa a funcionar nesta sexta (18) em Arapiraca

  • Redação
  • 15/01/2019 19:46
  • Divirta-se

A estrutura do tradicional parque de diversões de Arapiraca já esta sendo montada. Os mais de 15 brinquedos do Fiesta Park vão estar disponíveis a partir da próxima sexta-feira (18).

O parque, que já é uma tradição durante as Festa da Padroeira e mais uma opção para as férias de janeiro, permanece na cidade até o dia 10 de fevereiro. A estrutura está sendo organizada no Parque Ceci Cunha, ao lado do ginásio de esportes João Paulo II.

Roda Gigante, Happy, Waka Waka, Xtreme, Ranger, carrosel, Jumbo, Auto Pista Montanha Russa e outros vão alegrar os arapiraquenses e moradores de toda a região que não deixam de frequentar a atração local.

Fim de semana retrô terá Festa Anos 80 no Clube dos Fumicultores em Arapiraca P

  • Assessoria
  • 11/01/2019 20:03
  • Divirta-se

A Festa Anos 80, edição 2019, será realizada neste sábado (12) no Clube dos Fumicultores, em Arapiraca, a partir das 22 horas. A noite será embalada pelas bandas Versátil (PE) e Cio Show Band, remanescentes do Cio da Terra (AL). Na abertura e intervalos, a discotecagem será de Iran Silva com sua Radiola 3 em 1 com 100% vinil. 

Um dos eventos mais tradicionais do Estado de Alagoas e reúne centenas de pessoas, todos os anos, para curtir boa música e a galera das antigas que passou pelos saudosos bailes e matinês do Clube na década de 80. É considerada a maior festa do reencontro de uma geração que aproveita o período de férias para retornar a Arapiraca para rever familiares e amigos. 

“A Festa Anos 80 já está consolidada e abre o calendário de eventos temáticos de Alagoas, há uma década. Quando se aproxima o final do ano as pessoas já começam a perguntar sobre a festa. Por conta disso, todos os anos, muita gente acaba ficando fora já que as mesas são limitadas. Muita gente que saiu da cidade para estudar, trabalhar e morar em outros Estados retornam no início do ano e é neste ambiente, no Clube dos Fumicultores, que os amigos se reencontram numa grande celebração”, disse o promotor do evento Sérgio Lúcio. 

Com um lindo visual, muitas luzes e painéis, a festa terá todo o clima de nostalgia para que cada um se sinta como se fizesse uma viagem no tempo por meio da decoração e do repertório das bandas e do DJ convidado que vai trazer seu toca-discos e LPs (vinil) e executar os sucessos que todo mundo sabe cantar. 

“Além do repertório clássico dos anos 80 é muito legal ver o pessoal lembrando as coreografias e dançando aqueles passinhos tradicionais da época”, disse Iran Silva que fará discotecagem na abertura e intervalo das bandas com sua radiola 3 em 1.

Reencontro dos músicos do Cio da Terra

Os músicos remanescentes da banda Cio da Terra, de Arapiraca (AL), resolveram voltar a tocar juntos 12 anos depois da última apresentação nos palcos. Agora eles foram rebatizados de Cio Show Band e já excursionam pelo Estado desde o final de 2018. 

Juntos, Bastian, no baixo; Alan, na guitarra; Léo, na bateria; Lobinho, nos teclados; Íris, Paulinho e Dules, nos vocais; eles ensaiam diariamente para a maratona de apresentações que incluiu o show de lançamento que foi realizado no dia 24 de novembro na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) em Arapiraca, casa que infinitas vezes recebeu a extinta banda Cio da Terra nos anos 80, 90 e 2000. 

O Cio Show Band também se apresentou na festa do réveillon em sua terra natal e encantou o público com novos e antigos sucessos, marca registrada da antiga banda e que também está sendo incorporado neste novo projeto. Os músicos estão alinhando o repertório especial para a Festa Anos 80 deste sábado, no Clube dos Fumicultores. 

Até o fechamento desta matéria mais de 90% das mesas já estavam vendidas consolidando, mais uma vez, o sucesso do evento que chega a sua 10ª edição no tradicional Clube dos Fumicultores, localizado a Avenida Rio Branco, no Centro de Arapiraca. 

Serviço: 
Festa Anos 80 
Data: 12 de janeiro (neste sábado) 
Local: Clube dos Fumicultores (CFA)
Atrações: Bandas Versátil e Cio Show Band  
Participação: Iran Silva Radiola 3 em 1 com 100% vinil 
Última mesas: R$ 250,00 
Individual: R$ 50,00 
Mais informações (82) 9 9102 7202

Festa Anos 80: Músicos da extinta banda Cio da Terra voltam a tocar juntos mais de uma década depois

  • Assessoria
  • 05/01/2019 09:06
  • Divirta-se

Os músicos remanescentes da banda Cio da Terra, de Arapiraca (AL), resolveram voltar a tocar juntos 12 anos depois da última apresentação nos palcos. Agora eles foram rebatizados de Cio Show Band e já excursionam pelo Estado desde o final de 2018. 

Juntos, Bastian, no baixo; Alan, na guitarra; Léo, na bateria; Lobinho, nos teclados; Íris, Paulinho e Dules, nos vocais; eles ensaiam diariamente para a maratona de apresentações que incluiu o show de lançamento que foi realizado no dia 24 de novembro na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) em Arapiraca, casa que infinitas vezes recebeu a extinta banda Cio da Terra nos anos 80, 90 e 2000. 

O Cio Show Band também se apresentou na festa do réveillon em sua terra natal e encantou o público com novos e antigos sucessos, marca registrada da antiga banda e que também está sendo incorporado neste novo projeto. Os músicos estão alinhando o repertório especial para a Festa Anos 80 que será realizada no próximo dia 12 (sábado) no Clube dos Fumicultores, com as participações da banda Versátil (PE) e discotecagem 100% vinil de Iran Silva. 

“Nossa prioridade é continuar tocando e fazendo a trilha sonora das festas. A música está no nosso sangue, na alma e no coração. O nosso reencontro já havia ocorrido em outros momentos, mas agora estamos juntos oficialmente como banda e mais entrosados do que nunca”, destacou Lobinho. 

“Está sendo muito especial poder voltar aos palcos com os amigos que fizemos na época de banda. Todos seguiram suas carreiras individuais e com outros grupos, mas a amizade sempre permaneceu. O público está adorando ver o grupo reunido e pode ter certeza que muita coisa bacana a gente tá preparando para celebrar os 10 anos da festa Anos 80 no clube dos Fumicultores, onde vivemos grandes momentos também”, citou Paulinho. 

O promotor do evento, Sérgio Lúcio, destacou que será um grande momento poder curtir a galera que fez parte de uma das principais bandas de Alagoas nos anos 80/90. Ele lembra dos shows e apresentações memoráveis destes músicos que fizeram a trilha sonora dos momentos de descontração e até de paixão. 

“Foi uma época musical onde havia espaço para vários estilos e isso era muito bacana de curtir nos anos 80. Desta vez teremos a honra de trazer de volta os músicos que passaram pelo Cio da Terra e que hoje formam o Cio Show Band. Eles têm muita energia e alto astral e é uma apresentação bastante esperada pelo nosso público”, disse.

 
Serviço: 
Festa Anos 80 
Data: 12 de janeiro (Sábado) 
Local: Clube dos Fumicultores, Centro de Arapiraca. 
Atrações: Bandas Versátil e Cio da Terra 
Participação: Iran Silva Radiola 3 em 1 com 100% vinil 
Mesas limitadas: R$ 250,00 
Individual: R$ 50,00 
Mais informações (82) 9 9102 7202

Ao som de fogos e muita música, famílias passam Virada de Ano no Bosque

  • Assessoria
  • 02/01/2019 19:40
  • Divirta-se

No céu estrelado arapiraquense, luzes pairavam por alguns instantes no ar, causando um júbilo colorido que anunciava o Ano Novo. Bem-vindo, 2019.

A contagem regressiva para estes novos 365 dias aconteceu no Bosque das Arapiracas, ponto central da segunda maior cidade de Alagoas e um dos mais belos cartões-postais do estado.

A segunda-feira (31) dava lugar à terça (1º) com inúmeras famílias da terra e de fora, vindo passar o Réveillon perto dos seus e “turistando”.

O som ficou por conta dos grupos musicais formados pela cantora-revelação Samilla e pela veterana Cio Show Band, a espalhar muito axé, forró das antigas, MPB, reggae e boas vibrações para o vindouro ano que se (ir)rompe.

Esta é a segunda vez que o Réveillon de Arapiraca acontece no Bosque, com o atrativo da queima de fogos de artifício – antes, este item era bem modesto. E isto atraiu milhares de pessoas para o gramado desta pulsante área verde, tomada de gente vestida de branco com a champagne à tiracolo.

Os sorrisos, as mãos para o alto em saudação máxima, o olhar cheio de brilho e esperança: os desejos para um ótimo 2019 estava estampado em todos os movimentos.

Os destaques vão também para o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) – que reforçou que reforçou o contingente para este importante evento –, a Segurança Municipal, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) – fazendo o bloqueio no local e garantindo a livre circulação dos pedestres –, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, todos de prontidão.

Finalizando o Natal em Família, a festa foi um sucesso, com realização da Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias Municipais de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Agora é apontar para frente e remar, pedindo por um Ano Novo de realizações, amor, paz, saúde, harmonia e comunhão entre todos os povos.

 

Orquestra Filarmônica de Alagoas se apresenta em Arapiraca nesta quinta (27)

  • Assessoria
  • 27/12/2018 08:24
  • Divirta-se

A música alça a alma para o voo. Mas é preciso criar, antes, asas próprias. O acesso a certos tipos de Arte é que é o ponto que mais importa em determinadas ocasiões da nossa vida.

O gosto musical de uma pessoa se molda a partir do que ela comumente ouve em seu meio – seja no rádio, seja no Spotify.

Para tanto, eventos que tragam substância a isso são muito importantes para a nossa construção cognitiva e de percepção musical.

E a vinda da Orquestra Filarmônica de Alagoas mais uma vez para Arapiraca representa isso. Ela fará uma apresentação única – em todos os sentidos – na Paróquia de São José, no bairro Alto do Cruzeiro, sob a batuta do maestro Luiz Martins.

O “Grande Concerto de Natal” acontecerá já nesta quinta-feira (27) às 20h e trará ainda o Coral Sons e Dons, a pianista Selma Britto, a soprano Elvira Rebelo e o solista Riclebio Souza. Os ingressos podem ser convertidos por apenas R$ 30 + 1 kg de alimento não perecível (meia-entrada social). A inteira fica por R$ 60.

No ano passado, a Filarmônica fez parte da programação oficial do “Natal em Família” e se apresentou na Paróquia Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, no Centro de Arapiraca.

Nesta oportunidade, eles prometem novamente a junção de temas natalinos com clássicos da música clássica. Uma oportunidade para que as asas sonoras de cada um possam germinar de vez.

Artistas arapiraquenses vencem reality do canal Multishow

  • Redação
  • 23/11/2018 11:44
  • Divirta-se

Nesta quinta-feira (23) os arapiraquenses Nelsinho Silveira e "Mixuruca" foram os grandes ganhadores do programa Fábrica de Talentos, exibido pelo canal Multishow.

Bastante aplaudidos, Nelsinho Silveira e Mixuruca conquistaram o tão sonhado prêmio que vai muito além dos R$ 25 mil faturados, mas, principalmente, o reconhecimento de uma arte passada de pai pra filho.

Nelsinho e Mixuruca são filhos do Palhaço Biribinha, um artista da arte circense que tem representado Arapiraca em todo o Brasil e no mundo.

"Agora é só agradecer à essa torcida linda da nossa terra e ao Brasil por terem acreditado em nosso trabalho, obrigado meu Deus!", afirmaram os artistas logo após a premiação.

 

Arapiraquenses estão na final do programa Fábrica de Talentos do canal Multishow

  • Redação
  • 22/11/2018 09:31
  • Divirta-se

Os artistas arapiraquenses Nelsinho Silveira e "Mixuruca" estão na final do programa Fábrica de Talentos, exibido pelo canal Multishow.

Com performances voltadas à arte circense, a dupla de artistas animou o público com a apresentação de um medley musical com as famosas canções “O sole mio” e “It’s now or never”. Bastante aplaudidos, Nelsinho Silveira e Mixuruca conquistaram a tão sonhada vaga na final, que deverá render ao vencedor um prêmio em dinheiro no valor de R$ 25 mil.

A dupla arapiraquense já fez bonito para o Brasil também em outra oportunidade , quando foram campeões de uma das edições do quadro “Se vira nos 30”, do Domingão do Faustão, na Rede Globo.

Caravana do Papai Noel da Coca-Cola passará por Arapiraca nesta terça-feira

  • Redação com Ascom
  • 19/11/2018 11:37
  • Divirta-se

O espírito natalino já começa a circular em Arapiraca, e uma grande caravana circulará pelas ruas do município na noite desta terça-feira (20), anunciando a chegada do bom velhinho ao Agreste Alagoano.

Dentro do itinerário do Papai Noel serão 23 comunidades agraciadas com a sua passagem nos carros da Coca-Cola.

O passeio começará às 18h e findará às 21h30, quando o ícone do natal retornará para a sua casa lá na Groenlândia, no Polo Norte.

Confira, abaixo, as ruas em que a caravana passará:

Solar – Coca-Cola, Rodovia AL-115;
Rodovia AL-115;
Av. Gov. Antônio Simeão Lamenha Filho;
Rua Mal. Deodoro da Fonseca;
Rua Paula Magalhães;
Rua São Francisco;
Rua Boa Vista;
Rua Firmino Leite;
Av. Deputada Ceci Cunha;
Av. Elvira Barbosa Lopes;
Rua Pres. Tancredo de Almeida Neves;
Rua São João;
Rua São Jorge;
Rua Delmiro Gouveia;
Rua Acindino de Oliveira Nunes;
Av. Min Petrônio Portela;
Rua Fausto Joaquim Luciano;
Rua 7 de Setembro;
Rua 15 de Agosto;
Rua Rui Barbosa;
Rua Expedicionário Brasileiro;
Rua Tibúrcio Valeriano;
Rodovia AL-220;
Auto Posto Rodo Center.