Cidade

Vereadores de Arapiraca aprovam projeto do IPTU premiado

  • Assessoria
  • 21/10/2021 09:36
  • Cidade

A Câmara Municipal de Arapiraca, aprovou na noite desta terça-feira (19), após muitas discussões, o Projeto de Lei Nº 12/2021 de autoria do Executivo, que  ‘’Dispõe sobre o programa IPTU premiado, como forma de estimulo ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, da taxa de coleta, transporte e/ou destinação final de resíduos sólidos urbanos – TCTDRSU e da contribuição para custeio do serviço da Iluminação Pública – COSIP, mediante realização de sorteios de prêmios, para fins de recuperação de receitas próprias municipais”.

Segundo o presidente da Casa, Thiago ML, o vencedor será o povo que terá um estímulo para pagar o imposto, que é de fundamental importância para obras da cidade com recursos próprios.

“Não pensei duas vezes em colocar o projeto para votação, porque sabia da sua importância para o município na geração de receitas. Estamos felizes em podermos contribuir com mais esse projeto de interesse da sociedade arapiraquense”, cocluiu o presidente Thiago ML.

Incêndio atinge galpão com produtos recicláveis na Vila Mangabeiras

  • Redação
  • 18/10/2021 08:25
  • Cidade

Militares do Corpo de Bombeiros, pertencentes ao 7º Grupamento de BM, em Arapiraca conseguiram controlar um incêndio que atingiu galpões de reciclagem no povoado Mangabeiras, na zona rural de Arapiraca, no Agreste de Alagoas.

Segundo informações apuradas pela reportagem, quatro viaturas e onze militares estiveram no local para debelar as chamas com água. O fogo foi controlado e na sequência foi feito o rescaldo.

Foram registrados apenas danos materiais. Nenhuma pessoa ficou ferida.

SMTT implanta zona de máxima restrição de circulação de veículos pesados em Arapiraca

  • Assessoria
  • 06/10/2021 18:47
  • Cidade

Com o crescimento das áreas urbanas, como vem ocorrendo com Arapiraca, fica ainda mais clara a importância de que as cidades sejam vistas de uma forma mais ampla e inclusiva, que permita a todos viverem da melhor forma.

Para isso, projetos que preveem requalificar áreas devem estar atentos a maneiras de atender ao máximo a diversidade de pessoas e é assim a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está implantando a Zona de Máxima Restrição de Circulação de veículos pesados.

A superintendência informou que a ação tem o objetivo de um melhor fluxo de pedestres, transporte coletivo, cargas, serviços e informações e transporte individual em Arapiraca. Desde o início do mês, faixas aéreas foram colocadas nas ruas, informando à população e aos comerciantes locais, além de ciclo de debates, reuniões, informações através dos veículos de comunicação local e instalação de sinalização horizontal e vertical.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Secretaria Nacional de Trânsito, do Ministério de Infraestrutura, o número de veículos triplicou em Arapiraca comparado a 2006. Em 2020, foram registrados mais de 3.500 caminhões de carga pesada trafegando nas vias, provocando transtornos a motoristas e pedestres.

O superintendente do órgão, Josenildo Souza, destacou a importância da intervenção para pedestres e motoristas, além da melhoria na fluidez do trafego. “Os setores de engenharia de tráfego e departamentos de trânsito e transportes da SMTT estão engajados desde o início da nossa gestão com estudos técnicos, comprometidos com as melhorias que as mudanças vão proporcionar ao trânsito de Arapiraca. Nos reunimos com todas as categorias e também temos o apoio da sociedade civil, através do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito. Nosso objetivo é melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana”, destacou o superintendente.

Decreto

O decreto Nº 2.708 restringe e disciplina o tráfego de veículos pesados para descarregar mercadorias na região central da cidade. Com ele, os caminhões ficarão impedidos de circular por algumas vias da cidade, de segunda a sexta, das 7h às 19h e, aos sábados, a restrição será das 7h às 14h, exceto feriados. A medida passará a ser colocada em prática a partir do dia 11 de outubro, mas apenas para orientação dos motoristas a princípio.

“Para a elaboração do projeto, foram analisadas cidades com o mesmo perfil comercial, realizado um estudo de densidade veicular e avaliadas medidas que buscam a democratização das vias, além de vários estudos e cases de sucesso. Como o próprio decreto fala, estamos dispostos a receber sugestões que sejam cabíveis para proporcionarmos mais qualidade no trânsito a todos”, detalhou a engenheira civil, Olga Mendes.

As ruas que estão no perímetro são: Maurício Pereira, entre a 30 de outubro e a José Lopes da Silva; Avenida Rio Branco, entre a José Lopes da Silva o Largo Amphillophio; Largo Amphillophio; Fernandes Lima, entre Lago Amphilophio e São Miguel, Boa Vista, 15 de Novembro, entre a Boa Vista e Nossa Senhora de Fátima; e 7 de Setembro; 7 de Setembro, entre a Delmiro Gouveia e Rui Barbosa; Rui Barbosa, entre a 15 de Agosto e 30 de Outubro e Rua 30 de outubro, entre a Rui Barbosa e a Maurício Pereira.

HE do Agreste atende 78 vítimas de acidentes de trânsito neste final de semana

  • Assessoria
  • 04/10/2021 15:17
  • Cidade
Foto: Divulgação / Assessoria
Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca
Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca

O plantão deste primeiro fim de semana do mês de outubro no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, atendeu 300 pessoas sábado (2) e domingo (3).

A maior parte dos atendimentos foi voltada para vítimas de acidentes de trânsito, com 78 pessoas. Sendo que 71 deram entrada no HE do Agreste por acidentes envolvendo motocicletas.

Ainda foram registradas 44 vítimas de queda da própria altura. Dezesseis foram socorridas ao HEA por queda de altura. As equipes plantonistas também acolheram 11 vítimas de agressão, 22 com corpo estranho no olho, ou ouvido, ou garganta, ou ainda na narina, além de cinco vítimas de picadas de escorpião e três por mordida de cachorro.

Dos 300 pacientes acolhidos no Hospital de Emergência do Agreste, 277 receberam alta médica.

Contra a alta dos combustíveis, transportadores complementares anunciam paralisação nesta quarta (29)

  • Redação
  • 28/09/2021 08:36
  • Cidade
Foto: Reprodução
Transporte complementar
Transporte complementar

Motoristas de transporte complementar intermunicipal de passageiros irão paralisar os serviços na próxima quarta-feira (29), para protestar contra o auto preço dos combustíveis. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (28), pelo o Sindicato dos Transportadores Complementares de Passageiros de Alagoas (Sintrancomp/AL), por meio de nota.

Segundo o Sintrancomp/AL, a categoria irá realizar uma carreata, percorrendo algumas vias Maceió até a sede da Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSAL), no Centro da capital.

O intuito da carreata é chamar a atenção das autoridades e protestar contra a alta dos preços dos combustíveis, que, segundo os motoristas, tem tornado o trabalho dos transportadores inviável, visto que dependem do mesmo para continuar trabalhando e ter suas margens de lucro.

Leia a nota do Sintracomp/AL na íntegra:

O Sindicato dos Transportadores Complementares de Passageiros de Alagoas – SINTRANCOMP/AL, vem comunicar à toda a população Alagoana que nesta Quarta feira dia 29 de Setembro de 2021, iremos paralisar as nossas atividades por um dia e percorrer com vários veículos as ruas da nossa Capital. Saindo da Rodoviária de Maceió, passando pelo Palácio do Governo, Tribunal de Justiça e sede da ARSAL, finalizando a nossa carreata na Assembleia Legislativa de Alagoas. O motivo do nosso movimento baseia-se na política de preços adotada pelo Governo Federal e Petrobrás para reajustes dos Combustíveis. Com isso ficamos sem condições para continuar operando. Estamos fazendo esta paralização para sensibilizar o Governo de Alagoas e toda Sociedade Alagoana da situação atual da nossa categoria. Precisamos urgentemente de políticas públicas para subsidiar os custos da nossa operacionalidade. Esperamos que a sociedade e as nossas autoridades entendam este nosso momento de desespero e dificuldades.

Enfermeiro do SAMU Arapiraca morre após quadro grave de insuficiência pulmonar

  • Redação
  • 15/09/2021 10:13
  • Cidade

Morreu nesta terça-feira (14), no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), o enfermeiro arapiraquense Hugo Lira, que estava internado desde o final de semana lutando contra um quadro grave de insuficiência pulmonar.

Hugo Lira trabalhava como enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – base Arapiraca.

Familiares, amigos e colegas de profissão estão em luto com a morte precoce de Hugo, que diariamente trabalhava com o propósito de salvar vida das pessoas.

O sepultamento do enfermeiro ocorreu na manhã desta quarta-feira no cemitério Pio XII.

Arapiraca amplia vacinação para adolescentes de 16 anos ou mais sem comorbidades

  • Assessoria
  • 08/09/2021 20:18
  • Cidade

Notícia boa, Arapiraca! A partir desta quinta-feira (9), adolescentes com 16 anos ou mais, sem comorbidades, poderão tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

A vacinação também está liberada para adolescentes de 12 a 15 anos que possuem comorbidade, deficiência permanente, gestantes e puérperas.

Menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável ou apresentar autorização para receber a dose.

Arapiraca conta com três postos de vacinação, localizados no Sesc Arapiraca, Ginásio da Escola Pedro Reis, e Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping, que funcionam em horário unificado, das 9h às 16h.

É importante deixar claro que a vacinação dos adolescentes está sendo realizada após nota técnica emitida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Documentos necessários

Para receber o imunizante, o adolescente precisa levar documento oficial com foto (ou certidão de nascimento, no caso daqueles que ainda não emitiram RG), CPF, comprovante de residência e o Cartão Nacional de Saúde, que precisa estar atualizado com endereço de Arapiraca.

No caso das comorbidades, além dos documentos acima citados, também precisa apresentar, no momento da vacinação, laudo que comprove a referida condição.

Gestantes e puérperas devem apresentar prescrição médica para poder receber a dose do imunizante.

Procurador de Justiça Geraldo Magela é homenageado pelos seus 40 anos de atuação no MPE

  • Redação
  • 03/09/2021 10:34
  • Cidade

O Procurador de Justiça Geraldo Magela Pirauá foi homenageado, no início desta tarde (02), em Arapiraca pelo Ministério Público do Estado de Alagoas, autoridades arapiraquenses, amigos, familiares e colegas da profissão.

 Magela teve os seus mais de 40 anos de dedicação e trabalho ao MPE/AL reconhecidos por todos que lhe renderam a homenagem. O Procurador atuava na 3ª Procuradoria de Justiça Criminal e se aposentou em 2020. Entretanto, ele permanece na Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal), como vice-presidente, além de ser provedor do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho. 

A solenidade aconteceu no Teatro do Sesc e contou com a presença de diversas autoridades que ressaltaram a dedicação à sociedade, ao MP e a Arapiraca, que tornou sua casa. O presidente da Ampal, Roberto Salomão, deu início às homenagens destacando que Magela permanece fazendo parte do Ministério, através da Ampal, “a aposentadoria não é o fim, é o começo de uma vida plena”.

O prefeito Luciano Barbosa parabenizou a iniciativa de homenagear o procurador e frisou que também é uma homenagem de toda Arapiraca. “O amor do Geraldo por Arapiraca é tanto, que ele fincou bandeira em Arapiraca e seus filhos também. Ele conseguiu irradiar essa paixão que ele tem pelo município e que ele fala a todas as pessoas.” Luciano frisou também o importante papel que Magela desempenha no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho como provedor, principalmente na luta contra o Covid-19, que recentemente teve uma ala encerrada devido a diminuição dos casos.

O convívio com o procurador vai deixar saudade, foi o que salientou o subprocurador administrativo institucional do MPAL, Valter Acioly. “Tenho ouvido falar que o momento de aposentação é um misto de alegria e de tristeza, porém, confesso que, para mim, como membro do Ministério Público, é triste não ter mais o Magela fazendo parte do nosso convívio. Suas tantas qualidades e seriedade no trabalho servem de exemplo para nós. Foi uma grande honra trabalhar ao seu lado”, disse ele.

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas foi representada pelo seu presidente Nivaldo Barbosa Júnior. O advogado relembrou que desde antes de entrar no curso de direito já se ouvia falar da competência de Geraldo Magela. “Sempre ouvi falar dele, antes de entrar na faculdade, do seu interesse em distribuir justiça e equilíbrio. A Ordem dos Advogados do Brasil vai sempre render todas as homenagens”, garantiu. 

Representando todos os servidores das Promotorias de Justiça de Arapiraca, o servidor Jailson Macedo agradeceu pela oportunidade de aprender ao lado do Procurador.  “Gratidão por sempre nos acolher da forma mais carinhosa, por ser fonte de inspiração e pelo engajamento nos momentos de confraternização e descontração”.Além disso, os servidores prepararam um vídeo em homenagem reforçando o laço entre todos e que Geraldo Magela fará falta no dia a dia.

O homenageado do dia se emocionou diversas vezes ao falar da sua trajetória e principalmente da sua família. Ressaltou o apoio fundamental da sua esposa Zélia e do orgulho de seus filhos e netos. Oriundo de Porto Calvo, mas arapiraquense de coração. Geraldo Magela é cidadão desta terra há 47 anos e contribuiu inúmeras vezes para a cidade de Arapiraca, bem como Delmiro Gouveia, onde iniciou sua carreira no Ministério Público, Limoeiro de Anadia, Traipu, Batalha. “Lembro-me que, quando assumi o cargo de promotor de Justiça de Delmiro Gouveia, meu salário era inferior aquele que eu recebia no escritório de advocacia onde trabalhava. Mas, isso pouco me importava. Jamais me arrependi da profissão escolhida porque eu amo o Ministério Público e, a ele, dediquei o melhor de mim”, disse.

Confira as vagas de emprego desta segunda (30) no Sine Arapiraca

  • Redação
  • 30/08/2021 09:48
  • Cidade

A Casa Integrada do Trabalho – CIT/SINE oferece para esta segunda-feira, 30 de agosto, 44 novas oportunidades de emprego para a cidade de Arapiraca.

Há vagas para motorista entregador, auxiliar de informática, cozinheiro de restaurante, cuidador de idoso, entre outras.

O candidato que desejar concorrer a uma das vagas deve se dirigir à unidade do Sine, na Rua São Francisco, bairro Ouro Preto.

O local funciona das 8 às 14h, seguindo todos os protocolos sanitários, para a segurança de servidores e do público em geral.

Confiras AQUI as vagas disponíveis.
 

Distribuição de donativos e espetáculo teatral marcam aniversário da brinquedoteca do HEA

  • Ascom HEA
  • 30/08/2021 09:36
  • Cidade

A Brinquedoteca Alegre e Brinque, do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, distribuiu, no sábado (28), os donativos arrecadados na Campanha Aniversário Solidário, em comemoração aos 2 anos de existência do serviço. A comemoração contou também com apresentação teatral no auditório do HEA.

A programação começou com distribuição de cestas básicas e fraldas para famílias da comunidade Mangabeiras, onde ficava o lixão de Arapiraca. As famílias em situação de vulnerabilidade social tiveram acesso aos alimentos doados durante a campanha de solidariedade, que contou com empresas parceiras, como a Distribuidora Andrade, Panificadora São Gerônimo, Faculdade Regional da Bahia (Unirb), Escola Alternativa, Escola João Paulo II, Sandro Bebidas e Faculdade Fera.

“O Hospital de Emergência do Agreste sempre trabalha a humanização do serviço e tem uma visão que vai além dos muros, visando chegar até as famílias que precisam de uma atenção maior da sociedade”, disse Eliflan Pereira, que faz parte da coordenação da Brinquedoteca, ao acrescentar que, “uma linda trajetória, merece ser celebrada por todos os que fizeram e fazem parte dessa história”.

Teatro – Além de atividades de contação de histórias nas enfermarias, as coordenadoras da Brinquedoteca, Eliflan e Dayane Pereira, levaram para o auditório do HE do Agreste, o espetáculo “Le Monde Bleu – O Mundo Azul”, da talentosa artista Dayane Teles.

O Mundo Azul é um espetáculo performance, que trata do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que mostra a visão de uma mãe de primeira viagem, que descobre que seu filho é autista com apenas 1 ano de idade. E a partir daí, começam as andanças pelos tratamentos multidisciplinares, de onde surge a inspiração para o espetáculo. Durante a apresentação da peça, cenas do cotidiano e a vivência se misturam, trazendo o público para dentro do mundo do autismo, sempre de uma forma sensível, visceral e única.

“É um grande orgulho todo este trabalho da equipe. Mais uma vez o Hospital de Emergência do Agreste abraça causas e acolhe pessoas, nesta maneira humanizada de olhar o mundo”, salientou a gerente-geral do HE do Agreste, Bárbara Albuquerque.

Entre tantas ações para beneficiar a sociedade, a Brinquedoteca Alegre e Brinque ganhou um presente. Um poema feito especialmente para o serviço, que conseguiu se reinventar e levar pra fora do HEA o sentido de humanização no trato com as pessoas.

Incêndio atinge distribuidora de alimentos em Arapiraca

  • Redação
  • 23/08/2021 09:54
  • Cidade
Corpo de Bombeiros Militar
Viatura do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL)
Viatura do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL)

Um estabelecimento comercial foi alvo de incêndio na Rua do Sol, localizada no centro do município de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, na manhã deste domingo (22).

De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Alagoas, o fogo iniciou na parte da frente da loja, uma distribuidora de alimentos, onde havia a caixa de energia do comércio e alguns fardos com salames. 

Foram deslocadas três guarnições para conter as chamas do local.

Apesar do susto, ninguém se feriu.

HE do Agreste atende mais de 80 pacientes vítimas de acidente de trânsito no fim de semana

  • Redação com Ascom HEA
  • 23/08/2021 09:38
  • Cidade
Foto: Sesau
Unidade hospitalar atendeu 136 vítimas de acidentes durante o fim de semana
Unidade hospitalar atendeu 136 vítimas de acidentes durante o fim de semana

A movimentação foi intensa no plantão de fim de semana no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (23), foram 356 pessoas acolhidas na maior unidade hospitalar do interior de Alagoas.

A maior quantidade de casos é referente a acidentes de trânsito. oitenta e sete pessoas foram atendidas no HE do Agreste provenientes de quedas e colisões. Desse total, 74 foram vítimas de acidentes envolvendo motocicletas.

Casos – Também foram registrados 64 casos de queda da própria altura e 14 por queda de altura. Ainda foram atendidas 26 pessoas que chegaram ao Hospital de Emergência do Agreste com “corpo estranho” no ouvido, ou garganta, ou narina, ou olho.

Dez pessoas foram assistidas após serem vítimas de picadas de escorpião, 16 após serem agredidas fisicamente e sete depois que ficaram feridas em decorrência de mordidas de cachorro. Do total de pacientes assistidos no último fim de semana, 324 foram liberadas após receberem alta médica.

Atendimento no Hospital de Arapiraca é alternativa para pacientes da capital

  • Assessoria
  • 23/08/2021 09:33
  • Cidade

O trabalho da Unidade da Face no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, segue sendo destaque no Brasil. Na última semana, a equipe realizou atendimento terapêutico de reconstrução da face da pequena Anthonnielly, de três anos, que sofreu um acidente no final do mês passado em um condomínio de Maceió após um banco de cimento cair sobre ela.  

O caso tomou conta das redes sociais após apelo de sua mãe, Nanda Barbosa. A menor chegou a ficar internada no Hospital Geral do Estado, na capital alagoana, e foi transferida para Unidade de Emergência, em Arapiraca. Logo depois foi encaminhada para o HR.

O cirurgião bucomaxilofacial Ricardo Watson, coordenador da Unidade da Face do HR, esteve com a criança e sua mãe no momento da alta, ocorrida no dia 12. O profissional fez questão destacar o trabalho da equipe e lembrou que as cirurgias e atendimentos realizados pelo setor têm sido um sucesso.

“A Anthonnielly chegou com um caso sério de fratura no crânio e na face, mas graças a um esforço coletivo conseguimos atendê-la. O Hospital Regional deu todo acolhimento necessário à menina e à sua família até o dia de ir pra casa”, colocou.  

“Nossa Unidade da Face tem sido destaque desde que foi criada. São centenas de cirurgias todos os anos, o que tornou o hospital um dos que mais realizam procedimentos do tipo no Brasil. Só em Alagoas já atendemos pacientes de mais de 90 cidades”, completou Ricardo Watson.

“Tratamos todos da mesma forma, independentemente se é paciente do SUS, particular ou convênios. A maioria dos pacientes não esperava um tratamento com a qualidade de um serviço privado, por isso ficamos surpresos pela forma que são tratados aqui”, afirmou.

A pequena Anthonnielly, de três anos, já de alta médica

Novos casos

O caso da menina Anthonnielly não é o único. Nessa semana mais uma criança regulada pela Secretaria de Estado da Saúde chegou para ser atendida no hospital de Arapiraca. Dessa vez uma menina de dez anos, cujo nome não foi revelado ainda, que sofre de uma severa anomalia do crânio e que precisava de cuidados médicos.  

“Acredito que o nosso diferencial é não fazer diferença entre casos do vindos pelo SUS ou não: aqui todos são tratados da mesma forma. Queremos salvar vidas e resgatar a autoestima dos que sofrem mutilações na face”, comentou Ricardo.

Arapiraca homenageia vítimas da Covid-19 com plantio de Ipês-amarelos

  • Assessoria
  • 18/08/2021 07:56
  • Cidade
Assessoria

A Prefeitura de Arapiraca, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural realizam ação conjunta, com o plantio de centenas de mudas de ipês-amarelos para homenagear as vítimas da Covid-19 em Arapiraca.

A primeira muda da árvore nativa foi plantada nesta segunda-feira (16), no Conjunto Residencial Nossa Senhora Aparecida, durante a solenidade de entrega da Unidade Básica de Saúde Iza Castro.

A assistente social e ex-servidora da Prefeitura de Arapiraca faleceu no ano passado, vítima de complicações da Covid-19. O pai de Iza, o radialista Edvaldo Silva, também morreu, em 2020, por conta da doença.

Desde o início da pandemia, no ano passado, o município de Arapiraca já registra 33.499  pessoas infectadas pelo vírus. Desse total, 574 pessoas não resistiram às complicações da doença e faleceram nos hospitais da cidade.


 

 

Atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito aumenta em 15% no Hospital de Emergência

  • Redação
  • 13/08/2021 09:19
  • Cidade
Foto: Arquivo / Cada MInuto
Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca
Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca

Atualmente Alagoas está na Fase Amarela do Plano Estadual de Distanciamento Social Controlado, com a flexibilização das medidas restritivas. A mudança é fruto da redução do número de casos da Covid-19 e da queda na taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado. Mas, essa flexibilização trouxe à tona uma preocupação para os profissionais de saúde do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, uma vez que o número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito aumentou.

De acordo com dados do Serviço Epidemiológico do HEA, em julho deste ano foram atendidas 832 vítimas de acidentes de trânsito, 15% a mais que o mês anterior, quando foram atendidas 721 vítimas. O número de atendimentos em julho está acima da média mensal, que é de 825.

De acordo com a coordenadora do Serviço Epidemiológico do HEA, Ana Lúcia Alves, os profissionais percebem essa oscilação na rotina diária. “Sempre que as medidas restritivas ficam mais rígidas, os números caem. Se as medidas são flexibilizadas, os números aumentam, principalmente nos casos de vítimas de acidentes com motos, sejam quedas ou colisões”, salientou.  

Os números de vítimas de queda de moto (449) e colisão entre carro e moto (119) representam quase 70% das vítimas de acidente de trânsito atendidas em julho. Este ano, de janeiro a julho, o HEA já atendeu 5.775 pessoas vítimas de acidente.

A coordenadora do Serviço Epidemiológico do HEA alerta, ainda, para a necessidade de, mesmo com a flexibilização, cumprir as leis de trânsito. “Os acidentes de trânsito costumam ser graves e até fatais, principalmente os que envolvem moto. Por isso, é importante respeitar as leis, usar capacete, não dirigir depois de ingerir bebida alcoólica. Assim, vamos impedir que os números de acidentes continuem aumentando”, ressaltou.

Redução – Em todo o ano de 2020 o total de vítimas de acidentes de trânsito atendidas no HEA foi 11.255, uma média de 937 atendimentos mensais. Mas, durante o período de abril a julho do ano passado, quando as medidas restritivas ficaram mais severas, a média foi de 712 atendimentos.

Parte alta de Arapiraca terá abastecimento de água suspenso por 48h na próxima semana

  • Redação com Assessoria
  • 12/08/2021 10:02
  • Cidade

O Sistema Adutor do Agreste (SAA) vai passar por uma manutenção preventiva nos dias 17 e 18 de agosto – terça e quarta-feira da próxima semana. O objetivo do serviço é garantir a segurança operacional dos equipamentos e, consequentemente, o abastecimento das populações atendidas.

Para que o trabalho seja efetuado, o SAA será desativado temporariamente a partir da zero hora de terça-feira (17) e retomará as atividades a meia-noite de quarta-feira (18), ficando, desse modo, 48 horas em inatividade.

Nesse período, o abastecimento dos bairros da parte alta de Arapiraca, Craíbas e Igaci ficará comprometido. Após o sistema ser reativado, o fornecimento de água poderá levar até 24 horas para ser normalizado em algumas áreas.

O serviço a ser realizado contempla manutenção em bancos capacitores, inspeção e lubrificação de conjuntos motobombas, limpeza e reaperto de painéis, manutenção em válvulas, registros e ventosas e reaperto de conexões.

Os trabalhos serão executados por profissionais da empresa parceira Agreste Saneamento, com acompanhamento de técnicos da Unidade de Negócio Agreste, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), e fazem parte do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) existente entre as duas empresas. Para outras informações, a Casal disponibiliza aos moradores o Call Center 0800 082 0195.

 

Cestas enviadas pelo Estado são distribuídas para famílias carentes de Arapiraca

  • Assessoria
  • 12/08/2021 09:55
  • Cidade

As cerca de 2.500 cestas básicas enviadas pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), começaram a ser distribuídas, nesta semana, pela Prefeitura de Arapiraca, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O envio das cestas para Arapiraca foi anunciado na semana passada pela secretária de Estado Fabiana Pessoa, que vem trabalhando em parceria com o governador Renan Filho no sentido de combater a fome e diminuir as desigualdades sociais no Estado.

As cestas enviadas para Arapiraca são direcionadas as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, que são atendidas pelos CRAS e cadastradas no CadÚnico.

Segundo a secretária Fabiana Pessoa, as cestas básicas vão contemplar todos os 102 municípios do Estado de Alagoas.

“Com a pandemia muitas famílias perderam suas rendas e estão com dificuldades para garantir comida na mesa. Uma das exigências do governador Renan Filho é que essas cestas cheguem o quanto antes a todos os municípios alagoanos e é por isso que vamos continuar trabalhando firme no sentido de diminuir a fome e as desigualdades em nosso Estado”, frisou a secretária.

Saúde mental: consultório de psicanálise é inaugurado em Arapiraca

  • Assessoria
  • 11/08/2021 09:22
  • Cidade

Os recentes episódios envolvendo a ginasta americana Simone Biles, que desistiu de concorrer a medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, trouxe a tona um importante assunto para a humanidade: a saúde mental. O tema, que passou a ser debatido nos quatro cantos do Mundo, também tem lugar de discussão em Arapiraca. Trata-se do recém-inaugurado consultório de psicanálise que leva o nome de sua proprietária, Myrka Lucio.

“Uma grande coincidência que o tema esteja em alta nesse momento. Mas o fato é que as pessoas precisam cuidar de sua saúde mental”, falou a psicanalista, que também é assistente social, onde atuou por mais de 30 anos na profissão, sendo doze no Hospital Chama. “Estive sempre muito próxima de pacientes buscando tratamento para doenças físicas, mas em muitos deles o adoecimento era psicológico”, falou.

Myrka, que também ocupou o cargo de titular das pastas de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de Arapiraca, enveredou de cabeça na psicanálise em 2018, quando iniciou sua formação. Este ano ela conquistou o título através do Instituto Contemporâneo de Psicanálise, de Petrolina, em uma turma composta de outros integrantes, que se tornaram pioneiros nos estudos freudianos em na cidade. Com a conclusão do curso ela começou os atendimentos em seu consultório.

“A psicanálise é muito pouco difundida em nossa região. Através dela o ser humano toma conhecimento do seu inconsciente e, diante dessa revelação, é possível que ele possa se livrar - ou conviver melhor- com traumas emocionais  que o impedem de uma vida mais saudável, emocionalmente falando”, explicou. Ainda segundo Myrka, que já tem agenda aberta de atendimentos em seu consultório localizado na Rua André Leão, no Centro, a análise traz cura e esperança para pacientes que enfrentam doenças como a depressão, medos, fobias, entre tantos outros transtornos.

“Com a pandemia as pessoas abriram novas chaves e oportunidades para suas vidas, algumas muito boas que precisam ser valorizadas. Mas também há situações novas que precisam de enfrentamentos, a exemplo dos lutos”, avaliou. “Estamos diante de uma nova sociedade e novos seres humanos, com comportamentos diferentes e a análise serve para que possamos enfrentar tudo isso com mais serenidade e saúde”, disse.

 

Psicanálise

A psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana que foi desenvolvida por Sigmund Freud, considerado o “pai da psicanálise”. Austríaco, o neurologista propôs este método para a compreensão e análise da psique humana, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, que trabalha níveis de consciência distribuídos entre as três entidades que formam a mente humana: o Id, o Ego e o Superego.

Na prática, ela tem como base a escuta e a fala, ilustradas por um diálogo realizado em “divãs”, que buscam criar um cenário de aproximação e tranquilidade em suas sessões. Sonhos são a base dessas interpretações que viram técnicas terapêuticas para a cura.

Brinquedoteca do HE do Agreste faz festa no Dia dos Pais

  • Assessoria
  • 09/08/2021 08:15
  • Cidade

Com amor e alegria, pacientes, acompanhantes e profissionais de plantão no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, puderam se divertir e cantar ao som de violino, na comemoração do Dia dos Pais, promovida pela equipe da Brinquedoteca da unidade hospitalar.

A festa tomou conta da recepção, enfermarias do setor de Trauma e na ala Covid-19. O artista Paulo Cândido animou servidores, acompanhantes e pacientes com a musicalidade do violino e a turma da Brinquedoteca fazia entrega de alguns brindes e chamava a atenção com fantasias e contação de histórias.

Muitas emoções no HEA. Lágrimas de saudade se misturaram às de felicidade pela lembrança e valorização. “Perdi minha filha há 1 mês. Lembrei dela agora, mas, com as boas memórias que ficaram da nossa convivência, o carinho, as brincadeiras. Parabéns ao pessoal que organizou esta brincadeira, lembra que a gente é importante”, afirmou o paciente Givanildo Balbino, de 40 anos.

“É uma forma de aliviar toda a saudade que pacientes, acompanhantes estão da família, dos pais, dos filhos. E também envolver os colegas dos diversos setores do Hospital de Emergência do Agreste”, afirmou Eliflan Pereira, coordenadora da Brinquedoteca do HE do Agreste.

Covid-19: Arapiraca reduz faixa etária de vacinação para 25 anos nesta sexta (6)

  • Redação
  • 06/08/2021 08:36
  • Cidade

A partir desta sexta-feira (6), os arapiraquenses com 25 anos ou mais já podem procurar um dos nossos postos de vacinação para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Sesc Arapiraca, Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping e Ginásio da Escola Pedro Reis estarão funcionando das 9h às 16h.

Para se vacinar, o arapiraquense precisa levar documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência em seu nome, e o Cartão Nacional do Sus, que deverá estar atualizado. Caso o cidadão não tenha comprovante de residência em seu nome, deve procurar sua Unidade Básica de Saúde de referência para solicitar o cartão do posto.

Arapiraca também segue aplicando a segunda dose nos arapiraquenses que já estão em tempo de recebê-la, e também em gestantes e puérperas. É importante lembrar que a apresentação de prescrição médica é obrigatória para esse grupo.

Arquiteto arapiraquense diagnosticado com leucemia precisa de doações de sangue

  • Redação
  • 06/08/2021 08:27
  • Cidade

O arquiteto arapiraquense Mario Jorge Moreira Lira está precisando de doação de sangue com urgência.

Recentemente, o jovem foi diagnosticado com leucemia e para o tratamento precisa de qualquer tipo sanguíneo.

As doações podem ser realizadas em no Hemoal Arapiraca, na Rua Deportista Ernesto, no Centro, ou em Maceió, na Rua Dr. Jorge de Lima.

Servidores do HEA são treinados para utilizar moderna máquina de esterilização de materiais

  • Ascom HEA
  • 03/08/2021 11:33
  • Cidade

Servidores da Central de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, foram treinados, durante dois dias, para a utilização de novo equipamento instalado para o processo de esterilização de instrumentos, roupas cirúrgicas, entre outros itens da unidade hospitalar.

O esterilizador a baixa temperatura por peróxido de hidrogênio vaporizado e plasma foi adquirido pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O equipamento é considerado seguro para operadores, materiais e meio ambiente.

Silas Lima, responsável pelo treinamento dos colaboradores, ressaltou a facilidade de uso e a produtividade do esterilizador, como características importantes na utilização de rotina do HE do Agreste.

“Este equipamento é uma inovação por esterilizar a uma baixa temperatura. Materiais termosensíveis não serão danificados. O plus é a não utilização dos recursos naturais, porque a máquina utiliza apenas energia elétrica e é segura para quem está operando, porque tem um catalizador que faz a quebra da substância química, o peróxido de hidrogênio, e traz a possibilidade de esterilizar de maneira segura um universo bem maior de materiais, considerando a característica de não aquecer. É de fácil manuseio com tela de LCD, e após o treinamento, os operadores poderão utilizar com tranquilidade e segurança”, adiantou Silas.

A coordenadora da Central de Materiais e Esterilização (CME) do HEA, enfermeira Elzicléa de Oliveira, explicou como funciona o trabalho do CME e a importância dentro do sistema hospitalar. “A CME é a unidade de apoio técnico responsável pelo fornecimento de artigos médico-hospitalares adequadamente processados em condições para o atendimento direto e a assistência à saúde das pessoas enfermas e sadias. Entre os materiais de responsabilidade de esterilização da CME estão instrumentos e roupas cirúrgicas”, informou.

Sobre o novo equipamento, a coordenadora comemora o reforço ao setor, que vai se juntar às outras máquinas, para tornar o processamento mais rápido e seguro. “Máquina segura, fácil de uso, garantia do material e aumenta a produtividade pelos ciclos mais rápidos. Desde a instalação, tivemos treinamento e, como a máquina vai funcionar a todo vapor, fomos treinados para que a equipe fique ciente de como funciona e como poderemos tirar o melhor proveito possível destas vantagens oferecidas pelo equipamento, pra prestar um serviço de excelência ao HEA”, disse Elzicléa de Oliveira, enfermeira e coordenadora do CME. A enfermeira Ana Karina Leite Canuto citou que o HEA ganha mais qualidade e segurança para o usuário. “Segurança para evitar acidentes de trabalho e um processo de esterilização seguro. O treinamento é importante pra termos mais conhecimento e contribuirmos com um serviço mais ágil. A gente fica bem mais aliviada em ver o interesse da coordenação e da gestão do HEA em trazer novidades e atualizar a equipe com treinamentos”, ressaltou Ana

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta segunda (2) no Sine Arapiraca

  • Redação com Assessoria
  • 02/08/2021 11:53
  • Cidade

A Casa Integrada do Trabalho – CIT/SINE oferece para esta segunda-feira, 02 de agosto, 54 oportunidades de emprego para a cidade de Arapiraca.

Há vagas para auxiliar de linha de produção, supervisor de produção, recepcionista/atendente, técnico em meio ambiente, atendente de farmácia, entre outras.

O candidato que desejar concorrer a uma das vagas deve se dirigir à unidade do Sine, na Rua São Francisco, bairro Ouro Preto.

O local funciona das 8 às 14h, seguindo todos os protocolos sanitários, para a segurança de servidores e do público em geral.

Hospital de Emergência do Agreste atende mais de 400 pessoas no fim de semana

  • Redação
  • 02/08/2021 11:51
  • Cidade
Foto: Sesau
Unidade hospitalar atendeu 136 vítimas de acidentes durante o fim de semana
Unidade hospitalar atendeu 136 vítimas de acidentes durante o fim de semana

O plantão que encerrou julho e iniciou agosto foi muito movimentado no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Segundo balanço da unidade hospitalar, 432 pessoas foram acolhidas entre a sexta-feira (30) e o domingo (1º/8).

De acordo com as informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), mais uma vez os atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito chamou a atenção da equipe multidisciplinar do HEA, principalmente envolvendo motocicletas. Das 136 vítimas de acidentes atendidas no fim de semana, 123 se feriram durante quedas e colisões com motos.

Também foram registradas quedas da própria altura, com 66 casos, e quedas de altura, com 18 atendimentos. Os profissionais do HEA acolheram, ainda, seis pacientes vítimas de agressão.

Vinte e duas pessoas foram assistidas com corpo estranho no olho, ou ouvido, ou garganta ou ainda na narina. Onze vítimas de picadas de escorpião e sete por mordida de cachorro foram atendidas entre a sexta-feira (30/7) e o domingo (1º/8).

Dos 432 pacientes acolhidos no Hospital de Emergência do Agreste no último fim de semana, 394 receberam alta médica.