Cidade

Casa Integrada do Trabalho em Arapiraca inicia semana com mais de 50 vagas de emprego

  • Assessoria
  • 12/12/2022 11:39
  • Cidade
Foto: Reprodução / Internet
Carteira de Trabalho
Carteira de Trabalho

A Casa Integrada do Trabalho está com 52 ofertas de emprego para vários cargos e todos os niveis de escolaridade, inclusive para pessoas que não tem formação educacional, a exemplo das vagas para pedreiro, salgadeiro e marceneiro.

Já os outros cargos como cozinheiro, auxiliar de pizzaiolo, garçom, chapeiro, serigrafista, carpinteiro, montador de móveis e serralheiro, os candidatos devem ter o ensino fundamental completo.

Para ter acesso a os cargos de nível médio e superior, basta clicar no link abaixo.

Vagas disponíveis na Casa Integrada do Trabalho. 

Quem tiver interesse em se candidatar a uma das vagas deve se dirigir até a sede do órgão que fica localizada à Rua São Francisco, 1234, no bairro Ouro Preto, em Arapiraca.

O funcionamento da Casa Integrada do Trabalho é de 8 às 14h.

Arapiraca supera 100% de cobertura vacinal de crianças contra a poliomielite

  • Assessoria
  • 27/10/2022 22:11
  • Cidade
Foto: Assessoria
Vacina contra a poliomielite
Vacina contra a poliomielite

O município de Arapiraca atingiu 100% da imunização contra o vírus causador da paralisia infantil.

A campanha de vacinação foi encerrada no último dia 30 de setembro, com a mobilização dos servidores e de todas as unidades básicas de saúde.

Segundo a coordenadora municipal de Imunização, enfermeira Mônica Suzy, a meta era de vacinar 13.708 crianças com idade entre 1 a 5 anos.

Mas foram imunizadas 13.916 crianças, o que representa uma cobertura vacinal de 101,5%, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

“Os números mostram que estamos no caminho certo, com as práticas assertivas na proteção de nossas crianças e da população de Arapiraca”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa, parabenizando todos os profissionais de saúde e servidores do município.

Hemocentro de Arapiraca apresenta estoque em nível crítico

  • Redação
  • 19/10/2022 08:57
  • Cidade
Assessoria
Estoque de sangue do Hemoal está baixo
Estoque de sangue do Hemoal está baixo

O Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) está funcionando em estado crítico sem bolsas de sangue e faz um alerta sobre o baixo estoque de sangue na maior unidade do interior.

De acordo com a gestora do órgão, a assistente social Aurélia Fernandes, a unidade necessita com urgência de todos os tipos sanguíneos: A positivo, A negativo, O positivo, O negativo, B positivo, B negativo, AB positivo e AB negativo.

As doações podem ser feitas diretamente na sede do órgão, situada no antigo Empresarial Solution Center, no bairro Eldorado, próximo da Escola Alternativa.

O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h, assim como também aos sábados, das 7h às 12h e das 13h às 16h.

Prefeito inicia a semana visitando obras em Arapiraca

  • Assessoria
  • 03/10/2022 20:11
  • Cidade
Assessoria

Três importantes obras do Infraestrutura e mobilidade urbana em Arapiraca foram visitadas, na manhã desta segunda-feira (3) pelo prefeito Luciano Barbosa.

A primeira parada ocorreu no bairro Brasília, mais precisamente no início da Avenida Deputada Ceci Cunha, que recebe serviços de revitalização do passeio público e obras de paisagismo.

A famosa Praça Lions também está sendo totalmente recuperada e revitalizada pela Prefeitura de Arapiraca.

No início dos bairros Eldorado e Baixa Grande, a gestão municipal segue em ritmo acelerado na construção da Ciclovia do Trabalhador.

Outro ponto visitado, na manhã desta segunda-feira, pelo prefeito Luciano Barbosa, foi o bairro São Luiz.

A Prefeitura de Arapiraca iniciou as obras de drenagem e pavimentação de várias ruas na localidade, realizando o sonho dos moradores daquele importante bairro da cidade.

Sine Arapiraca oferece mais de 50 vagas de emprego

  • Assessoria
  • 22/08/2022 20:51
  • Cidade
Foto: cortesia
Serviço do Sine é gratuito e disponível para toda a população de Maceió
Serviço do Sine é gratuito e disponível para toda a população de Maceió

A Casa Integrada do Trabalho CIT/SINE oferece para este início de semana mais de 50 oportunidades de emprego, em Arapiraca.@@@Algumas das vagas ofertadas são: telefonista, operador de CRM, auxiliar de estoque, fiscal de prevenção de perdas, padeiro, assistente de compras, farmacêutico, entre outros. @@@O candidato que concorre a uma das vagas deve dirigir-se à unidade do Sine, na Rua São Francisco, bairro Ouro Preto. O local funciona das 8 às 14h, de segunda a sexta-feira. @@@Confira como vagas completas AQUI. 

Presidente da Associação José Ernesto de Souza convoca Assembleia Geral para o próximo dia 25

  • Assessoria
  • 22/08/2022 20:41
  • Cidade
Foto: Assessoria
Cidade de Arapiraca
Cidade de Arapiraca

O presidente da Associação José Ernesto de Souza, José Alaécio dos Santos Silva, está convocando toda a população para uma Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, que será realizada no próximo dia 25 de agosto em sua sede, localizada na Rua Paulo Afonso, nº 636, no Bairro Primavera em Arapiraca.

Os trabalhos serão iniciados às 19h, na primeira convocação, ou na falta de quórum necessário às 20h na segunda convocação, com qualquer número de presentes para deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

1 - Eleição para nova diretoria; e ocupação de carga
2- Alterar para mudança de Endereço

Programa Alcançar: MVV realiza aula inaugural sobre Gestão Estratégica com empresas da região

  • Redação
  • 18/08/2022 11:05
  • Cidade

A Mineração Vale Verde (MVV) realizou na FDS Coworking, em Arapiraca, a aula inaugural do Programa Alcançar, que está capacitando 50 empresas de Craíbas e Arapiraca em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi de Alagoas (IEL/AL).

Ocorrido no último dia 10, o encontro abriu com um jantar regional especial e contorno com treinamento sobre Gestão Estratégica, a partir de aula do consultor Diego Leonardo. Essas aulas aconteceram neste mês de agosto e setembro, com entrega de certificação.

"Poucas empresas em Alagoas têm essa percepção de ajuda, capacitar seus potenciais fornecedores. Um MVV vem para deixar este legado. Em nossas aulas, estamos vendo o quão importante é planejar, medir, acompanhar e corrigir nossas ações para que tenhamos nossas metas alcançadas. É preciso um planejamento estratégico formalizado, pontuando como e onde almejamos chegar em um certo ponto. Nosso objetivo aqui é entender nossa missão e mudar nossa mentalidade para seguir melhorando em todos os aspectos", pontua Diego Leonardo.

Essa é a segunda edição do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, agora com o nome "Programa Alcançar". A primeira, a MVV realizou antes ainda da pandemia, em 2019, com outras 50 empresas do Agreste alagoano.

"Agora, com tudo retomando à sua normalidade, estamos com 50 novas empresas nesta capacitação. O nosso grande objetivo começa a ser alcançado, que está abrindo novas possibilidades para que os fornecedores de Arapiraca e Craíbas e demais municípios vizinhos tenham a oportunidade de interagir entre si e se capacitar, o fim de estar preparados não apenas para eventualmente prestar serviços ao MVV, mas para o mercado local como um todo. Estamos muito felizes com esse momento, tendo a certeza de que esse Programa será um sucesso", comenta Edgar Silva, que é coordenador de Almoxarifado e Gestão de Fornecedores da Appian Brasil.

Para Thayse Ferro, que é coordenadora de Educação Empresarial e Desenvolvimento de Carreira do IEL Alagoas, esse é o ensejo essas empresas criarem uma rede de negócios entre elas mesmas.

"Estamos aqui aqui aqui hoje, de fato, 'startando' o Programa Alcançar, com as empresas tendo acesso ao conhecimento teórico para, enfim, colocando isso na prática no dia a dia empresarial. Neste momento, vamos trabalhar algumas temáticas importantes para o negócio de cada empresa aqui presente. Assim, os fornecedores podem entender o que está acontecendo no mercado, o que o mercado em si fala, o que as empresas pedem para que ela consiga se adequar. É um momento, não só de aprendizado, mas também de networking. As empresas aqui neste neste treinamento estão tendo a oportunidade de conhecer, de comercializar seus serviços e montar uma rede — que isso é um dos intuitos do Alcançar. Assim, como empresas estarão qualificadas para a final dessas etapas", diz Thayse.

Além de Gestão Estratégica, como pautas a ser trabalhadas nos próximos dias serão Gestão Financeira; Gestão Comercial; Saúde e Segurança no Trabalho; Gestão de Pessoas; e Gestão Ambiental — com visita presencial à planta de beneficiamento da Mina Serrote, em Craíbas, no final de setembro.

"Hoje estamos no Programa, que vai nos ajudar a alcançar muitos objetivos dentro da nossa empresa. A ideia é expandir a MasterMídia, com filiais em outros locais futuramente. Com essa consultoria, nossa mentalidade certamente vai, também, se expandir — tanto no campo pessoal, como profissional. E a parceria do IEL vem com todo o suporte nessa questão da consultoria, havendo sempre um contato facilitado com esse Programa. De fato, essa parceria entre a MVV e o IEL está só nos beneficiando nessa construção conjunta, para seguirmos em frente, avançando", ressalta Johnatan Lemos, supervisor da empresa MasterMídia, de Arapiraca.

Nesta perspectiva, o Alcançar é uma oportunidade de um MVV aumentar sua presença no território onde está inserida, sobretudo na cadeia de suprimentos locais, e desenvolver ainda mais a socioeconomia na região.

É o caso, também, do empresário Rafael Ribeiro, do Mercadinho Ribeiro, de Craíbas, situado na comunidade Lagoa do Mel, que está participando do Programa.

"Acho que essas aulas importantes, pois é uma forma de eu experiência adquirir e conhecimento e colocar em prática no meu negócio. Assim, siga atendendo melhor os meus clientes do meu dia a dia, com o pretensão de estar prestando serviços para o próprio MVV futuramente. Nossa empresa é familiar. Começou pequeno, há quatro anos. Inclusive, nessa pandemia, trabalha muito com entrega, fazendo entregas no conforto do lar dos nossos clientes. Chegar aqui hoje é motivo de muita alegria e orgulho, estando contemplado neste Programa. Agradeço a cada cliente meu, que passa no meu mercado diário, inclusive até funcionários da própria MVV, por estar me dando essa oportunidade de crescer", coloca Rafael.

Assim, a MVV segue em frente com seu comprometimento junto aos moradores e empresas de Craíbas e Arapiraca — onde a Mina Serrote está situada —, construindo um novo horizonte de oportunidades no Agreste de Alagoas.

 

SOBRE A APPIAN BRASIL

O Grupo Appian Capital Brasil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado no sul da Bahia – e a Mineração Vale Verde (MVV) – empreendimento de cobre com operação entre Craíbas e Arapiraca.

Vigilância sanitária apreende mais de 120 kg de carne estragada em Arapiraca

  • Redação com Assessoria
  • 15/08/2022 17:14
  • Cidade
Foto: Assessoria

A Vigilância Sanitária de Arapiraca apreendeu mais de 120 quilos de carne imprópria para o consumo em uma banca de feira no centro da cidade. De acordo com o coordenador do VISA Municipal, enfermeiro Diego Albuquerque, como peças de carne apresentavam coloração arroxeada e um odor forte de putrefação.

"O trabalho da Vigilância Sanitária é essencial para o combate a possíveis causas de doenças. Durante a fiscalização, foram mais de 120 quilos de carnes de origem bovina que estavam, nitidamente, impróprias para o consumo", explicou o coordenador.

Apreensão de laticínios

Durante a fiscalização, a Visa também realizou a apreensão de uma grande quantidade de laticínios que, mesmo prazos com validade vencidos, sendo utilizados na produção de alimentos em uma padaria.

Cuidados ao comprar

Carnes são produtos de altamente perecíveis, sendo assim é muito importante que a população tome cuidados na hora da compra. A Vigilância Sanitária de Arapiraca preparou uma série de dicas para garantir segurança na hora da compra:

Atenção com a aparência – a textura deve ser lisa e a cor avermelhada (no caso da carne bovina). Se tiver qualquer ponto esverdeado, não compre.

Odor – Mercadorias estragadas costumam ter mau cheiro.

Dê preferência a alimentos afrescos – Evite alimentos ultraprocessus. A utilização de carne estragada, papelão e pedaços de cabeça de porco em salsicha e linguiça, por exemplo, fica mascarados por conta do nível de processamento e inclusão de conservantes e aromatizantes.

Prefira carne moída em sua presença – escolher a peça e pedir para que o açougueiro na hora é muito importante para garantir que a carne comprada de acordo com suas exigências.

Ligue para a Vigilância Sanitária – Se o consumidor está com receio de consumir ou tem alguma dúvida sobre a procedência ou qualidade do produto que tem em casa, pode ligar para a Vigilância Sanitária para realizar denúncia ou solicitar que a mercadoria seja para análise.

*Com assessoria

A cool cat.
A cool cat.

 

Sítio Varginha: Ônibus de transporte coletivo atola em estrada na zona rural de Arapiraca

  • Redação
  • 15/08/2022 13:12
  • Cidade
Foto: Reprodução

Um ônibus de transporte coletivo atolou em uma estrada de barro no Sítio Varginha, zona rural de Arapiraca, na manhã desta segunda-feira (15).

De acordo com as informações repassadas, a estrada dá acesso ao Povoado Cangandu e o trecho fica nas proximidades do Parque de Vaquejada Divina Luz. 

Ainda de acordo com as informações, o motorista do ônibus, que faz a linha Pé Leve Velho e Povoado Camadanta, em Limoeiro de Anadia, atolou quando tentou passar por um caminhão.

Com as chuvas que estão atingindo a região nas últimas horas, alguns buracos se formaram e há muita lama na estrada.

Previsão do tempo: Alagoas tem alerta de acumulado de chuvas

  • Redação com Assessoria
  • 15/08/2022 10:28
  • Cidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta sobre o acumulado de chuvas em Alagoas. O alerta é de cor amarela que indica perigo potencial, e segue até esta segunda-feira nas regiões Leste, Agreste e Sertão de Alagoas.

A previsão é de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Abastecimento de Arapiraca passa por regularização nesta sexta-feira (12)

  • Redação
  • 12/08/2022 10:49
  • Cidade
Foto: Assessoria
Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal)
Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal)

Os dois sistemas coletivos que abastecem o Agreste alagoano passaram por irregularidades operacionais nessa quinta-feira (11), o que afetou o fornecimento de água para Arapiraca e outros nove municípios da região. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa parceira Agreste Saneamento já efetuaram os reparos necessários e, nesta sexta-feira (12), o serviço está em fase de regularização.

Responsável pelo abastecimento da parte alta de Arapiraca e das cidades de Craíbas e Igaci, o Novo Sistema Adutor do Agreste passou por reparos na válvula de saída do reservatório-pulmão. Os trabalhos foram concluídos na tarde da quinta-feira e, no momento, o sistema opera com capacidade normal de trabalho.

O Sistema Coletivo do Agreste – que fornece água à parte baixa de Arapiraca e aos municípios de São Brás, Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Coite do Nóia – ficou com a vazão reduzida a 50% em decorrência de um vazamento na adutora. A tubulação foi reparada também na tarde de ontem e, hoje, o sistema trabalha regularmente, porém, o abastecimento para os moradores segue em fase de normalização gradativa.

Bacia Leiteira

Heróis de Pijama: Arapiraca Garden Shopping promove show infantil gratuito neste sábado

  • Assessoria
  • 12/08/2022 10:27
  • Cidade

A Praça de Alimentação do Arapiraca Garden Shopping vai receber mais um show gratuito para a criançada. Neste sábado (13), a partir das 17h, os PJ Masks subiram ao palco para animar a tarde.

O Menino-Gato, a Corujita e o Lagartixo já confirmaram presença nesse evento, que está promovido pelo shopping em parceria com a Coxiar Produções.

O espetáculo é inspirado na série de animação infantil produzida pelo Entertainment One e exibido pela Disney Júnior.

No programa, três crianças de 6 anos de idade se transformam em super-heróis para combater o crime contra vilões enquanto aprendem lições valiosas.

Serviço:

Mostrar Máscaras PJ Infantis

Local: Praça de alimentação do Arapiraca Garden Shopping;

Dia dos Pais: Especialistas promovem lives para ajudar na escolha do presente perfeito

  • Assessoria
  • 04/08/2022 16:46
  • Cidade

Falta pouco tempo para o Dia dos Pais, mas calma que ainda dá tempo de garantir o presente perfeito. O Arapiraca Garden Shopping está de portas abertas para você pesquisar bem, economizar e deixar o papai feliz.

São mais de 120 lojas e milhares de oções de presentes, desde relógios, roupas, carteiras, acessórios, artesanato e muito mais.

Para facilitar sua escolha, montamos uma programação de lives com um time de especialistas. Se liga:

- 5 de Agosto: Live com a Renner;
- 10 de Agosto: Live com a Sergio`s;
- 12 de Agosto: Live com a Infinity.

Arapiraca registra queda em atendimentos a síndromes gripais e casos confirmados de Covid-19

  • Ascom
  • 20/07/2022 07:58
  • Cidade
Foto: Reprodução / Internet
Exame para detectar Covid-19
Exame para detectar Covid-19

Dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Arapiraca apontam enfraquecimento na nova onda de Covid-19. Os casos positivos da doença caíram 23% em comparação com a última semana e, consequentemente, também caiu o número de atendimentos a síndromes gripais no Complexo Multiprofissional Rogério Auto Teófilo.

De acordo com o coordenador do Cievs Arapiraca, Evandro Melo, os casos de Covid-19 caíram de 895 para 688, enquanto a média de atendimento diário foi de 205 para 140.

“Apesar da redução, é importante destacar que os cuidados devem ser mantidos, principalmente para aquelas pessoas que apresentam algum sintoma gripal, como tosse, coriza, dor no corpo, febre, dor de garganta. É essencial procurar um serviço de saúde para monitorar os sintomas e realizar a testagem”, explicou Evandro, que é enfermeiro efetivo do município.

Vacinação contra Influenza é ampliada para todos os públicos em Arapiraca

  • Assessoria
  • 10/07/2022 10:12
  • Cidade
Foto> Reprodução / Internet
Vacinação
Vacinação

Tendo em vista a baixa procura por parte dos grupos prioritários e a necessidade de aumentar a imunização coletiva em Arapiraca, a Secretaria Municipal de Saúde vai liberar, a partir desta segunda-feira (11), a administração da vacina contra a Influenza para os arapiraquenses acima de 6 meses de vida.

Mas atenção! As doses só ficarão liberadas enquanto houver estoque nas Unidades Básicas de Saúde. A ação tem o objetivo de minimizar a proliferação do vírus em Arapiraca e, assim, proteger toda a população.

“Apesar de termos prorrogado a campanha de imunização contra a Influenza até a última sexta-feira, o número de pessoas imunizadas está abaixo da média. Para evitar a proliferação do vírus, fomos orientados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde a ampliar a vacinação para a população em geral, mas até durar o nosso estoque”, deixou claro a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, Mônica Suzy.

Os arapiraquenses que quiserem tomar a dose do imunizante devem procurar qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Advogada arapiraquense integra lista sêxtupla que concorrerá a vaga de desembargador da OAB/AL

  • Adalberto Custódio
  • 10/07/2022 09:51
  • Cidade

A advocacia alagoana escolheu os seis candidatos para a disputa à vaga de desembargador da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL) pelo Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Um dos nomes é o da advogada arapiraquense Claudia Lany.

A votação ocorreu nesta sexta-feira (8) e a apuração foi feita durante a madrugada, finalizando neste sábado (9). Foram contabilizados mais de 15.435, já que cada eleitor poderia votar em até seis candidatos. Claudia Lany foi a quinta colocada e teve 1.044 votos.

Claudia Lany nasceu em Arapiraca, é mãe e avó. Possui graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC (1998) e Letras pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL (1991). Professora de cursos de Direito há mais de 15 anos. Atualmente leciona no Cesmac.

Foi a primeira e, até hoje, a única mulher eleita (triênio 2013/2015) presidente da OAB Subseção Arapiraca, a maior subseção de Alagoas. Também foi assessora jurídica da Fundação Universidade Estadual de Alagoas-FUNESA (2003-2009).

População acima de 40 anos já pode tomar a 4ª dose em Arapiraca

  • Assessoria
  • 22/06/2022 10:44
  • Cidade
Foto: Assessoria

A vacinação contra a Covid-19 continua em Arapiraca, e a partir desta terça-feira (21), a população com 40 anos ou mais poderão receber a 4ª dose do imunizante.

Para receber a dose do imunizante, o usuário precisa ter tomado a 3ª dose (1º reforço) há pelo menos quatro meses (120 dias).

O posto de vacinação contra a Covid-19 de Arapiraca funciona no Ginásio João Paulo II, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Segundo Reforço da Janssen

Aqueles que tomaram o primeiro reforço da vacina Janssen também estão aptos a receberem o 2º reforço.

Para receber a dose do imunizante, o usuário precisa ter tomado a 2ª dose (1º reforço) há pelo menos quatro meses (120 dias).

Casos confirmados de Covid-19 triplicam em Arapiraca em apenas uma semana

  • Redação com Assessoria
  • 22/06/2022 10:38
  • Cidade
Foto: Reprodução / Internet
Covid-19
Covid-19

A Prefeitura de Arapiraca reforça a importância dos cuidados contra a Covid-19. Segundo a Coordenação de Monitoramento, Análise e Informação em Saúde de Arapiraca, em apenas uma semana, o número de casos positivos da doença subiu de 26 para 90.

Número pode ser ainda maior, tendo em vista a disponibilização de autotestes em farmácias e drogarias da cidade.

“Orientamos aos arapiraquenses que realizarem os autotestes, que procurem os serviços de saúde quando o resultado der positivo, independente de estarem apresentando sintomas leves. Isso é importante para a saúde da coletividade e para termos o conhecimento de maneira mais assertiva sobre a situação da Covid-19 em nosso municipio”, informou o coordenador Evandro Melo.

Segundo ele, também houve aumento na média de atendimentos a pessoas com sintomatologia gripal. Quando comparado os últimos 15 dias, a média subiu cerca de 77%, saltando de 40 para 70 atendimentos diários.

Uso de máscaras

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Epidemiologia reforça a importância do uso de máscaras para aquelas pessoas que estiverem apresentando sintomatologia de síndrome gripal.

“Apesar do uso de máscara não ser mais obrigatório, se você estiver apresentando sintomas como tosse, coriza e falta de paladar, use-a para proteger as outras pessoas”, explicou a coordenadora Salésia Moreira.

É importante destacar que as Unidades Básicas de Saúde estão funcionando normalmente e atendendo a todos os casos de síndrome gripais.

“Sentiu alguns dos sintomas da Covid-19 ou de quaisquer outra síndrome gripal, procure sua UBS de referência”, concluiu Salésia.

Árbitro arapiraquense Alexandre Américo morre após perder luta para o câncer

  • Redação
  • 07/06/2022 20:12
  • Cidade

Morreu nesta terça-feira (7) o árbitro de futebol Alexandre Américo Praxedes, que há cerca de quatro anos lutava contra um câncer de intestino que se alastrou para o peritônio.

Além do tratamento, ele já havia realizado algumas cirurgias na tentativa de combater a doença e grande parte do tratamento foi custeado com recursos próprios. Em 2020, familiares e amigos realizaram uma campanha para custear o tratamento.

Alexandre era arapiraqeunse, morava no bairro Zéli Barbosa, era casado e tinha duas filhas.

O horário e local do velório e sepultamento ainda não foram divulgados.

Arapiraca recebe mais dois caminhões-compactadores do governo de Alagoas

  • Assessoria
  • 31/05/2022 19:24
  • Cidade
Novo caminhão compactador para recolhimento do lixo
Novo caminhão compactador para recolhimento do lixo

O município de Arapiraca recebeu, na tarde desta terça-feira (31), mais dois caminhões-compactadores do governo do estado, por meio do programa Fortalece Alagoas.

Na semana passada, o governador Paulo Dantas esteve no Centro Administrativo Municipal para entregar dois caminhões-compactadores e dois caminhões-pipa.

Com isso, o município recebeu um total de seis veículos, sendo quatro compactadores e dois caminhões-pipa, que serão utilizados nos serviços públicos na cidade e nas localidades do meio rural de Arapiraca.

A secretária Carolina Valeriano recebeu as chaves dos veículos das mãos do governador Paulo Dantas, que chegou ao Centro Administrativo Municipal acompanhado do ex-governador Renan Filho, deputado estadual Ricardo Nezinho e da prefeita de Batalha, Marina Dantas.

Também participaram do ato de entrega, os vereadores Léo Saturnino, Vicente do Remédio, Zé Carlinhos, Fabiano Leão e Márcio do Canaã.

Casa desaba em Arapiraca. Pai, mãe e criança sobrevivem após ficarem sob os escombros

  • Redação
  • 31/05/2022 19:21
  • Cidade

Uma família viveu momentos de terror depois que uma casa desabou nesta segunda-feira (30), no Sítio Cajarana, zona rural de Arapiraca. Vizinhos estão realizando uma campanha para arrecadar doações (veja ao final da matéria).

No momento do acidente, provocado pelas fortes chuvas que atingem o estado, uma mulher identificada como Sandra, o marido dela e uma criança de três anos, filho do casal, estavam no imóvel.

De acordo com informações repassadas por populares, a casa da família, de origem humilde, fica localizada em um terreno cedido por um morador da região, no quintal de sua casa.

A mulher estava deitada na cama quando a situação aconteceu e apresentava inchaço em uma das pernas quando foi levada para uma unidade de saúde. O marido e a criança não sofreram ferimentos.

Para quem quiser ajudar a família, a chave do PIX é o CPF 076.103.224-07, em nome de Suzana Araújo da Silva, esposa de um vizinho que está coordenando a campanha.

O contato de Sandra é o (82) 99617-0396. É preciso fazer ligação ou mandar áudio pelo WhatsApp, pois ela não sabe ler e escrever.

 

Chuvas intensas afetam atividades do novo sistema adutor do Agreste

  • Redação
  • 25/05/2022 08:21
  • Cidade

As chuvas intensas verificadas durante os últimos dias na região de Traipu afetaram o ritmo do tratamento de água do Sistema Adutor do Agreste. Foi o que informou o supervisor do Centro de Controle Operacional Paulo Felipe Barbosa, da Agreste Saneamento, empresa responsável pela operação do sistema e parceira da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

De acordo com o supervisor, o volume das precipitações provocou alterações na cor e na turbidez da água bruta captada na estação de captação de Traipu. “Dessa forma, para garantir que a água distribuída esteja de acordo com padrões de potabilidade, estamos executando um controle da vazão de captação”, pontuou Barbosa.

O supervisor explicou também que o sistema de abastecimento deverá retomar a vazão normal de produção do líquido à proporção em que a água bruta retome seu aspecto padrão de cor e turbidez.

Nesse entretempo, é possível que ocorram irregularidades no fornecimento de água de Craíbas e Igaci, bem como nos bairros da parte alta de Arapiraca: Senador Arnon de Melo, Alto do Cruzeiro, Baixa Grande, Brasiliana, Bom Sucesso, Caititus, Capiatã, Cavaco, Cohab Nova, Cohab Velha, Eldorado, Jardim Maria, Jardim Esperança, Novo Horizonte, Planalto, Santa Edwirges, Santa Esmeralda, Senador Nilo Coelho, Senador Teotônio Vilela e Vila São Vicente.

Caçamba carregada com brita tomba na Avenida José Alexandre após problema mecânico

  • Redação
  • 24/05/2022 07:02
  • Cidade

Nesta segunda-feira (23) uma caçamba carregada de brita tombou às margens da Avenida José Alexandre, trecho urbano da rodovia AL-220, em Arapiraca.  De acordo com informações de algumas pessoas, que presenciaram o acidente, o condutor informou que a direção quebrou e ele perdeu o controle do veículo, causando o acidente no trecho da Folhinha.

Com o tombamento, a caçamba caiu numa pequena ribanceira, que acessa o terreno de uma loja de piscinas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e socorreu o motorista até o Hospital de Emergência do Agreste. Ele apresentou algumas escoriações.

A Polícia Militar esteve no local para os procedimentos cabíveis.

 

Parte de Arapiraca e municípios vizinhos terão abastecimento d'água suspenso por 48h

  • Redação com Ascom Casal
  • 16/05/2022 10:45
  • Cidade
Foto: Assessoria
Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal)
Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal)

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Agreste Saneamento informam que, nos dias 17 e 18 de maio, haverá uma parada programada no Sistema Coletivo do Agreste, para a realização de serviços de limpeza e manutenção de equipamentos. A medida é necessária para garantir o funcionamento adequado do sistema e evitar prejuízos ao abastecimento da população.

As atividades serão realizadas na Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro do Gaia, na Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT-1), ambas situadas em São Brás, na EEAT de Campo Grande e nas adutoras. 

A manutenção preventiva do Sistema Coletivo do Agreste é para melhorar o abastecimento das seguintes cidades: São Brás, Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Coité do Nóia e parte baixa de Arapiraca. Vale destacar, no entanto, que durante a realização do serviço, estas localidades, bem como suas respectivas comunidades rurais, ficarão com o fornecimento de água temporariamente interrompido.

Após a conclusão dos trabalhos, o sistema será reativado e o abastecimento será retomado de forma gradativa, necessitando de aproximadamente 48 horas para a regularização nas áreas urbanas.

A Casal disponibiliza aos moradores o número 0800 082 0195, que é Call Center e recebe ligações gratuitas de celular, das 7h às 20h, em caso de necessidade e mais informações. O mesmo número também está disponível no aplicativo de mensagens WhatsApp, por meio do qual o cliente tem acesso a diversos serviços da Companhia.