Agreste

Jovens cientistas limoeirenses se preparam para representar AL em evento nacional no RJ

  • Redação
  • 22/10/2022 09:44
  • Agreste

Pela segunda vez, alunos da Escola Estadual Francisco Domingues, situada no município de Limoeiro de Anadia, representaram o estado de Alagoas na 16ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Neste ano a escola teve uma preparação específica para participar do evento, implementando a disciplina eletiva de Amostra de Foguetes, ministrada pelos professores Micaely Miranda e Romário Lima, que foi de fundamental importância para que a escola, mais uma vez, viesse a ser destaque nacional na competição que é a nível nacional.  

Em 2015 a escola Francisco Domingues foi a primeira a representar o Estado de Alagoas no Rio de Janeiro, com a representação da Professora Micaely Miranda. Esse ano mais uma vez em parceria com o professor Romário conseguiram trazer medalhas de ouro de Alagoas, mostrando que é possível desenvolver ciência fora dos grandes centros brasileiros.

Na edição deste ano o grupo de alunos limoeirenses projetou e lançou um foguete construído totalmente à base de material reciclável (garrafa pet). O artefato atingiu 293 metros de altura.

Baseados nos conhecimentos adquiridos em sala de aula, os jovens cientistas utilizaram apenas bicarbonato de sódio e vinagre para lançar o foguete. Antes da prova prática os alunos participaram de provas escritas relacionadas ao tema, que ainda incluiu assuntos como astrofísica, astrologia, entre outros.

Dos 50 alunos inscritos, 29 foram medalhas de ouro. Desses, a escola irá levar em novembro duas equipes para competirem com os alunos a nível nacional, na cidade Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, onde Limoeiro será representada pelos professores Micaely Miranda, Romário Lima e as alunas Letícia e Rauana.

 

O intuito do projeto é instigar os alunos a serem leitores, pesquisadores e futuros cientistas, contribuindo de maneira efetiva na sociedade.

Conagreste anuncia adesão de dois novos municípios convenentes

  • Assessoria
  • 19/10/2022 09:29
  • Agreste

O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) ganhou a adesão de dois novos municípios convenentes, Campo Alegre, no Sul de Alagoas; e Santana do Ipanema, no Sertão do estado.

O município de Campo Alegre formalizou sua adesão no último dia 07 de outubro. Já Santana do Ipanema, oficializou nesta segunda-feira (17). As gestões municipais das duas cidades estavam com a lei de adesão ao Conagreste tramitando em seus respectivos Poderes Legislativos, aguardando a aprovação e sanção de seus Executivos.

Com a adesão, Campo Alegre e Santana do Ipanema terão uma série de vantagens como: a integração a soluções compartilhadas de demandas importantes, adesão ao Serviço de Inspeção Municipal, de produtos de origem animal, gerido e executado pelo Consórcio - o SIM/Conagreste, entre outras ações voltadas para o desenvolvimento municipalista.

O presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, ressaltou a importância da adesão dos novos municípios convenentes e disse que o Consórcio está apto e comprometido a realizar e oferecer ações e muito trabalho para o benefício dos municípios que o integram.

“É uma satisfação imensa ter Campo Alegre e Santana do Ipanema entre os nossos municípios. São duas adesões importantes e muito felizes para o Conagreste. Ressaltamos que estamos à disposição para atendê-los e atuarmos juntos, para fortalecer, cada vez mais, essas parcerias. É uma grande satisfação tê-los conosco”, disse Marlan Ferreira.

“Desejamos boas-vindas aos dois municípios e agradecemos aos seus prefeitos, Nicolas Pereira, e Christiane Bulhões, respectivamente. Também aos secretários, técnicos e representantes municipais, assim como ao Legislativo Municipal- pela aprovação da lei, pela confiança depositada no Conagreste”, pontuou o presidente do Conagreste.

Ação humanitária da LBV chega a Arapiraca e Taquarana com mais de 3 toneladas em alimentos

  • Assessoria
  • 18/08/2022 10:59
  • Agreste

Os números demonstram um triste acréscimo da fome no Brasil. E não é novidade que esse assunto vem afetando os brasileiros. São mais de 66 milhões de pessoas com algum tipo de insegurança alimentar no país, dados segundo do relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgado em julho/22. 

Há muitos esforços para amenizar a fome que está impactando a população; cada uma ajuda à sua maneira, contribuindo para reverter esse cenário. Nesse sentido, a Legião da Boa Vontade (LBV), Entidade que há mais de 72 anos promove ações no combate à fome, além de assistir milhares de famílias em serviço em sua Unidade socioassistencial em Maceió/AL, a In chega a Arapiraca e Taquarana.

Neste sábado, 20 de agosto, às 8h30, a LBV com o apoio da Casa de Caridade, vai assistir 114 famílias do Planalto, Vila Contente e Comunidade Quilombola Sítio Carrasco. Logo mais às 12h30, como comunidades de Capiatã e Brisa do Lago, com a parceria da Associação Comunitária A Voz de Deus é a Voz do Povo.

Às 14h, a Caravana da Boa Vontade segue estrada para Taquarana para atender mais 100 famílias das comunidades do Quilombolo Mameluco e Sítio Aja Pau, amparadas pela Associação Solidária e De Desenvolvimento Cultural de Taquarana – Asdcut.

Ao todo a Campanha Diga SIM da LBV, faz entrega de 3 toneladas e 200 quilos em 214 cestas de alimentos para amenizar os desafios socioeconômicos enfrentados por todas as pessoas que essas localidades no combate à fome.

A LBV e você são a Esperança de milhares de famílias!

A Solidariedade não pode parar.

Faça parte dessa força-tarefa para levar assistência humanitária e esperança aos que mais necessitam nesse momento de tantos desafios.

Doe acessando o site www.lbv.org.br ou fazer uma transferência bancária pelo PIX: [email protected]

Prefeitura de Traipu concede auxílio emergencial a agricultores e produtores familiares

  • Assessoria
  • 16/08/2022 14:22
  • Agreste

Com o intuito de atenuar as dificuldades enfrentadas pelos agricultores e produtores da agricultura familiar do município, ocasionadas por fortes chuvas registradas na região nos últimos meses, a Prefeitura Municipal decidiu conceder um auxílio financeiro para a categoria, para dar apoio e mitigar os impactos socioeconômicos.

A gestão municipal criou a Lei nº 821, de 1º de agosto de 2022, devidamente aprovada pelo Poder Legislativo e sancionada pelo prefeito, Lucas Santos, voltada a atender as necessidades emergenciais dos agricultores atingidos pelas enchentes, conforme relatórios técnicos da Assistência Social e Defesa Civil e mediante a situação de emergência decretada no Município.

A Lei integra o Programa "Retomada do Crescimento Traipuense",  que além de propiciar auxílio financeiro de forma extraordinária e emergencial, para o agricultor familiar e empreendedor familiar rural, também facilita o acesso dos beneficiados outros auxílios e recursos destinados a contribuir para a continuidade de suas atividades. O auxílio tem o valor de R$1.000,00.

O prefeito de Traipu, Lucas Santos, salientou que os benefícios previstos na lei municipal são exclusivamente para os agricultores e empreendedores da agricultura familiar atingido por eventos que culminaram na decretação do estado de emergência.

"Criamos a lei pensando em amenizar os prejuízos financeiros dos agricultores atingidos chuvas, que de alguma forma teve suas plantações e produções, danificadas, perdidas ou comprometidas por conta das chuvas. É uma maneira que encontra de assegurar que eles têm uma certa segurança financeira para passar por esse período difícil, junto aos seus familiares", frisou Lucas Santos.

Serão considerados, para os efeitos desta lei, desastre ou incidentes causados pelas fortes chuvas ocorridas nos meses de maio e junho de 2022. Além de residir em Traipu, os agricultores e empreendedores rurais familiares também devem ter sido identificados e cadastrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social ou pela Defesa Civil do Município como prejudicados pelas chuvas torrenciais.

São beneficiários, devem ter área de até 4 módulos fiscais, ter renda familiar mínima e utilizar predominantemente mão de obra familiar.

Arapiraca e outras 40 cidades de AL estão com o fornecimento de água comprometido

  • Assessoria
  • 04/07/2022 15:29
  • Agreste
Foto: Assessoria
Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal)
Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal)

Devido as chuvas intensas que foram registradas nos últimos dias e nesta segunda-feira (04), a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa à população que a chuva levou grande quantidade de lama e sedimentos para diversos mananciais em todas as regiões do Estado, elevando o nível de turbidez, prejudicando o processo de tratamento e, também, atingindo as estações da empresa, inclusive com danos a equipamentos.

Por esse motivo, a Companhia precisou suspender temporariamente as atividades de alguns sistemas de abastecimento e, por isso, 42 cidades seguem com deficiência ou paralisação do serviço de fornecimento de água tratada.

Confira abaixo, por região, a situação de cada cidade.

Na Bacia Leiteira, o Sistema Coletivo que atende à localidade foi paralisado, ainda no fim de semana, em virtude da alta turbidez da água do Rio São Francisco, prejudicando 18 cidades. Na mesma região e pelo mesmo motivo, o sistema individual de abastecimento de Belo Monte também foi paralisado.

Recebem água do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira as seguintes cidades: Batalha, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

Na região Agreste, os dois Sistemas Coletivos também estão paralisados desde o fim de semana devido à alta turbidez da água do Rio São Francisco. Com isso, Arapiraca e outras nove cidades ficam prejudicadas. São elas: São Brás, Girau do Ponciano, Olho D’água Grande, Campo Grande, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Coité do Nóia, Craíbas e Igaci.

Na mesma região, Traipu, que tem um sistema individual de abastecimento, também está com o serviço suspenso em virtude da qualidade da água do rio e da grande quantidade de entulho que atingiu o equipamento de captação. Já Igreja Nova está com uma adutora rompida e várias áreas alagadas pelas chuvas, que impedem a manutenção da tubulação.

Na Região Serrana, o serviço de fornecimento de água tratada está paralisado, temporariamente, nas seguintes localidades: Palmeira dos Índios, Capela, Quebrangulo e Maribondo. Nessas cidades, os sistemas foram afetados pelas chuvas, que danificaram equipamentos e causaram o rompimento de adutoras e, também, prejudicaram a qualidade da água bruta nos mananciais.

Na região Leste e Zona da Mata, o abastecimento está comprometido em Ibateguara, Novo Lino e Jundiá, em virtude da qualidade da água bruta, e em Japaratinga, por conta de uma adutora rompida. Na mesma região, estão com o abastecimento de maneira parcial ou em recuperação nesta segunda-feira (4): Jacuípe, Matriz de Camaragibe e Passo de Camaragibe.

Na Região Metropolitana de Maceió, as chuvas atingiram os sistemas produtores de água de: Murici, que está sem abastecimento em razão da qualidade da água e de danos aos equipamentos e estações da Companhia; Messias, onde a captação do Osório está comprometida; e Rio Largo, cuja captação que atende aos conjuntos Jarbas Oiticica e Antônio Lins opera com redução de vazão em virtude também da qualidade da água bruta.

Técnicos da Casal seguem monitorando a qualidade da água bruta em todos esses mananciais e, tão logo for possível, o líquido será aduzido, tratado e distribuído novamente à população.

Enquanto isso, a Casal solicita encarecidamente que os moradores economizem água. Em caso de dúvidas, eles devem ligar para o Call Center 0800 082 0195.

*com Assessoria

Chuvas: Limoeiro de Anadia já tem 80 famílias desalojadas e mais 11 desabrigadas

  • Assessoria
  • 04/07/2022 15:24
  • Agreste
Foto: Assessoria

As fortes chuvas que caíram na madrugada do último sábado (2), levaram o caos e destruição ao município de Limoeiro de Anadia, que amanheceu o domingo praticamente ilhado, gerando entre os moradores um grande temor .

No último dia 25 de maio, logo após a primeira forte chuva que afetou o município, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia havia declarado situação de emergência.

Desta vez, com uma força maior, os rios Coruripe e Santa Cruz transbordaram, causando inundações e danificando a estrutura da ponte que dá acesso ao município, tendo que ser interditada para resguardar a segurança das pessoas.

O Município mobilizou todos os órgãos para dar suporte às ações de Defesa Civil para prevenção de desastres.

Até o momento são mais de 80 famílias desalojadas e mais de 11 famílias desabrigadas.

As famílias foram acolhidas nas escolas e a Prefeitura de Limoeiro de Anadia está dando todo suporte necessário, a exemplo de abrigo e alimentação.

Na manhã de hoje (4), com a diminuição do nível do rio, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura iniciaram as limpezas das áreas danificadas, sendo elas: comunidade da Baixa e Povoado Tipí.

O Município agradece a Prefeitura de Arapiraca que, através da Secretaria de Infraestrutura, vem dando suporte com carros pipa, caçambas e retroescavadeiras, ao tempo que pede a colaboração de todos no sentido de arrecadar donativos e agasalhos para as famílias desabrigadas.

Chuvas afetam abastecimento de água em municípios do Agreste

  • Assessoria
  • 07/06/2022 20:07
  • Agreste
Paulo Rios
Rompimento de adutora prejudica abastecimento de cidades sertanejas
Rompimento de adutora prejudica abastecimento de cidades sertanejas

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa parceira Agreste Saneamento informaram nesta terça-feira (7) que, devido às intensas chuvas dos últimos dias voltaram a impactar a produção de água tratada nos dois sistemas de abastecimento que atendem aos municípios do Agreste. 

“Tanto o Sistema Coletivo quanto o Adutor do Agreste precisaram ser paralisados hoje devido a dificuldades no tratamento do líquido bruto, aquele que é captado em mananciais para depois ser tratado”, explicou o coordenador de Produção e Distribuição da Casal Denylleydson Gracindo, com base em relatório repassado pela Agreste Saneamento, empresa que opera os sistemas.

De acordo com ele, a enorme quantidade de material sólido carreado pelas chuvas para o Rio São Francisco — do qual se capta o líquido nas captações de Traipu (Sistema Adutor do Agreste) e do Morro do Gaia (Sistema Coletivo do Agreste) — afetou a cor e a turbidez da água, dificultando sobremaneira o processo de tratamento.

A suspensão temporária da operação dos sistemas segue recomendações da legislação que regula o abastecimento, a qual proíbe a distribuição de água fora dos padrões de consumo. A Casal e a Agreste Saneamento seguem monitorando a qualidade da água bruta do Rio São Francisco para, tão logo seja possível, retomarem as atividades.

Com a paralisação do tratamento, a distribuição de água fica deficiente em São Brás, Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Coite do Noia e bairros da parte baixa de Arapiraca, todos contemplados pelo Sistema Coletivo do Agreste; o serviço também fica afetado em Craíbas, Igaci e na parte alta de Arapiraca, esses atendidos pelo Sistema Adutor do Agreste.

A Casal e a Agreste Saneamento já disponibilizaram carros-pipa para assegurar a disponibilidade de água em prédios públicos e hospitais.

Sistemas isolados de abastecimento

O abastecimento de Taquarana também foi paralisado nesta terça-feira (7). Nesse caso, devido a problemas elétricos na captação do sistema que atende exclusivamente ao município. Equipe técnica da Casal vai efetuar o diagnóstico da situação ainda na tarde de hoje e, a partir dos resultados obtidos, atuar para a retomada das atividades.

Em Traipu, o abastecimento está afetado devido à grande quantidade de matéria sólida carreada pelo São Francisco para a estação de captação da cidade. A Casal segue realizando limpezas para viabilizar o restabelecimento do serviço.

O fornecimento de água de Campo Alegre, por sua vez, está impactado devido à interrupção nas atividades de um dos poços tubulares profundos que contribuem para o montante de água distribuída no município. As equipes da Casal já estão trabalhando para reativar a unidade produtora de líquido.

*Com assessoria

Alagamento interdita trecho da rodovia AL 115 entre Arapiraca e Lagoa da Canoa

  • Redação
  • 03/06/2022 19:34
  • Agreste

Em virtude das fortes chuvas que caíram nesta sexta-feira (3) na regiao Agreste do estado, um trecho da rodovia AL115, entre as cidades de Arapiraca e Lagoa da Canoa, ficou interditado por algumas horas no período da tarde por causa do alagamento e da correnteza da água. Por volta das 17h o nível das águas baixou e o trecho foi liberado.

Outros pontos

Já na rodovia AL220, nas proximidades do povoado Capim, zona rural de Arapiraca, a força das águas deixaram o trecho completamente alagado, dificultando o tráfego de veículos.

Já no município de Olho D’Água Grande, a via de acesso à cidade foi interditada por causa do acúmulo de água e de um riacho que transbordou.

O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e as polícias seguem monitorando. Em caso de emergência, ligar para o 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 190 (Polícia Militar).

Feira Grande fica isolada após desabamento de ponte na AL 485, principal acesso à cidade

  • Adalberto Custódio
  • 03/06/2022 19:25
  • Agreste

No final da tarde desta sexta-feira (3) uma ponte localizada na rodovia AL 485, que liga Arapiraca a Feira Grande desabou por conta da força de uma enxurrada provocada pelas chuvas, que se intensificaram nas últimas horas na região.

A queda da ponte foi registrada num trecho da rodovia, próximo ao povoado Baixa da Onça, zona rural de Arapiraca. O desabamento da ponte assustou motoristas e pedestres que passavam pelo local, porém ninguém ficou ferido

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) foi acionado para as providências cabíveis e a população deve procurar vias alternativas e manter o cuidado.

Defesa Civil e MVV realizam simulado de emergência da barragem no próximo sábado em Craíbas

  • Assessoria
  • 17/05/2022 21:59
  • Agreste

Na Mineração Vale Verde (MVV), o primeiro empreendimento de metais básicos de Alagoas, a Segurança está sempre em primeiro lugar.

Por isso, haverá ainda neste semestre de 2022 o 1º Simulado de Emergência da Barragem da Mina Serrote, tendo à frente a Defesa Civil como realizadora da ação, juntamente à MVV.

O evento ocorrerá a partir das 14h do próximo dia 21/05, um sábado. O intuito foi escolher um dia que pudesse contar com a participação do maior número possível de famílias das comunidades envolvidas nesta dinâmica.

O simulado em si é uma exigência da legislação vigente no país, exercício este que até o dia de sua realização será devida e amplamente divulgado em rádios locais, carro de som, comunicação face a face, faixas de rua e ligações telefônicas para moradores, além de cards nas redes sociais oficiais da empresa e informes em grupos de WhatsApp das partes interessadas.

Foram convidadas para este evento as Defesas Civis de Arapiraca e Craíbas e do Estado de Alagoas; o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Alagoas; o 7º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) de Alagoas; os órgãos ambientais municipais; a Agência Nacional de Mineração (ANM); os profissionais habilitados da MVV e os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS), localizada nas comunidades rurais do Salgado, Volta, Assentamento Cachoeira, Poço das Pedras e Abóboras, todas elas em Craíbas, estando a 10 km abaixo da Barragem Serrote. É fundamental que as pessoas previamente convidadas participem deste evento.

Além dos diálogos sociais realizados com as famílias da Zona de Autossalvamento, com o objetivo de manter todos e todas engajados e esclarecidos sobre as informações de segurança e ações preventivas realizadas por nossa empresa, a MVV, também, através do Programa de Visita Institucional Portas Abertas, já apresentou o processo de retirada e beneficiamento do concentrado de cobre e a segurança da estrutura para estas famílias, para que pudessem confirmar pessoalmente as informações prestadas pela empresa, a fim de que não haja dúvidas sobre a segurança da Barragem Serrote.

“Vale destacar que a estrutura da nossa Barragem Serrote é segura, sendo ela monitorada 24h/dia, durante os sete dias da semana, incluindo feriados e finais de semana, tanto por câmeras de altíssima resolução, como por nossos profissionais habilitados que fazem inspeções de rotina diárias, verificando cada detalhe in loco, primando sempre pela Segurança dos nossos empregados, empregadas e dos moradores da região. Vale esclarecer que este simulado, como o próprio nome sugere, é apenas uma simulação para o quadro de um possível cenário de crise. A medida se dará para que estejamos todos e todas preparados para qualquer eventualidade, ainda que esse cenário seja remoto, pois a barragem da MVV foi construída pelo método mais seguro e moderno existente no mercado”, diz Tony Lima, gerente geral de Operação da Mina Serrote.

Em suma, segundo Tony, não há qualquer indício de rompimento da Barragem Serrote, que ainda se encontra em sua fase inicial.

Como reforço informativo, para que todos estejam cientes da ação, na próxima quarta-feira (18), às 14h, haverá um Seminário Orientativo sobre o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), apresentando cada minúcia deste documento para garantir aos moradores participantes que todos os cuidados estão sendo tomados e perdurarão durante os 14 anos de permanência da Mina Serrote no Agreste alagoano. O Seminário ocorrerá no sítio Salgado, em área ao lado da fazenda do Sr. José Alexandre, em Craíbas.

A MVV reforça, desse modo, o compromisso de manter a Segurança como seu principal valor, dentro e fora da empresa, primando pelo bem mais precioso dos nossos empregados(as), terceirizados(as) e moradores(as) da região vizinha ao empreendimento: a vida.

SOBRE A APPIAN BRAZIL

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado no sul da Bahia – e a Mineração Vale Verde (MVV) – empreendimento de cobre com operação no Agreste alagoano.

A Appian Brazil e todos os seus ativos possuem o compromisso com as melhores práticas ESG, incluindo a conformidade com os Princípios do Equador e os Padrões de Desempenho da IFC sobre Sustentabilidade Social.

Agreste Saneamento celebra uma década de atuação em Alagoas

  • Assessoria
  • 29/04/2022 08:21
  • Agreste

Uma década de empenho e muitas conquistas: a Agreste Saneamento, empresa controlada pela Iguá, celebra dez anos de atuação em Alagoas por meio da Parceria Público-Privada (PPP) com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). 

São cerca de 400 mil pessoas beneficiadas pelo trabalho de mais de 100 colaboradores que se revezam diuturnamente para garantir que a água chegue às torneiras com qualidade e confiabilidade.

Os resultados são expressivos e demonstram o comprometimento dos times da Agreste com os 10 municípios atendidos. Ao longo dessa década, o volume de água ofertado à população dobrou: de 1.500 m³/h em 2012 para 3.000 m³/h atualmente. Mais de 2,4 milhões de análises realizadas atestam que o líquido está em condições ideais para consumo. 

Além disso, alcançou-se a marca de 1,3 milhão de serviços prestados à comunidade - que vão desde leituras, padronização de hidrômetros, a novas ligações.

Outro dado que chama a atenção é o volume de água recuperada. Apenas entre 2019 e 2021 foram mais de 500 mil metros cúbicos que seriam desviados da rede, não chegando ao
destino esperado. As atividades desenvolvidas são periódicas e auxiliam no fortalecimento do consumo responsável, além de intensificar o controle do sistema.

Implantada em 2012, a operação da Iguá em Alagoas realizou aporte de investimentos, construções de novas unidades e melhorias das existentes, desenvolvimento de projetos e programas na área da sustentabilidade e responsabilidade social. A diretora geral da Agreste Saneamento, Angela Lins comemora os resultados. Ela destaca o compromisso da companhia com o desenvolvimento da região.

“São dez anos de muito trabalho e cuidado com a água e a população. Sabemos que o recurso possui papel fundamental na melhoria dos índices sociais, impulsionamento da economia e transformação social e temos um orgulho enorme de fazer parte desse projeto de mudança na realidade de tanta gente”, destaca a gestora.


O sentimento é compartilhado pelo presidente da Casal, Clécio Falcão. A parceria, segundo ele, tem gerado benefícios contínuos para a população. E os investimentos seguem em ritmo acelerado.

“Por meio da PPP entre a Casal e a Agreste Saneamento, revitalizamos o Sistema Coletivo do Agreste, que tem captação e ETA em São Brás e construímos um novo Sistema Coletivo, com captação em Traipu e ETA em Arapiraca. Assim, pudemos dobrar a produção e distribuição de água aos moradores das 10 cidades atendidas. Paralelamente a isso, estamos  fazendo investimentos complementares, de modo a melhorar a distribuição e, assim, garantir maior oferta aos usuários. Sabemos que água é saúde, é qualidade de vida e conforto para as pessoas”, pontua Clécio Falcão.

Reconhecimento

As conquistas refletem a preocupação no engajamento e excelência em todas as atividades executadas pela operação. Em 2021, foi eleita pela quarta vez consecutiva uma das
melhores empresas para se trabalhar em Alagoas.

Além do destaque obtido com o GPTW, a Agreste Saneamento foi reconhecida em nacionalmente duas vezes em 2021. Com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS) pela eficiência nos processos recebendo o troféu “Quíron Bronze”, que demonstra compromisso com a excelência nos serviços prestados. Esta é a primeira vez que a operação da Iguá Alagoas participa. E também na 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade, da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) sendo premiada nas categorias Inovação Técnica e Sociedade e Consumidores por duas iniciativas desenvolvidas no agreste alagoano.

Em 2020, o Instituto Trata Brasil, Organização Não Governamental (ONG) mais importante do setor no país, premiou a operação no evento “Casos de Sucesso em Saneamento Básico – Municípios e Parcerias Público-Privada”, juntamente com a consultoria GO Associados. Além da Agreste, outros sete exemplos positivos do país foram reconhecidos pelo esforço e avanço no acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), elegeu em 2018 a operação da Iguá em Alagoas como uma das empresas que se destacaram na preservação ambiental.

“Os resultados são frutos de um esforço contínuo e da soma de programas institucionais geridos no âmbito da gestão de pessoas e valorização profissional, que envolvem aspectos como aperfeiçoar as rotinas de trabalho, otimizar o relacionamento interpessoal, promover inovação e engajamento”, esclarece Angela Lins.

Transformação social

Projetos como o Agreste Rural promovem impacto social e estão diretamente ligados à preservação ambiental. A iniciativa consiste na doação das mantas de polipropileno utilizadas no tratamento da água. Ao fim da vida útil na operação, as mantas são 100% reutilizadas por meio de doações para agricultores familiares. O material serve para a adoção de técnica conhecida como “mulching”, uma forragem do solo que visa à proteção das plantas. Com isto, conseguem uma economia de 40% na irrigação e produtos livres de agrotóxicos.

Ao todo, 22 agricultores familiares estão cadastrados e recebem periodicamente o item. O sucesso é tanto, que o projeto já foi tema de três pesquisas de Mestrado sobre a viabilidade e uma cartilha técnica produzida este ano pelos pesquisadores.

E não apenas as mantas são reutilizadas. O lodo gerado no tratamento da água também é reciclada e vira matéria-prima para a produção de tijolos ecológicos em duas olarias do interior do estado. A iniciativa faz parte de uma série de ações que a empresa desenvolve para gerar o mínimo de resíduo: atualmente, apenas os materiais orgânicos vão para o lixo, todo o resto ganha destinação sustentável.

No âmbito da educação ambiental, às crianças, adolescentes e adultos dos municípios atendidos pela Agreste são alcançados pelo projeto Agreste Itinerante e as visitas técnicas. Ambos explicam de forma personalizada a cada faixa etária a importância do cuidado com a água, os caminhos de captação e tratamento até às torneiras, além da necessidade de seu uso sustentável e preservação.

“É gratificante alcançar diversos segmentos das áreas onde atuamos e promover ações que façam a diferença na comunidade. Além destes, existem as doações de cestas promovidas pelas equipes e apoiadas pela Iguá, plantio de mudas, enfim, diversas iniciativas que formam uma rede de cuidado e comprovam o nosso compromisso em promover a transformação social”, salienta Angela Lins.

Sobre a Agreste Saneamento

A Agreste Saneamento, operação do Grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) desde 2012 - através de uma parceria público-privada (PPP) - com duração de 30 anos. O objetivo é universalizar o acesso da população a água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil pessoas. 

É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Alagoas, de acordo com a pesquisa realizada pelo Great Place to Work Brasil (GPTW) nos anos de 2018, 2020 e 2021. Em 2020, recebeu o destaque nacional entre as 100 melhores empresas de pequeno porte do país pela Revista Pequena
Empresas, Grandes Negócios e GPTW. Também foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”. Em 2021, recebeu o troféu “Quíron Bronze” no Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS) pelo compromisso com a excelência nos serviços prestados. Já na 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) a operação da Iguá em Alagoas foi premiada nas categorias Inovação Técnica e
Sociedade e Consumidores por duas iniciativas desenvolvidas no agreste do estado.

Sobre a Iguá Saneamento

Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. 

Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Motorista perde controle da direção e veículo fica pendurado em mureta da barragem da Bananeira

  • Redação
  • 17/04/2022 08:29
  • Agreste
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um carro ficou dependurado na mureta de proteção de uma barragem localizada no Povoado Bananeiras, zona rural de Arapiraca, Agreste alagoano. O acidente aconteceu no início da tarde deste sábado (16). Ninguém se feriu.

De acordo com relatos de testemunhas, o condutor de uma caminhonete , modelo Toyota Hillux de cor prata, seguia pela via quando perdeu o controle da direção do veículo, que foi para em cima da mureta de proteção da barragem.

Não há informações sobre as circunstâncias em que o acidente aconteceu, nem sobre o que teria feito o motorista perder o controle do veículo.

O motorista não foi localizado no local e o automóvel dependurado chamou a atenção de outros motoristas e de quem passava pelo local.

Marlan Ferreira realiza tradicional entrega de peixe às famílias de Limoeiro de Anadia

  • Assessoria
  • 14/04/2022 08:47
  • Agreste

A Prefeitura de Limoeiro de Anadia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou cerca de 24 toneladas de peixes para os limoeirense se alimentarem na Semana Santa.

A ação, que beneficia milhares de famílias, foi realizada nesta quarta-feira (13) e contou a participação do prefeito Marlan Ferreira, do vice-prefeito e secretário de Saúde, Felipe Boró, da primeira-dama e secretária da Mulher, Eloísa Ferreira; da secretária da Assistência Social, Alana Wilma, demais secretários, vereadores e servidores do município.

De acordo com o prefeito Marlan Ferreira, a distribuição foi realizada casa a casa, da zona urbana à zona rural, mantendo a tradição.

“É muito gratificante manter a tradição da entrega de peixes da Semana Santa em nosso Município. Entregar casa a casa, conversando com nossos munícipes e garantindo o alimento para todas as famílias se reunirem neste dia tão especial, muito me alegra. Aproveito para desejar a todo o povo limoeirense uma Semana Santa de comunhão, reflexão e muita paz", destacou Marlan Ferreira.

 

 

 

Teto de refeitório de escola desaba e por pouco acidente não causa tragédia em Belo Monte

  • Redação
  • 08/04/2022 09:48
  • Agreste
Belo Monte, Sertão de Alagoas
Belo Monte, Sertão de Alagoas

Por pouco, um acidente ocorrido no município de Belo Monte, no Sertão de Alagoas, não acabou em uma grande tragédia nessa quinta-feira (07), depois que o teto da Escola Municipal Raimunda Feitosa desabou, atingindo principalmente o refeitório e a cozinha da unidade escolar. 

A escola atende entorno de 400 alunos diariamente e o acidente ocorreu após os alunos do período da tarde deixarem a escola. Quando o teto desabou, apenas os funcionários estavam dentro da escola, preparando alguns cômodos para receber os alunos do período noturno. 

Por sorte, nenhum funcionário ficou ferido, mas ficaram abalados pelo susto. Informações obtidas pelo CadaMinuto dão conta que a escola municipal foi reformada há pouco menos de três anos e ninguém esperava que estrutura estava comprometida. 

“Poderia ter acontecido uma tragédia muito grande na cidade, já que o local onde teto caiu é usado pelos alunos para suas atividades recreativas. Se isso tivesse acontecido no horário da aula com certeza a notícia hoje poderia ser outra”, comentou um morador da cidade. 

Os moradores da cidade, que foram até a escola devido ao barulho, comentaram a qualidade colocada na madeira que estava segurança o teto da escola. “Essa escola foi reformada faz pouco tempo e o que estamos vendo é uma madeira sem qualidade, totalmente destruída pelo cupim”, completou o morador. 

A reforma foi executada na gestão do ex-prefeito Claudeval Santos com dispensa de licitação e teve um custo de R$ 120 mil. O local foi interditado para uma avaliação de toda a estrutura. 

Traipu: Operação flagra trabalhadores de pedreira vivendo em situação de escravidão

  • Redação c/ Ascom MPT/AL
  • 08/04/2022 09:40
  • Agreste
Fotos: Ascom MPT-AL

Uma pedreira localizada na zona rural de Traipu, em Alagoas, foi flagrada mantendo quinze trabalhadores em condições degradantes. O flagrante, ocorrido ontem (6), aconteceu durante operação realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental de Alagoas (BPA), Ministério Público do Trabalho (MPT), Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT/AL) e Agência Nacional de Mineração (ANM), com apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar.

Uma pessoa, que seria proprietária do local, foi detida pela polícia e conduzida à delegacia de Palmeira dos Índios. Ela não teria apresentado documentações para comprovar a legalidade da atividade na pedreira.

De acordo com as informações apuradas pelo setor de Perícias do MPT e pelo gabinete do 5º Ofício da Procuradoria do Trabalho, os trabalhadores não recebiam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e não possuíam água potável em condições de higiene para consumo. Os empregados também dormiam em alojamentos insalubres fornecidos pela pedreira. No local, não havia chuveiros, vestiários, armários e o espaço destinado a refeições era inadequado. 

O MPT constatou ainda que todos os trabalhadores laboravam sem assinatura em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o que caracteriza trabalho clandestino. A maioria dos trabalhadores é natural dos Municípios de Joaquim Gomes - alguns deles indígenas da tribo Wassu Cocal - e Pão de Açúcar, e já trabalhavam em pedreiras nestes municípios.

O procurador do MPT Rodrigo Alencar participou da operação e afirmou que a situação é típica de trabalho análogo à escravidão, na modalidade de trabalho degradante. “Trata-se de trabalho clandestino, em uma atividade penosa, a céu aberto, com uso de explosivos, sem uso de equipamentos de proteção individual, em alojamentos com condições precárias e sem água potável. Por todo o contexto, a situação é típica de trabalho análogo à de escravos”, explicou.

Também de acordo com relatos colhidos no local, cada trabalhador recebia entre R$ 500,00 e R$ 1250,00 quinzenalmente pela extração das pedras. A pedreira produzia cerca de 8 mil pedras por semana.

Além das irregularidades citadas, a equipe do MPT também constatou a ausência de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), falta de comprovação da realização de exames médicos, ausência de programa de gerenciamento de riscos, falta de plano de fogo e falta de treinamento sobre a preservação da segurança da saúde dos trabalhadores. Também foram verificadas instalações elétricas com partes expostas, o que oferece risco de choque elétrico.

O Ministério Público do Trabalho irá ajuizar uma ação civil pública junto à justiça, nos próximos dias, para reconhecer a situação como caso de trabalho análogo à escravidão. O objetivo do MPT é comprovar o vínculo de emprego desses trabalhadores e prosseguir com o apoio ao resgate dos empregados. Por meio do resgate, o MPT busca a rescisão indireta do contrato de trabalho dos empregados, o fornecimento de seguro-desemprego e indenização por dano moral individual e coletivo, além da regularização das condições de trabalho.

Suspeita de extração ilegal

Durante a operação, o Batalhão de Polícia Ambiental verificou a suspeita de extração ilegal de minério na pedreira. Também foram apreendidas arma de fogo e cativeiro de animais silvestres.

OAB vai acionar mineradora e Prefeitura de Craíbas após aparecimento de rachaduras

  • Assessoria
  • 17/03/2022 09:59
  • Agreste

A Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) vai acionar a mineradora Vale Verde, a Prefeitura de Craíbas e a Defesa Civil após o aparecimento de rachaduras supostamente provocadas pela atividade de mineração na região Agreste. Integrantes do colegiado estiveram no município de Craíbas e ouviram relatos de moradores sobre problemas ambientais próximos à Mina Serrote.

Os moradores afirmam que, desde a instalação da empresa, eles têm sido afetados pelo barulho e pela poeira gerada pelas explosões que ocorrem na mina. As explosões, segundo os relatos, acontecem no período da madrugada e também estariam provocando rachaduras em imóveis residenciais, além de estar prejudicando a criação de animais e ocasionando prejuízos à saúde física e mental das pessoas que moram na região.

A população afirma que, no momento de instalação da mineradora, houve divulgação do planejamento de desapropriar e indenizar os proprietários das casas que estão a uma distância de até 600 metros do perímetro da mina. Porém, segundo os relatos, apenas a área onde está sendo feita a exploração teria sido desocupada.

A OAB Alagoas foi acionada depois dos últimos protestos organizados por moradores. Estiveram presentes no município o presidente da Comissão Meio Ambiente e Urbanismo, Gilvan Albuquerque, além das advogadas Lorena de Medeiros e Cristina Reis, membros da comissão. No local foram identificadas fissuras e rachaduras em diversos graus, algumas com aparente risco iminente de desabamento, conforme fotos e vídeos registrados.

“A comissão tem feito e vai continuar fazendo o trabalho de oficiar os órgãos ambientais competentes para saber informações sobre a regularidade da mineradora e o cumprimento das condicionantes ambientais. Também iremos acionar a Prefeitura e a Defesa Civil, para que se manifestem e nos informem se foram provocados e quais medidas estão sendo tomadas para a proteção da população” explicou o presidente da comissão, Gilvan Albuquerque.

Craíbas ganha núcleo de autocomposição do MP para auxiliar na resolução de conflitos

  • Assessoria
  • 10/03/2022 10:42
  • Agreste

O município de Craíbas ganhou o Núcleo Setorial de Autocomposição, um colegiado formando por membros e servidores do Ministério Público do Estado de Alagoas. O lançamento do grupo foi realizado nessa quarta-feira (9), no auditório da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, naquela cidade, e contou com as presenças do procurador-geral de Justiça em exercício, Valter José de Omena Acioly, de vários promotores de Justiça e servidores do MPAL, do prefeito Teófilo Pereira e de representantes de 18 instituições públicas e do terceiro setor que atuam na região.

Ao público presente foram apresentados os projetos MP Empoderador, Empoderamento Digital e Recomeçar que beneficiam, diretamente, com capacitações, cursos profissionalizantes, inserções no mercado de trabalho e fornecimento de serviços, centenas de pessoas no município de Arapiraca, onde atualmente eles já estão em discussão. Após as explanações, foi firmada uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Craíbas para o pontapé inicial necessário para que iniciativas semelhantes do Ministério Público também possam começar a ser desenvolvidas na cidade.

“O sindicato demonstrou interesse imediato, já cedendo uma de suas salas para que sejam realizados atendimentos semanais à população craibense, bem como para desenvolvimentos dos projetos citados. Saímos de lá felizes e certos de que, muito em breve, vamos pode ajudar a transformar as vidas daquelas pessoas”, declarou Valter Acioly.

“Destaco que tivemos uma discussão rica, chegando ao entendimento do quão importante é o fortalecimento dessa rede que, especialmente, vai aproximar, ainda mais, o Ministério Público da sociedade”, acrescentou ele.

A criação do grupo em Craíbas é uma iniciativa do Núcleo de Autocomposição das Promotorias de Justiça de Arapiraca, que é composto pelos promotores de Justiça Maurício Amaral Wanderley, Viviane Karla da Silva Faria e Rogério Paranhos Gonçalves e pelos servidores Warlley Kaleu da Silva, Jonathan do Nascimento Matos e José Jailson Nunes de Macedo.

O Núcleo

Criado pela Resolução CPJ nº 13 de 2018, o Núcleo de Autocomposição das Promotorias de Justiça de Arapiraca tem o objetivo de fomentar a solução alternativa e amigável dos conflitos, por meio de mecanismos de autocomposição, observado o disposto na Resolução CNMP n. 118/2014.

Os atendimentos à população

Os atendimentos ao cidadão acontecerão todas as quartas-feiras, sempre com a equipe do núcleo e um promotor de Justiça. Eles farão um trabalho inicial de diagnóstico das demandas da comunidade para futuras intervenções.

Também participaram dessa primeira reunião a Escola Superior do Ministério Público, a Casa dos Direitos – Secretaria Estadual de Prevenção a Violência, Senac, Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, CREAS, Programa Criança Feliz, Secretaria Municipal de Saúde, Unidade Básica de Saúde do Povoado Folha Miúda, Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, Escola Estadual Professor Pedro de França Reis, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,

Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Craíbas, Associação de Moradores do Povoado Santa Rosa, Igreja Adventista do Sétimo Dia, e Associação Católica Rosa Mística.

MP apura denúncias de danos ambientais e materiais provocados por mineradora no Agreste

  • Vanessa Alencar
  • 17/02/2022 20:36
  • Agreste
Foto: Agência Alagoas/Arquivo
Mineração Vale Verde em Alagoas
Mineração Vale Verde em Alagoas

O Ministério Público Estadual, por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, instaurou Procedimento Preparatório para apurar denúncias de supostos danos ambientais e materiais provocados pela Mineração Vale Verde (MVV), em Craíbas.

Assinada pelo promotor Cláudio José Moreira Teles, a portaria se baseia em reportagem do jornal Tribuna Independente, intitulada “Barragens de mineradora colocam em risco povoados do Agreste”.

A matéria aponta o temor da população em relação a ocorrência de uma possível tragédia na região, uma “nova Brumadinho”.

Desde o ano passado moradores do entorno denunciam barulho constante de explosões, que teria provocado inclusive problemas de saúde em algumas pessoas, a morte de animais, e rachaduras nos imóveis.

A portaria do MP foi publicada no Diário Oficial do órgão ministerial do dia 15 deste mês.

Protesto

Somente neste mês, moradores do entorno da mineradora realizaram dois protestos contra a empresa, sendo o mais recente deles nesta quinta-feira (17). Eles denunciam que as explosões têm causado danos à saúde das pessoas e animais, além dos danos materiais, com as rachaduras nas residências.

Em nota à imprensa, a Mineração Vale Verde informou que, desde a semana passada a MVV tem dialogado com moradores para melhor entender as demandas e manter o canal de comunicação aberto e acessível, a fim de esclarecer os pontos trazidos pelos manifestantes.

Frisou ainda que a empresa propôs a criação formal de um Comitê de Participação Popular, para discutir os pontos reivindicados pelos manifestantes, reafirmando seu compromisso com o diálogo.

Unidade

A unidade de beneficiamento de cobre da MVV em Craíbas foi inaugurada em junho do ano passado. Conforme divulgado pela assessoria do Governo de Alagoas na época da inauguração, a empresa irá operar por, pelo menos, 14 anos e estima uma produção de 50 mil toneladas de concentrado de cobre por ano. 

Marlan Ferreira se reúne com superintendente do Banco do Nordeste

  • Assessoria
  • 16/02/2022 19:17
  • Agreste
Foto: Assessoria

Nesta Quarta-feira (16), no município de Limoeiro de Anadia, o prefeito Marlan Ferreira, o secretário Geral, Max Ferreira; o secretário de Finanças Maciel Oliveira; o secretário de Agricultura, Zezinho Erotides, estiveram  reunidos com o superintendente do Banco do Nordeste, Sidinei Reis; o gerente da agência de Arapiraca, Itamar e o gerente operacional da área rural, Junior.

O Banco do Nordeste se tornou atualmente, uma das mais importantes instituições financeiras que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento, fomentar a agricultura e a economia local das cidades nordestinas.

Na oportunidade, foram discutidas ações de apoio aos agricultores do município, como Incentivos de crédito.

“Estamos trabalhando incansavelmente para proporcionar mais oportunidades aos nossos agricultores, buscando parcerias como a do Banco do Nordeste que com  toda certeza irá impulsionar o desenvolvimento da agricultura movimentando a economia local.”Ressaltou o prefeito Marlan.

No dia (19) de março, às 9h, na quadra da Escola Municipal de Educação Básica Prefeito Pedro Ferreira da Silva, no Povoado Cadoz, haverá uma reunião com toda equipe técnica do Banco do Nordeste para os agricultores familiar do município.

Motorista fica ferido após capotar e colidir veículo em poste na AL 115 em Girau do Ponciano

  • Redação
  • 20/01/2022 13:05
  • Agreste
Foto: Cortesia ao Já é Notícia

O condutor de um veículo de passeio ficou ferido após perder o controle do carro e capotar, na madrugada desta quinta-feira (20), em um trecho da rodovia AL-115, próximo a cidade de Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas.

Segundo informações apuradas, a vítima, que não teve a identidade revelada, seguia para a cidade de Traipu onde reside, quando perdeu o controle do automóvel. Ele invadiu a via contrária, colidiu em um poste e capotou.

O homem precisou ser socorrido por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após ficar ferido. Ele foi levado para o Hospital de Emergência do Agreste (HEA).

Paciente de Taquarana garante tratamento de saúde no Hospital Chama em Arapiraca

  • Assessoria
  • 06/01/2022 14:57
  • Agreste

Já esta sob cuidados médicos em um leito do Hospital Chama, em Arapiraca, a paciente e moradora de Taquarana cuja família utilizou as redes sociais para solicitar uma vaga para que ela pudesse ser tratada de problema no pulmão e fígado, além de anemia no sangue.

Apesar de não ter gerência sobre o hospital em questão, a Secretária Municipal de Saúde de Taquarana, tão logo tomou conhecimento do problema, agiu para garantir a internação da paciente.

Nesta quinta-feira, 6, a pasta, por meio de nota assinada pelo secretário Gênesis Wellis, esclareceu a situação para a sociedade taquaranense e alagoanos. “A Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa do secretário municipal Gênesis Wellis vem, por meio desta, esclarecer que o atendimento pelo Hospital Chama não está sob o poder do Município”, diz o começo da nota.

Mesmo assim, explica a Secretaria de Saúde, utilizou-se do divulgado pela família da paciente para garantir a internação da idosa no Chama, em Arapiraca. “A vaga já está garantida e um médico do município de Taquarana já foi enviado para avaliar o estado da paciente”, afirma a nota.

Por fim, o secretário Gênesis Wellis, ainda na nota, esclarece que a Saúde de Taquarana está dando toda assistência e suporte necessário à cidadã do município. “Estamos dando todo apoio e acreditando em sua melhora e retorno para casa. Cuidar da saúde da nossa gente é um pedido pessoal do Prefeito Geraldo e é isso que estamos fazendo”, afirmou Wellis.

Atendimento na Arena CRIA em Arapiraca foi estendido

  • Assessoria
  • 13/12/2021 08:19
  • Agreste

O atendimento na Arena CRIA em Arapiraca foi estendido até terça-feira(14). O serviço de emissão do Cartão CRIA e recebimento dos cartões feitos no mês de agosto estará disponível das 8h às 13h30.

O valor do Cartão CRIA aumentou para R$ 150 no mês de dezembro a todas as beneficiárias do maior programa estadual de transferência de renda do país. 

O Cartão CRIA destina-se a gestantes e mães de crianças até cinco anos de idade (60 meses) e crianças com a Síndrome Congênita por Zika Vírus até os seis anos de idade (72 meses), que se encontrem em situação de pobreza e extrema pobreza, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

 

Serviço

Atendimento na Arena CRIA em Arapiraca foi estendido 
Data: segunda-feira (13) e terça-feira (14)
Horário: das 8h às 13h30
Local: Estacionamento do Arapiraca Garden Shopping
Público-alvo: Gestantes e mães de crianças até 60 meses  e crianças com a Síndrome Congênita por Zika Vírus até os seis anos de idade (72 meses) em situação de pobreza e extrema pobreza inscritas no CadÚnico

 

Pintor sofre queimaduras nos braços e pernas ao receber descarga elétrica em Coité do Nóia

  • Redação
  • 10/12/2021 07:44
  • Agreste
Foto: Já é Notícia
Pintor sofreu choque elétrico enquanto trabalhava.
Pintor sofreu choque elétrico enquanto trabalhava.

Um homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros após receber uma descarga elétrica enquanto trabalhava, na tarde desta quinta-feira (9), no Centro de Coité do Nóia, município do Agreste alagoano.

De acordo com informações de testemunhas, o homem trabalha como pintor e subiu em um estabelecimento comercial para realizar um serviço de pintura. O cabo de metal encaixado no rolo, acabou tocando em um fio de alta tensão, que estava próximo a ele.

O homem, que não teve a identidade divulgada, sofreu um choque elétrico. Ele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. 

Segundo informações dos Bombeiros, a vítima estava consciente no momento do resgate e sofreu queimaduras de segundo grau nos braços e nas pernas.

Arapiraca recebe arena Cria com ações diversificadas para população da cidade-polo da região

  • Assessoria
  • 07/12/2021 11:58
  • Agreste

A cidade-polo da região do Agreste recebe a Arena CRIA durante cinco dias consecutivos. De 6 a 10 de dezembro, o espaço, instalado no município de Arapiraca, estará disponível para novos cadastros e entrega do Cartão CRIA dos cadastramentos realizados no mês de agosto. 

Em ação abrangente e diversificada, dois Dias D ocorrerão no espaço. No dia 9, mais de 900 cestas básicas do estado de Alagoas serão distribuídas entre as beneficiárias do Cartão CRIA; no dia 10, será feita gratuitamente a emissão da primeira e segunda vias da Carteira de Identidade para as pessoas cadastradas no Cartão. 

O valor do Cartão CRIA aumentou no mês de dezembro. As beneficiárias passarão a receber R$ 150 até a criança completar seis anos de idade. Já foram realizados mais de 100 mil cadastros em todo o estado. Somente em Arapiraca, 4.200 deles. A meta é chegar a 7.854 cadastramentos no município. Na Arena, 300 Cartões CRIA, de cadastros realizados em agosto, estarão disponíveis para as beneficiárias arapiraquenses. 

“O Programa Criança Alagoana é um sucesso em Alagoas. A Arena CRIA já esteve no Litoral Norte, na capital do estado e, hoje, estamos em Arapiraca. Nosso objetivo é acelerar o cadastro do Cartão CRIA, entregar os cartões já prontos e estar mais próximos das mães para que elas, o quanto antes, possam se cadastrar no Cartão CRIA. O Programa Criança Alagoana envolve três grandes pastas do Governo do Estado. A Assistência Social faz a gestão do Cartão CRIA. Este trabalho vem sendo realizado em todo o estado com a participação das secretarias municipais e é um sucesso por causa desta união”, disse Fabiana Pessoa, Secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social.

E complementou: “O recurso do Cartão CRIA vai diretamente para as mães. Isso é muito positivo, porque elas têm autonomia de usar o dinheiro naquilo que é de maior urgência para seu filho. Outra coisa muito boa é o recurso circulando no próprio município, com aumento da renda da população e a criação de novos empregos. Hoje, com mais de 100 mil cadastros efetivados, temos uma folha de pagamento de mais de 10 milhões em distribuídos em todo o estado”, complementou a titular da pasta. 

Maior programa estadual de transferência de renda do país, o Cartão CRIA destina-se a gestantes e mães de crianças até cinco anos de idade (60 meses) e crianças com a Síndrome Congênita por Zika Vírus até os seis anos de idade (72 meses), que se encontrem em situação de pobreza e extrema pobreza, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

 Serviço

Arena CRIA 

Data: de 06 a 10 de dezembro de 2021. Dia 9, entrega de cestas básicas; dia 10, emissão de RG para beneficiárias do Cartão CRIA
Horário: das 8h às 17h
Local: Estacionamento do Arapiraca Garden Shopping
Público-alvo: Gestantes e mães de crianças até 60 meses em situação de pobreza e extrema pobreza inscritas no CadÚnico.