Acusações e ofensas marcam debate dos candidatos a prefeito de Arapiraca na TV Pajuçara

  • Redação
  • 24/09/2016 12:03
  • Política

Os quatro postulantes à Prefeitura de Arapiraca nas eleições deste ano participaram de um debate promovido pelo Sistema Pajuçara de Comunicação. O debate, transmitido ao vivo pela Tv Pajuçara na tarde deste sábado (24), foi marcado por acusações e ofensas entre os candidatos, que também expuseram seus projetos de governo.

O polêmico projeto da Escola Livre foi a principal arma dos adversários do candidato Ricardo Nezinho (PMDB), autor do projeto na Assembleia Legislativa. Rogério Teófilo (PSDB) pediu para Nezinho explicar aos telespectadores o que realmente seria o projeto que, segundo Teófilo, nem o autor soube explicar. Teófilo relembrou ainda que o projeto não foi aceito nem pelo governador Renan Filho nem pelo secretário de Educação, Luciano Barbosa e, muito menos, pela sociedade.

Ainda sobre o assunto, o candidato Lindomar Ferreira (PSOL) afirmou que o Projeto Escola Livre tornou Ricardo Nezinho famoso do dia pra noite.

Rogério Teófilo também foi alvo de acusações. Ricardo Nezinho o acusou de ter feito uma péssima gestão à frente da Secretaria Estadual de Educação, onde segundo o candidato pmdebista, Alagoas se posicionou, na época, com o pior IDEB do Brasil. Nezinho também chamou Rogério de “lento” e que sua postura não se adequa à velocidade do crescimento de Arapiraca.

O candidato tucano também foi acusado de ser preconceituoso. A acusação partiu do candidato Tarcizo Freire (PP), ao revelar que sua candidatura nunca foi aceita por Rogério Teófilo, pelo fato dele [Tarcizo] ser preto, pobre e policial.

A candidatura de Tarcizo Freire (PP) foi questionada pelo candidato Lindomar Ferreira, que relembrou o ano de 2012, onde o candidato andava pela cidade criticando a postura da prefeita Célia Rocha, que estava interrompendo um mandato de deputada federal para tentar ser prefeita. Lindomar questionou qual a diferença da atitude de Célia em 2012 e a de Tarcizo em 2016.

Tarcizo ainda foi citado como um homem de temperamento forte. Rogério Teófilo citou que Tarcizo, ainda quando era vereador, teria chegado as vias de fato com um colega durante uma discussão política na Câmara Municipal.

Até o filho de Tarcizo Freire foi alvo de ataques. O candidato Lindomar acusou o filho do candidato de ter invadido terras e, posteriormente se apropriado das mesmas através do usucapião.

Já o candidato do PSOL, Lindomar Ferreira, foi tachado por Tarcizo como sendo um “laranja” do grupo político liderado por Célia Rocha e Luciano Barbosa. Lindomar se defendeu, chamando todos os outros três candidatos de golpistas, alegando que eles se separam somente durante o período eleitoral, mas no final das contas são todos farinha do mesmo saco.

Como uma “metralhadora giratória”, Lindomar afirmou que se somados o tempo de mandatos dos três adversários a conta ultrapassa cem anos e que nada fizeram por Arapiraca.