Fim do sonho: Ministro Maurício Quintella veta projeto de aeroporto em Arapiraca

  • Blog do Paulo Marcelo
  • 24/08/2016 14:37
  • Cidade

A força inerente de Arapiraca com o Turismo de Negócio e de Eventos fez com que ela despontasse, ao lado de Maragogi, como “queridinha” para a construção de um aeroporto de porte médio na região agrestina. 

Seria o sonho – um município com menos de 100 anos de Emancipação Política – de se tornar, enfim, uma “metrópole do futuro”. Seria mesmo. O ministro de Transportes, Aviação Civil e Portos, Maurício Quintella Lessa (PR), acabou com o sonho da construção do aeroporto na segunda maior cidade do Estado. 

Recentemente, ele esteve em Arapiraca para a convenção do candidato a prefeito Tarcizo Freire (PP), a quem dá apoio. 

Até a última terça-feira (23), o município era um dos contemplados com a obra que viabilizaria mais desenvolvimentos para o local e progressos regionais no setor turístico. Os recursos estavam assegurados por meio do Fundo de Aeroportos Regionais, do Ministério de Transportes, Aviação Civil e Portos. Mesmo sendo alagoano, o ministro Maurício Quintella não viu Arapiraca como uma localidade com potencial para receber essa relevante obra, que ajudaria a escoar serviços e pessoas de todo o país e até do exterior. 

“Chegamos à conclusão de que não seriam necessários 270 aeroportos para iniciar um programa realista que atenda aos Estados, à demanda e às empresas”, disse Quintella em reportagem ao jornal Folha de S. Paulo. 

O ministro demonstrou não entender a importância da vinda deste aeroporto para Arapiraca. Mesmo apesar da crise que assolou o Brasil no ano passado, ela se destacou em 2015 como a 4ª cidade que mais gerou empregos, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e a 1ª da lista dos últimos 20 anos, de acordo com dados da própria Folha. 

Pólo de Alagoas, o município fica centralizado – no meio do Estado, de fato – e recebe semanalmente uma média de 400 mil pessoas.