Após seis mandatos no Legislativo arapiraquense, vereador encerra carreira política

  • Blog do Paulo Marcelo
  • 23/08/2016 16:26
  • Política
Arquivo Cada Minuto

Aos 73 anos de idade, o vereador Adalberto Saturnino (PMDB) encerra sua vida política ao final do seu sexto mandato, em 31 de dezembro de 2016. Irmão do ex-vereador João Saturnino de Almeida (falecido), e pai do ex-vereador Alberto Saturnino (atual juiz eleitoral em Arapiraca), Adalberto já foi presidente do Poder Legislativo por três vezes e é um dos raros casos de um parlamentar que desistiu de se candidatar à reeleição e depois voltou a ser eleito pelo voto popular. 

Disposto a manter um representante da família na Casa Herbene Melo, Adalberto está apoiando a candidatura do sobrinho Leandro Barbosa de Almeida, o Léo Saturnino, empresário e filiado ao PMDB, mesmo partido do tio e que tem como candidato a prefeito o deputado estadual Ricardo Nezinho, com o apoio da prefeita Célia Rocha (PSL). 

Adalberto foi eleito pela primeira vez em 1972, pela extinta Arena. Depois foi reeleito em 1976 (mandato de seis anos), 1982, (mandato de seis anos) 1988, sendo assim vereador por quatro legislaturas seguidas. Em 1996 apoiou o próprio filho, Alberto Saturnino, que assumiu a vaga na condição de primeiro suplente. Em 2008 resolveu retornar à vida pública e foi eleito para o seu quinto mandato. Já em 2012 renovou a condição de vereador e este ano não vai concorrer à reeleição. 

"Entre os anos de 1973 e 1992 exerci o cargo de vereador em Arapiraca e quando deixei a política senti que precisava fazer ainda mais pelo povo e pela minha cidade. Retornei em 2008 para continuar trabalhando em prol da melhoria da qualidade de vida dos moradores", disse Saturnino.