Arapiraca perde Jarbas Lúcio, um dos maiores comunicadores do interior de Alagoas

  • Adalberto Custódio
  • 21/08/2016 04:19
  • Cidade
Adalberto Custódio - Arquivo

Neste domingo (21) a comunicação arapiraquense amanheceu de luto com a notícia da perda do comunicador e empresário José Jarbas Silvério Lúcio, o popular Jarbas Lúcio, um dos maiores símbolos da comunicação do interior de Alagoas.

Há vários meses Jarbas vinha lutando contra um câncer no pulmão, mas a batalha terminou na noite deste sábado. Ele tinha 64 anos, era casado e deixou quatro filhos e três netos.

Em nota, a família informou que o corpo está sendo velado na capela do cemitério São Francisco e o sepultamento está previsto para a manhã desta segunda-feira (22) no cemitério Pio XII.

Quem era Jarbas Lúcio?

Apesar de nunca ter ocupado qualquer cargo político, Jarbas Lúcio era um dos nomes mais conhecidos na cidade de Arapiraca. Dono de um vozeirão inconfundível, Jarbas se tornou uma marca registrada no Estado quando o assunto era publicidade e propaganda.

A história deste arapiraquense começou no ano de 1967. Na cidade de Arapiraca estava sendo realizado um bingo, que fazia parte da programação da Festa da Padroeira. Admirador dos grandes comunicadores da época, Jarbas Lúcio já sonhava em trabalhar na área. Certa noite, enquanto prestigiava a festa, Jarbas se dirigiu até o organizador do bingo e pediu para que ele o deixasse fazer as chamadas das bolas utilizando o microfone.

Para sua sorte o pedido foi aceito e como o talento era nato, Jarbas Lúcio não se intimidou ao falar ao microfone pela primeira vez. Sua voz grave e a desenvoltura para comandar o bingo chamaram a atenção de todos, o que, posteriormente, lhe renderam novos convites para a apresentação de outros eventos realizados na cidade.

Filho do casal de agricultores José Silveira Lima e Estela Lúcio de Lima e neto de Manoel André, fundador de Arapiraca, Jarbas Lúcio sempre teve que trabalhar muito para garantir o pão de cada dia. Bastante organizado em suas finanças, nove anos depois, exatamente no ano de 1976, Jarbas Lúcio conseguia realizar outro sonho: adquirir uma perua Kombi equipada com sistema de som volante. Na época, o carro de som passou a servir como objeto de status para os comerciantes da cidade, que faziam questão de anunciar seus estabelecimentos ou serviços através de textos narrados pela potente voz do comunicador.

Numa ascensão repleta de batalhas e conquistas profissionais, o nome de Jarbas Lúcio ganhou projeção no ano de 1985, quando lançou o primeiro trio-elétrico do Estado de Alagoas. Com o nome de Folha Verde, - uma alusão à cultura do fumo arapiraquense, - o trio-elétrico de Jarbas Lúcio se transformou na grande novidade da época, sendo disputado, principalmente, por organizadores de eventos festivos e assessores de candidatos a cargos políticos.

Quatro anos depois, em 1989, o trio-elétrico de Jarbas Lúcio foi contratado para fazer a campanha do então candidato a presidência da República, o alagoano Fernando Collor de Mello. O trio-elétrico Folha Verde rompeu fronteiras e foi conduzido até Brasília, onde arrastou milhares de pessoas que ajudaram a eleger o primeiro presidente através do voto direto desde o fim da ditadura militar.

Primeiro alagoano a subir a rampa do Planalto em 90

A vitória de Collor foi um importante passo na brilhante carreira do arapiraquense Jarbas Lúcio. O prestígio do comunicador, aliado ao trabalho de qualidade, lhe rendeu um importante reconhecimento profissional. Semanas após o término da campanha vitoriosa, o então presidente eleito Fernando Collor enviou convite pessoal a Jarbas Lúcio, solicitando sua presença na posse, que aconteceria no dia 15 de março de 1990.

Lisonjeado com o convite, Jarbas Lúcio não perdeu a oportunidade e viajou até a capital federal para parabenizar o novo presidente. No dia da solenidade, Jarbas Lúcio viveu outro momento especial em sua vida, já que foi o primeiro alagoano a subir a rampa do Palácio do Planalto, recebendo todas as homenagens dos Dragões da Independência. 

Alegrias e decepções fizeram parte da trajetória

Com mais de 50 anos na profissão, Jarbas Lúcio ficou conhecido em diversos Estados do país como o “pé quente” da política, pois 80% dos candidatos que contratavam os serviços do comunicador venceram as eleições. Em Arapiraca estas estatísticas também foram mantidas, com a participação nas campanhas vitoriosas de Severino Leão, João Nascimento, Célia Rocha e Luciano Barbosa.

Jarbas Lúcio também viveu momentos pitorescos em sua carreira. Certa vez, durante um showmício do então candidato ao governo da Paraíba, João Agripino Maia, Jarbas Lúcio estava no meio da multidão entrevistando as pessoas, enquanto o som era transmitido simultaneamente para o trio-elétrico. Sem ainda conhecer pessoalmente o comunicador alagoano, João Agripino ficou surpreso no momento em que Jarbas retornou ao trio, não acreditando que aquela voz tão grave e potente seria de um homem tão pequenino. 


Proibição dos showmícios provocou prejuízos

Um dos piores momentos da carreira profissional de Jarbas Lúcio foi a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibindo a realização dos showmícios a partir do ano de 2002. “Em entrevista concedida ao Minuto Arapiraca, Jarbas revelou que naquele momento sofreu um impacto muito forte, que trouxe com ele um grande prejuízo financeiro, uma vez que os showmícios eram grandes festas realizadas em praças públicas e movimentavam tanto a cidade como a zona rural. Todos se arrumavam e iam até o local do evento para ouvir as propostas do seu candidato e depois caíam na dança. 

Ao ser questionado se o avanço da tecnologia teria atrapalhado o trabalho dos carros de som e trio-elétricos, Jarbas Lúcio disse que o sistema de som volante ainda continua sendo um dos mais baratos e dinâmicos nos dias atuais. “Apesar dos avanços tecnológicos, o serviço de som volante ainda é um dos mais procurados. Uma prova que não existe declínio no setor foi a aquisição do Mega Folha Verde, uma carreta com 23 metros de comprimento que passou a fazer parte de nossa frota. O veículo é um dos maiores em atividade no Estado e já “deu carona” à alguns dos mais renomados grupos de axé, além de arrastar multidões nos diversos carnavais fora de época espalhados pelo país”, justificou.


BIOGRAFIA

Com 64 anos de idade, Jarbas Lúcio era natural da cidade de Arapiraca. Filho dos agricultores José Silveira Lima e Estela Lúcio de Lima e neto de Manoel André, fundador de Arapiraca, Jarbas Lúcio é casado há 31 anos com Cleonice Lúcio, com quem tem quatro filhos e três netos.

Jarbas Lúcio também foi um dos fundadores das rádios Novo Nordeste e Antena de Publicidade, em Arapiraca. No governo Divaldo Suruagy, Jarbas era o responsável pelo cerimonial do governador e, mesmo sendo do interior, foi convidado diversas vezes para apresentar importantes eventos na capital, a exemplo da inauguração de um dos maiores conjuntos residenciais de Maceió, o Benedito Bentes, e também do Aldebaran, um condomínio sofisticado da cidade.

Se autointitulando como um homem satisfeito, Jarbas Lúcio sempre dizia que um dos segredos do sucesso é nunca deixar de acreditar nos sonhos. O filho Fabiano Lúcio já começa a seguir os caminhos do pai, promovendo eventos e fazendo gravações. “Ele tem muito talento para a área e será meu sucessor. Só não tem o vozeirão do pai”, brincou Jarbas Lúcio.