Deputados estaduais medirão força política nas eleições deste ano em Arapiraca

  • Blog Roberto Gonçalves
  • 02/05/2016 13:16
  • Política

Os deputados estaduais Ricardo Nezinho (PMDB) Tarcizo Freire (PP) e Severino Pessoa (PSC) medirão as suas lideranças e forças políticas nas eleições deste ano em Arapiraca.  

Freire foi o primeiro a lançar o seu nome como pré-candidato e o fato surpreendente mais recente foi à desistência da prefeita Célia Rocha (PSL) de concorrer à reeleição e em consenso com os vereadores da sua base aliada, indicar Ricardo Nezinho como seu candidato a sua sucessão.

Severino Pessoa

Outro fato político surpreendente foi à articulação do deputado estadual Severino Pessoa, que lançou o nome do seu irmão, empresário Celso Pessoa (PSD) como postulante a sucessão municipal no município mais importante do interior do Estado. O grupo político de acordo com o parlamentar,  conta com mais de 70 pré-candidatos a vereador e integra partidos como o PSC, PT do B, PSD, PRB e PEM.

 A expectativa do grupo é tentar conseguir eleger entre oito e dez vereadores para o legislativo municipal. Severino Pessoa está na segunda legislatura na Casa de Tavares Bastos. Sua esposa, Fabiana Pessoa (PSC) é vereadora por Arapiraca e deve ir para a reeleição.

Tarcizo Freire                                                                             

O deputado estadual Tarcizo Freire (PP) tem experiência política, com cinco mandatos no Legislativo de Arapiraca e está na primeira legislatura na Casa de Tavares Bastos. Nas pesquisas internas de avaliação está melhor posicionado em relação aos demais pré-candidatos. Há 10 anos implantou o complexo multidisciplinar que leva o seu nome e atende as crianças especiais de Arapiraca e regiões do Agreste e Sertão do Estado.

Como parlamentar, tem sido um dos mais atuantes da ALE na defesa de pleitos importantes para várias categorias de trabalhadores, a exemplo de isenção de IPVA para moto taxistas e transportadores alternativos de todo o Estado. Sempre defendeu como vereador e deputado estadual a implantação de um núcleo do Instituto de Criminalística (IC) em Arapiraca, reivindicação acatada pelo governador Renan Filho (PMDB) que já anunciou em Arapiraca sua implantação.

Ricardo Nezinho

O deputado estadual Ricardo Nezinho é um parlamentar experiente, tem tradição política familiar, foi vereador por quatro legislaturas em Arapiraca, presidente da Mesa Diretora, e está na sua terceira legislatura na Casa de Tavares Bastos. É o pré-candidato da prefeita Célia Rocha do governador Renan Filho e do vice-governador Luciano Barbosa (PMDB). No momento do lançamento do seu nome como pré-candidato a gestor de Arapiraca está enfrentado os efeitos colaterais do seu polêmico projeto “Escola Livre”.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas – Sinteal, e os trabalhadores da rede pública da Educação no Estado repudiam a decisão da maioria dos deputados da Casa de Tavares Bastos que aprovaram na semana passada, em sessão tensa e marcada por protestos a “Lei da Escola Livre”, ou a “Lei da Mordaça” como os educadores se referem ao polêmico projeto.

Rodrigo Cunha

O quarto deputado estadual que teve o seu nome cogitado para ser indicado pré-candidato a prefeito de Arapiraca foi Rodrigo Cunha (PSDB) que mesmo na condição de filho de Arapiraca ter seu domicílio eleitoral na terra de Manoel André, reside em Maceió onde obteve expressiva votação e pouco mais de oito mil votos em Arapiraca em 2014.

 Rodrigo ao ser questionado sobre essa possibilidade de ir para a disputa, afirmou que vai cumprir com o seu mandato na Assembleia Legislativa Estadual e que o candidato do PSDB natural a prefeito de Arapiraca seria o primeiro suplente de deputado estadual Rogério Teófilo (PSDB). Teófilo não se pronunciou sobre a afirmação do parlamentar, se vai ou não para a disputa, e bem no seu estilo, se mantém na incógnita.