“Babá” de animais aproveita o feriado para trabalhar em Arapiraca

  • Blog da Clau Soares
  • 09/02/2016 06:45
  • Agreste

Enquanto a maioria das pessoas aproveita o feriadão para curtir o Carnaval, descansar ou fazer aquela viagem, ele ficou em Arapiraca para uma missão muito especial: cuidar dos animais de estimação dos clientes que optaram por deixar os pets no conforto e na segurança de casa. Aos 27 anos, o estudante de medicina veterinária, João Paulo Alves Cavalcante, trabalha como pet sitter (cuidador de animais de estimação) e dog walker (leva o cão para fazer caminhada).

Os serviço ainda são novidade no interior do Estado, embora sejam comuns nas capitais e ainda mais fora do Brasil. “Decidi trabalhar com esses serviços porque estão ligados diretamente à área que amo, a medicina veterinária. São ainda serviços pioneiros e que são diferenciais dentro do mercado pet arapiraquense”, frisa.

Para quem tem um animal, a contratação de um profissional de confiança para cuidar do pet enquanto estiver fora é uma opção para evitar o estresse. “O pessoal viaja e não pode levar seu pet. Vou à casa do cliente e brinco, troco água, coloco comida, passeio com eles. Faço de tudo pra tentar distraí-los na ausência do proprietário”, explica.

Neste feriado de Carnaval, João Paulo está cuidando de um gato e três cães. Entre os caninos, estão um shih tzu, um rottweiller e um pitbull. Para conseguir cuidar de raças diferentes, o pet sitter explica que é bastante cuidadoso e observa o comportamento do animal, antes de iniciar os cuidados, para que consiga conhecer o perfil do bicho. “Tem que conhecer para poder ter segurança”, afirma.

Além de atuar como cuidador, o estudante também trabalha com psicologia e comportamento canino, adestramento comportamental com cães que dão trabalho em casa ou são desobedientes, além de ensinar truques, como senta, deita, rola, fica, entre outros. “Quando a gente trabalha com o que gosta, não existe trabalho. Qualquer trabalho com eles, no final é gratificante”, afirma.

Para esta matéria, acompanhamos o trabalho de João Paulo com a shih tzu, Pérola, uma cadela de um ano de idade. Enquanto os donos curtem o feriado, a pet não fica sozinha. João Paulo vai até à casa dos clientes duas vezes por dia e, além de cuidar da água e da ração, ele ainda brinca com o animal. A animação de Pérola ao ver o cuidador chegando é uma prova de que o serviço dá certo.

Para quem quiser acompanhar o trabalho do João Paulo Alves, ele tem perfil no Instagram, confere lá: @the_dog2015. Ele também disponibiliza telefone com Whatsapp: 82 99607-1644.