Justiça Federal decreta afastamento de Prefeito de Traipu

  • Redação
  • 20/09/2011 08:56
  • Polícia
Arquivo / Cadaminuto
Marcos Santos
Marcos Santos

O juiz da 7ª Vara Federal (Arapiraca), Gustavo de Mendonça Gomes, decretou o afastamento do prefeito Marcos Santos, de Traipu, por tempo indeterminado.

A princípio, assume o cargo a vice-prefeita Julliany Machado, que foi presa em março deste ano, na Operação Mascotch, da Polícia Federal. Em tempo: não se sabe se ela teve prisão preventiva na ação de hoje da PF.

É difícil, entretanto, que ela permaneça no cargo, segundo que avaliam, neste momento, autoridades envolvidas na investigação.

O prefeito de Traipu, Marcos Santos, já é considerado um foragido da Justiça. Mas a prisão dele é considerada “questão de horas”, segundo uma autoridade envolvida nas investigações.

O decreto de prisão do prefeito – preventiva – é da Justiça Federal, por desvio de recursos da União. Corrigindo: Juliana Kummer, mulher do prefeito, presa na Operação Mascotch, realizada em 30 de março pela Polícia Federal, também tem decreto de prisão na Operação Tabanga, que acontece hoje.

A expectativa maior, entretanto, diz respeito à prisão de uma servidora da prefeitura de Traipu que mora em Arapiraca e que seria responsável pelas licitações possivelmente fraudulentas.

Marcos Santos já havia sido preso em 2007, na Operação Carranca, em parceria do Ministério Público Federal com a PF. Ele permaneceu preso no Baldomero Cavalcante por oito meses, sob a acusação, posterior, de ter tramado a morte de um Procurador da República e de um juiz Federal dentro da prisão.

Segundo uma fonte da cidade, ontem à noite, o prefeito Marcos Santos se reuniu com vereadores da sua bancada e com integrantes da sua equipe. Depois disso, sumiu. Acredita-se no vazamento da atual operação policial