0aa9f8e0 ed38 4e8b a207 f6d96a7afffb

Gilmar Guerra, morador de rua, é natural de uma cidade no interior da Bahia, mas está em Arapiraca “por coisas da vida”, como disse durante solenidade, nessa quarta-feira (18), que marcou a entrega de certificados para alunos do curso de manutenção de tabletes, smartphones e celulares. Ele é um dos 32 alunos da turma que se especializou pela Smart Cursos, empresa do Piauí que, através de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDETUR), trouxe o curso para a Casa Integrada do Trabalho.

Usuário do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e do Albergue Monsenhor Aldo de Melo Brandão, Gilmar foi um dos destaques da turma. “Esse é um público complexo, difícil, mas que muitas vezes só precisa de uma oportunidade, pois interesse eles têm de sobra”, garantiu a pedagoga, assistente social e coordenadora do Centro Pop, Telma Freire.

O professor que ministrou o curso, Adelson Brás, possui mais de 15 anos de sala de aula e elogiou muito a postura de Gilmar durante os 14 dias da especialização. O conteúdo programático, dividido em 40 horas, foi 70% abordado em aulas práticas. Até tabela de preços, de acordo com a marca e modelo, e sugestão de promoções, os alunos tiveram acesso.

O secretário da SMDETUR, Michael Chinelato, participou da entrega do certificados e parabenizou os alunos. “Mais que saúde e educação, recentes pesquisas apontam que a maior queixa é a falta de emprego, e todos vocês aqui estão saindo na frente”, disse. “A estrada é longa mas com pequenos passos e sem se sentir concorrentes de vocês mesmos, chegarão lá”, completou.

Além do Centro Pop, vagas gratuitas também foram oferecidas para o Conselho Tutelar e no balcão do Sistema Nacional de Emprego de Arapiraca, atendendo, além da capital do Agreste, a população de Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa e Traipu.

Um outro participante, o Marcos Antônio, 53 anos, ao dar o seu depoimento, resumiu suas várias fases da sua vida profissional em “meu conhecimento e qualificação ninguém tira”. Deixando todos do curso emocionados.