Eb1c393c 2139 4814 89ed 7beca09c6c83

O governador Renan Filho e o ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Valter Casimiro, assinaram, na manhã desta quinta-feira (21), o Termo de Compromisso (TC) para elaboração do projeto básico do aeroporto regional de Maragogi, no valor de R$ 3,2 milhões. Na ocasião, também foi assinado o protocolo de intenções para a construção do novo aeródromo de Arapiraca.

"O Governo do Estado sempre foi parceiro do Ministério dos Transportes e continuamos com essa parceria. Os aeroportos de Maragogi e de Arapiraca são convênios que fechamos com o Estado para que ele possa fazê-los", disse o ministro.

O aeroporto de Maragogi, no Litoral Norte do Estado, tem por objetivo consolidar a cidade como um dos principais polos turísticos da região Nordeste e do Brasil. O município tem a segunda maior rede hoteleira do Estado, atrás apenas de Maceió.

"O ministro traz hoje o convênio que vai autorizar o Estado a licitar a obra e passar a receber os recursos para fazer o aeroporto de Maragogi. O município é, entre as cidades que não têm aeroporto no Brasil, o que mais recebe turistas. De maneira que esse aeroporto é fundamental para impulsionar ainda mais o turismo da região, gerar emprego e oportunidades para as pessoas", afirmou o governador de Alagoas.

Caberá, ainda, ao Governo de Alagoas a liberação do terreno e a elaboração dos projetos. O valor do investimento no aeródromo é de cerca de R$ 120 milhões. Os recursos serão liberados conforme a execução das etapas previstas no Plano de Trabalho.

O protocolo de intenções para a construção do novo aeroporto de Arapiraca também foi assinado durante a solenidade. A finalidade do empreendimento é o de consolidar a cidade como um polo agroindustrial, de comércio e de serviços. Os dois aeroportos fazem parte do Programa Agora é, Avançar.