Ae93ac83 3373 443e b95d af12c7db8022

Um levantamento feito pelo Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, mostra que os casos de internação por acidentes no trânsito continuam fazendo novas vítimas no interior de Alagoas.

De janeiro até abril deste ano, já foram contabilizados 16.607 atendimentos, dos quais 4.007 de vítimas de acidentes no trânsito.

Desse total, 3.633 são pacientes que foram atendidos no HE do Agreste, por conta de traumas ou ferimentos provocados nas quedas e colisões de motos.

Conforme os dados divulgados pelo hospital, os acidentes com esses veículos representam 90% do total de ocorrências no trânsito.

No ano passado, o hospital contabilizou 47.454 atendimentos, sendo 13.441 de acidentes com veículos e 11.768 de vítimas de quedas e colisões de motos.

O Hospital de Emergência Daniel Houly é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e atende pacientes oriundos de mais de 50 municípios alagoanos, além dos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia.

O HE do Agreste é a principal porta de entrada para atendimento em casos de traumas de alta e média complexidade no interior de Alagoas.

Ainda de acordo com o levantamento feito no hospital, a maioria das vítimas é de jovens do sexo masculino com idade entre 20 e 29 anos.

A ausência do uso de capacete e o consumo de bebidas alcoólicas estão presentes na maior parte dos atendimentos no hospital.

Internado há 23 dias, por conta de uma queda de moto, o agricultor Niraldo Luiz dos Santos, 44 anos, é mais um a entrar nas estatísticas dos acidentes no trânsito na região.

Residente na cidade de Traipu, Niraldo Luiz fraturou o pé esquerdo e já passou por duas cirurgias e continua em recuperação no hospital.

“Estou recebendo muitos cuidados aqui, mas não vejo a hora de receber alta médica e retornar para casa”, confidencia o paciente.

Para conscientizar cada vez mais a população, principalmente os condutores de veículos, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) está mobilizando a sociedade em mais uma Campanha Maio Amarelo.

As ações irão ocorrer na capital e no interior para conscientizar os motoristas e pedestres sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e os cuidados para evitar acidentes.

 O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) também fará uma série de atividades, com campanhas educativas e novas blitze nas cidades e rodovias para orientar o cidadão na luta por um trânsito mais seguro e humanizado