B6207de1 121a 4afa 8622 2d68f43ac759

O empresário e engenheiro agrônomo Ricardo Barreto é o segundo secretário a deixar a prefeitura de Arapiraca em menos de 1 ano e meio da administração Rogério Teófilo. Ele ocupava a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e entregou a carta renúncia neste fim de semana.

Em Maio de 2017 foi a vez da exoneração do ex-secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Júlio Houly, que pediu para deixar a pasta alegando questões de ordem pessoal. Ambos estavam em seus cargos desde o início da gestão tucana e tomaram iniciativas próprias para deixarem suas secretarias.  

Eleições 2018

Especulações dão conta de que Barreto sairá candidato a deputado no pleito deste ano e por isso teria cumprido o prazo para se desincompatibilizar, ou seja, deixar o comando da secretaria seguindo determinação da Justiça Eleitoral para poder se candidatar, mas a informação não foi confirmada pela assessoria de comunicação da Casa Azul.

Ricardo Barreto é aliado político do prefeito de Arapiraca há vários anos e foi seu candidato a vice nas eleição de 2012, vencida pela ex-prefeita Célia Rocha. Após o pleito de 2016, seu nome já era dado como certo para assumir uma das secretarias de Teófilo. Barreto passou então a comandar a pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo dentro do chamado novo modelo de gestão.

Os motivos

Em sua carta renúncia, Ricardo Barreto relata que foram muitos anos ao lado do amigo e político Rogério Teófilo buscando implementar ações em prol do desenvolvimento social e econômico de Arapiraca. Em outro trecho da carta, ele destaca que montou uma excelente equipe técnica composta de apaixonados pelo empreendedorismo. A prefeitura ainda não informou o nome do substituto.

Leia a carta na íntegra:

Excelentíssimo Sr. Prefeito Rogério Auto Teófilo,

Eu, Ricardo Barreto Dantas, divorciado, inscrito sob C.P.F nº 389.238.905-53, residente à Rua São João, 48 - Alto do Cruzeiro, Cep: 57312-265, ocupante do cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município de Arapiraca, venho respeitosamente, requerer a vossa excelência se digne e conceder-lhe exoneração do cargo a partir de 06 de Abril de 2018.

Há anos, que vimos juntos, em uma caminhada em prol do desenvolvimento social e econômico do nosso município. Enfrentamos muitas dificuldades ao longo do caminho, mas, sempre com respeito, transparência e lealdade reciproca, isto, somente fortaleceu, não somente nossa amizade, como também, nossas convicções em busca do bem comum da sociedade arapiraquense.

Após o aprendizado percorrido por nós nesta longa caminhada, enfim, pudemos iniciar uma transformação na gestão pública de Arapiraca, comandada por vossa excelência, e no qual, fiquei lisonjeado em participar, liderando a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Agradeço imensamente a liberdade de atuação que me foi dada ao longo destes 15 meses frente a secretaria, o qual, pude montar uma excelente equipe de técnicos apaixonados por promover o desenvolvimento do empreendedorismo em Arapiraca.

Graças a esta equipe, conseguimos em pouco tempo de gestão grandes avanços na melhoria do ambiente de negócios da cidade tais como: Redução de mais de 50% nos custos operacionais da secretaria; Instituímos a Semana do Artesão em Arapiraca; Iniciamos o processo de reforma do Mercado Público após longos 17 anos sem a manutenção adequada; Instituímos o sistema de cadastro e geração de boletos dos permissionários do Mercado Público, Mercado do Artesanato e Shopping Popular; Integramos a Casa do Empreendedor com a Casa Integrada do Trabalhado, facilitando o acesso aos trabalhadores e empreendedores; reinauguramos o telecentro do olho d’agua dos cazuzinhas com uma nova estratégia de inserção de serviços do Sine no telecentro; trouxemos pela primeira vez a realização da Fesuper – Feira de Supermercados de Alagoas para o município com a presença de 8.000 visitantes, volume de negócios de mais de 30 milhões e com evento já garantido no calendário 2018 de turismo de negócios; Realizamos o I Natal em Família, evento marcante como a consolidação do turismo de eventos na cidade de Arapiraca com a presença de mais 300 mil pessoas e realizamos mais outras tantas ações pontuais em consonância com os objetivos do nosso plano de governo.

Entretanto, é chegada a hora de rever meus projetos pessoais, fato este, que se faz necessário o meu desligamento de vosso governo, para uma maior dedicação ao novo ciclo que se inicia em minha vida.

Aproveito a oportunidade para renovar meus votos de elevada estima e consideração.

Termos em que pede Deferimento.
Ricardo Barreto Dantas