D825ddb9 dc1c 4b1c 9623 0f7ca829899a

Veja aqui uma oportunidade para quem quer se capacitar para o mercado de trabalho. Estão abertas as inscrições para os cursos de Extensão do Ifal Arapiraca. Os cursos são gratuitos e as aulas começam no mês de abril.

O período de inscrição vai até a próxima segunda-feira, dia 26, mas as vagas são limitadas! Para se inscrever, é preciso da cópia do documento de identidade, do CPF e uma foto 3x4. Se o interessado for menor de 18 anos, a inscrição deve ser feita pelos pais ou responsáveis.

São dez cursos, sendo que cinco são ofertados no campus Arapiraca e a inscrição desses vai ser feita na recepção do campus, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Já para os demais cursos, a inscrição vai ser feita no local das aulas.

Cursos oferecidos no campus:

Formação em Desenvolvimento Web

Público-alvo: jovens entre 14 e 17 anos, de escolas públicas de Arapiraca. As aulas vão capacitar os alunos na área web de desenvolvimento nos padrões da W3C, obedecendo especificações atuais, como o front-end, que é a vertente que cuida do que é ‘visível’, ensinando HTML, CSS e JavaScripit.

Vagas ofertadas: 20 para a comunidade externa e 5 para alunos do Ifal.
 

Construção de Placas de Circuito Impresso de Eletrônica

Público-alvo: O curso é destinado a profissionais liberais que trabalham com eletrônica, técnicos em eletrônica de formação básica, simpatizantes da eletrônica e outros da cidade de Arapiraca. O curso tem como proposta o desenvolvimento de vários projetos de construção de placa de circuito impresso, envolvendo modelo matemático, simulação, layout da placa e a construção do protótipo.

Vagas ofertadas: 25 para a comunidade externa e 5 para a comunidade interna.
 

Edição Audiovisual

Público-alvo: jovens interessados em edição audiovisual, da rede pública de ensino, especialmente Arapiraca e de comunidades próximas. O objetivo é ensinar a edição de imagem e vídeo a estudantes da rede pública de Alagoas, buscando especializar os jovens a fim de proporcionar melhores oportunidades de emprego.

Vagas ofertadas: 12 para a comunidade externa e 3 para a comunidade interna.

 

Programação Orientada a Objetos Utilizando Java

Público-alvo: alunos que estão cursando o 9º ano ou estão no ensino médio em escolas da rede pública do município de Arapiraca. O curso tem como objetivo o ensino de conceitos de orientação a objetos e a linguagem de programação Java, uma das linguagens de programação mais utilizadas no mercado base para a criação desde aplicações desktop, sistemas Web, jogos e aplicativos para dispositivos mobile.

Vagas ofertadas: 16 para a comunidade externa e 4 para a comunidade interna.

 

Inglês no Ensino Médio com Tecnologias da Informação e Comunicação

Público-alvo: professores de Língua Inglesa do ensino médio que estejam atuando em escolas públicas ou privadas da cidade de Arapiraca. O curso tem como principal objetivo orientar os professores para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação, com vistas ao desenvolvimento do letramento digital e à promoção da inclusão digital destes e dos alunos.

Vagas ofertadas: 25 para a comunidade externa.
 

Cursos com aulas fora do campus:

Informática Básica e Montagem e Manutenção de Computadores

Local das aulas: Escola Estadual Professora Izaura Antônia Lisboa (Epial) e algumas aulas no Ifal Arapiraca.

Público-alvo: alunos da rede pública estadual e do Ifal, com idade entre 14 e 18 anos, do município de Arapiraca. Serão ministradas aulas de Informática Básica e Montagem e Manutenção de Computadores, com o objetivo de qualificar alunos da rede pública estadual.

Vagas ofertadas: 30 para a comunidade externa e 2 para a comunidade interna.

 

Informática Básica

Local das aulas: Escola Estadual Professora Izaura Antônia Lisboa (Epial)

Público-alvo: alunos da Escola Estadual Professora Izaura Antônia Lisboa com idade entre 14 e 18 anos. O curso terá o objetivo de aproximar a informática dos alunos, de forma que eles usem a internet para seu benefício acadêmico.

Vagas ofertadas: 19 para a comunidade externa.

 

Instalações Elétricas para Baixa Renda

Local das aulas: Salão da Igreja Evangélica Quadrangular do conjunto Frei Damião, bairro Canafístula, em Arapiraca.

Público-alvo: jovens e adultos da comunidade do conjunto Frei Damião. O curso tem como proposta a formação básica para instalações elétricas de baixa tensão para residência de baixa renda, evitando gambiarras que podem provocar curto-circuito e, consequentemente, incêndio.

Vagas ofertadas: 30 para a comunidade externa.

 

Introdução a Redes de Computadores

Local: Escola Estadual Padre Jefferson, em Arapiraca.

Público-alvo: alunos da rede pública estadual e municipal de Arapiraca com idade de 15 a 17 anos. O curso irá ensinar e aperfeiçoar o conteúdo teórico e prático – inicial, médio e avançado – sobre rede de computadores, focando principalmente no conteúdo prático.

Vagas ofertadas: 16 para a comunidade externa e 4 para a comunidade interna.

 

Introdução à Programação de Computadores

Local: laboratório de Informática da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Barros Paes em Craíbas.

Público-alvo: jovens entre 14 e 17 anos, residentes no município de Craíbas. O curso tem a proposta de ensinar a programação por meio de linguagens de programação que rodam por trás de aplicativos, programas, softwares em geral.

Vagas ofertadas: 30 para a comunidade externa.