D1909bbb d3b4 448b b3d3 818337413b89

O esporte como agente de transformação social e pessoal. É com este mote que a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ) tem atuado para além da prática esportiva como um condicionante da saúde humana. Ele, o esporte, pode mudar rumos.

Assim, foi realizada uma reunião nesta quinta-feira (1ª) na própria secretaria, no Centro Administrativo Antônio Rocha, com representantes da superintendência de Lazer e Juventude da SMCLJ e das secretarias Municipais de Saúde (SMS), de Educação e Esporte (SMEE) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDETur).

Além do superintendente de Lazer e Juventude, Valsandy Veras, na ocasião, estavam presentes o deputado estadual Rodrigo Cunha e o renomado professor de Educação Física, Higino Vieira.

Este último é um especialista na área, sendo vice-presidente da Federação Alagoana de Triathlon (Faltri) e tendo participado da criação do Plano Decenal do Esporte, em Brasília, com mais de 30 conferências nacionais no currículo.

Foi debatido um pacto pela juventude em Arapiraca, preconizando a inclusão de novas modalidades esportivas na Rede Municipal de Ensino; a criação do 1º Ciclo de Ciclismo do Agreste, o maior de Alagoas; políticas públicas para jovens durante eventos (com a diminuição de bebidas alcoólicas nestes ambientes); e política de ocupação de espaços públicos.

“Com este tipo de ações, vamos mobilizar o terceiro setor e o empresariado local para verem a Prefeitura como parceira e não como mera arrecadadora de impostos. O momento é este de o esporte ser este agente de transformação para os nossos jovens e a região se destacar ainda mais no Turismo de Eventos”, diz o professor Higino Vieira.

Este foi apenas o primeiro encontro entre o especialista, o deputado estadual Rodrigo Cunha e a equipe técnica da Prefeitura de Arapiraca.