B76f655d 6769 4ebc 8ba3 685546cd5a01

“Ó Maria Mãe do Bom Conselho, abençoa estes filhos teus, guarda a tua Arapiraca, sobre as mãos poderosas de Deus”. Com este verso, uma multidão de aproximadamente 40 mil fiéis reverenciou a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, na tarde desta sexta-feira (2), no Largo Dom Fernando Gomes, centro, data de encerramento da Festa da Padroeira de Arapiraca.

A imagem, que é réplica da Nossa Senhora do Bom Conselho trazida por Manoel André, há 164 anos, foi conduzida por um grupo de mais de 200 cavaleiros e amazonas arapiraquenses, na tradicional cavalgada, que há 16 anos repete o trajeto do fundador do município.

Com saída da cidade pernambucana de Bom Conselho, na última quarta-feira (31), o grupo, que passou por Rainha Isabel-PE, Palmeira dos Índios-AL, Igaci-AL, chegou a Arapiraca por volta das 16H desta sexta (2). O percurso, com duração de três dias, foi organizado pela Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa) e conta com o apoio da Prefeitura de Arapiraca.

Tradição

A tradição foi seguida, com a cerimônia da entrega da santa nas mãos do bispo diocesano de Penedo-AL, Dom Valério Brêda. Junto a ele, Bispo Emérito de Estância-SE, Dom Hidelbrando Mendes Costa, o pároco da concatedral, Antenor Montenegro Jr, e o prefeito Rogério Teófilo.

Sob os aplausos da multidão, a santa foi conduzida até o altar, localizado na área externa da concatedral, de onde seguiu a procissão, que percorreu as principais ruas do centro da cidade, também repletas de pessoas que aguardavam a passagem da padroeira. Entre elas, o professor Moacir Teófilo, pai do prefeito Rogério Teófilo, devoto de Nossa Senhora do Bom Conselho, que a exemplo de outros fiéis, recebeu a bênção do bispo  Dom Valério Brêda.

Exemplo de fé

No meio da multidão, a aposentada Estela Leite da Silva, 75, moradora do bairro Brasília, seguia o cortejo atrás do andor da santa, todo decorado com rosas. Ela explica que acompanhar a procissão é uma tradição de família. E desde quando a cavalgada passou a ser inserida na programação da Festa da Padroeira, costuma chegar bem cedo ao local para acompanhar toda a cerimônia. Nesta sexta, chegou com 2h de antecedência. “Eu gosto de chegar cedo para ficar o mais próximo da santa, na hora da sua passagem. E não me importo de esperar”, confessou.

Missa

Após a chegada do cortejo, a missa campal foi ministrada pelo padre Antenor Montenegro Jr, que agradeceu a presença da multidão de fiéis e os apoios que recebeu para a realização da festa, a exemplo da prefeitura de Arapiraca. Também estavam presente, além do prefeito Rogério Teófilo, acompanhado da primeira dama, Lúcia Cajueiro, a vice, Fabiana Pessoa, os deputados estaduais Severino Pessoa e Rodrigo Cunha, a presidente da Câmara de Vereadores, Graça Lisboa, e diversas representatividades dos poderes legislativo e executivo.