E70069d5 cff7 4a70 99e9 9f02575d843b Assessoria

No dia 2 de outubro de 2016, ou seja, a exatamente um ano, a população arapiraquense elegia o atual prefeito Rogério Teófilo (PSDB), numa das mais atípicas eleições da história de Arapiraca.

Com 40.389 votos a favor e apenas 259 a mais que o segundo colocado no pleito, Rogério Teófilo era aclamado prefeito da segunda maior cidade do Estado de Alagoas, pondo fim a uma hegemonia política que perdurou por duas décadas.

Eram pouco mais de 18 horas quando uma multidão de eleitores e simpatizantes de Teófilo saiu as ruas centrais da cidade para comemorar a vitória do novo prefeito e da vice Fabiana Pessoa, eleitos numa campanha curta, com poucos recursos e sem o apoio dos grandes caciques da política alagoana, mas recheada de um único sentimento: mudança.

Passada a euforia, assim que assumiu o cargo, no dia 1º de janeiro deste ano, Rogério se deparou com uma realidade difícil, com servidores sem os salários de dezembro e uma dívida milionária junto aos fornecedores. Era hora de arregaçar as mangas e tomar medidas duras e emergenciais para manter o controle da administração.

Cortes de 80% dos cargos comissionados, redução no número de secretarias, cancelamentos e análise de contratos vigentes e a solicitação de uma auditoria retroativa aos últimos cinco anos. foram algumas das primeiras medidas tomadas pela atual gestão.

Foi um início difícil e com muita pressão. Servidores da Educação entraram em greve, solicitando um reajuste salarial que não poderia ser dado pela gestão naquele momento de ajuste fiscal. Paralelamente, outro grupo de servidores reivindicava o pagamento do mês de dezembro, deixado pela gestão anterior.

Mas veio o segundo semestre e com ele algumas boas notícias. Além de conseguir quitar os salários de dezembro dos servidores, a Prefeitura adiantou 50% do pagamento do décimo terceiro do ano vigente e ainda anunciou a garantia de recursos para a realização de importantes obras no município, a exemplo da construção de uma UPA, de um centro de convenções, de um Centro de Iniciação ao Esporte, revitalização do centro da cidade, do Lago da Perucaba, pavimentação de ruas, entre outros.

Com nove meses de gestão completados, o prefeito afirma estar no caminho certo. Com praticamente metade do apoio da Câmara de Vereadores e uma gestão focada no equilíbrio fiscal e na transparência, Rogério Teófilo garante que os próximos três anos serão marcados por muito trabalho e atenção ao povo de Arapiraca, com investimentos voltados ao desenvolvimento da Capital do Agreste.