153801ac 6843 4c67 a7bb 61004705e794

Com a galeria completamente tomada por professores, estudantes e profissionais liberais, a Câmara Municipal de Arapiraca, realizou na noite desta terça-feira (8), uma Tribuna Livre, com o vice-governador e secretário de Educação de Alagoas, Luciano Barbosa, atendendo convite do vereador Fábio Henrique (PC do B), para falar sobre o Programa Escola 10, lançado em março deste ano.

Ao agradecer a presença do vice-governador, o vereador Fábio Henrique, destacou a importância de Luciano Barbosa, quando foi prefeito de Arapiraca, que revolucionou a educação no município, com a  criação das Escolas de Tempo Integral, as Arapiraquinhas e foi o responsável pela instalação do maior Planetário do País, por isso, existe o antes e o depois de Luciano Barbosa, na luta por uma melhor qualidade do ensino, a exemplo do Programa Escola 10, que tem como objetivo, garantir que todos os alunos sejam alfabetizados.

O Programa Escola 10 foi lançado em março deste ano, pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Educação, Luciano Barbosa, com investimentos de mais de R$ 30 milhões na integração entre as redes públicas estadual e municipais de ensino em busca da melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem em Alagoas.

O Escola 10 tem suas ações direcionadas aos estudantes do Ensino Fundamental, visando garantir a alfabetização na idade certa, diminuir a distorção idade-série (atraso escolar), reduzir o analfabetismo e evasão escolar.

Em seus agradecimentos, Luciano Barbosa, fez questão de dizer, que tudo aquilo em que Arapiraca lhe deu, é muito mais do que ele merece e o que é hoje como homem público, deve à Câmara Municipal de Arapiraca.
Fez questão de destacar, que o Poder Legislativo, teve uma participação muito importante em sua vida pública, porque lhe ensinou a ser o que hoje é.

Em seu pronunciamento, ele fez questão de frisar o equilíbrio da presidente da Casa, Professora Graça, que conduziu com maestria os trabalhos, dentro da mais completa democracia. 

Ele disse que não seria o prefeito que foi, se não tivesse a participação e o apoio integral da Câmara Municipal de Arapiraca. Ele disse que uma de suas lutas, é tirar Alagoas dos baixos indicadores de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Luciano Barbosa, disse que só com a educação, o cidadão conseguirá ter sucesso em sua vida e o governo Renan Filho, está atuando neste setor, oferecendo uma educação de boa qualidade.

Ao falar durante mais de três horas sobre o Programa Escola 10, Luciano Barbosa, disse que em todo esse processo educacional, o mais importante é o aluno que terá todo o apoio possível dos órgãos do governo do estado, principalmente da sua pasta, a secretaria estadual de Educação.

Ele também falou sobre as Escolas de Tempo Integral, em número de 35 em todo o estado e pretende, aumentar esse número no próximo ano, para 50.

Entre os vereadores presentes e que se inscreveram para questionarem o secretário Luciano Barbosa,   Willomaks da Saúde, Fábio Henrique, Sérgio do Sindicato, Gilvania Barros, Rogério Nezinho, Pastor Marcos Caetano e  Moisés Machado, Thiago ML, Dr. Fábio Rogério, Fabiano Leão, Léo Saturnino e Sinielza Pessoa que agradeceram a presença do secretário de Educação, destacando o seu compromisso com o setor em todo o estado.

Por sua vez, na condição de presidente, a Professora Graça, antes de encerrar os debates, enalteceu as qualidades do secretário e vice-governador Luciano Barbosa, desejando a ele, que até o próximo ano, possa pelo menos realizar pelo menos 50% de tudo aquilo em que ele planejou.

Participaram da Tribuna Livre, como convidados, o comandante do 3º Batalhão de Polícia, em Arapiraca, coronel Ênio Bolivar, o Defensor Público, Dr. Marcos, coronel Sandro Costa, representando o Corpo de Bombeiros, Diretor do DRE, Ranilson, Diretor do IML, Silvio Nunes, a Coordenadora da 5ª Gere, Eliete Rocha, Fabiano Pedro, representando o Já, representando a Unidade de  Emergência, Drª. Régi Lúcia e o superintendente de Interiorização do Gabinete do vice-governador, Josenildo Souza, entre outras autoridades e os ex-vereadores Dorge do Queijo e José de Macêdo, presidente do Diretório Municipal do PMDB e suplente de senador.