4d9da801 e7dd 4ae0 a43c f633f2c79459

Nem mesmo a forte chuva que caiu na manhã desta sexta-feira (7) foi suficiente para apagar o brilho e a alegria dos moradores do Distrito Pé Leve, em especial as famílias que sobrevivem da pesca. Na oportunidade foi realizada uma importante ação de peixamento da lagoa local, que até bem pouco tempo estava completamente seca e agonizando com a estiagem.

Fruto de uma parceria entre Prefeitura de Limoeiro de Anadia e Companhia Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foram depositados, nesta manhã, cerca de 150 mil alevinos das espécies Tilápia, Tambaqui, Piaba, Piau e Chira, que servirão para reconstruir toda a cadeia biológica da Lagoa do Pé Leve.

Participaram do peixamento o prefeito Marcelo Rodrigues (PP), o senador Benedito de Lira, o superintendente da Codevasf em Alagoas, Antônio Nelson, o assessor especial da Companhia e ex-prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira; o prefeito de Taquarana, Bastinho Anacleto; o vice-prefeito de Igaci, Ronaldo Cavalcante, vereadores, secretários municipais, lideranças e a comunidade em geral.

Em seu discurso o prefeito Marcelo Rodrigues afirmou que a Lagoa do Pé Leve representa o sustento para muitos moradores daquela comunidade. “Há poucos dias a situação aqui era caótica, mas Deus nos deu uma nova oportunidade e e estamos aqui para ajudar a natureza se recompor e voltar a oferecer o sustento dessas famílias”, frisou o gestor.

Ainda de acordo com Marcelo Rodrigues, existe uma parceria entre a Prefeitura de Limoeiro de Anadia e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, que já iniciou um estudo na lagoa para que, a curto prazo, seja definido um cronograma de trabalho voltado à recuperação de todas as margens da lagoa, incluindo ações de reflorestamento e revitalização.

Bastante empolgado com a “ressuscitação” da lagoa, o ex-prefeito Marlan Ferreira, reafirmou a importância da parceria entre Prefeitura e a Codevasf, que ainda contou com o apoio da bancada federal do PP, através das emendas do deputado federal Artur Lira e do senador Bendito de Lira. “Lagoa cheia de água e repovoada com peixes é esperança de dias melhores para os moradores da região que precisam da pesca pra sustentarem suas famílias”, afirmou.

A inclusão dos 150 mil alevinos representa apenas a primeira etapa do peixamento da Lagoa do Pé Leve. A previsão é que, em breve, sejam depositados mais 300 mil alevinos no local.