00052c04 79ec 4803 8957 12980f581761

A cidade de Arapiraca sediará a primeira etapa do Campeonato Alagoano de Paravôlei, neste domingo, 2, no pátio do Garden Shopping, a partir das 12h. O evento é gratuito e organizado por um grupo de educadores físicos que trabalham com esporte paralímpicos no estado.

O campeonato reunirá atletas alagoanos, distribuídos em quatro equipes, representantes dos municípios de Arapiraca, Maceió, Campo Alegre e São Miguel dos Campos. Cada uma dessas cidades sediará uma etapa, que começa agora em julho e continua nos meses subsequentes.

Ivis Pereira, educador físico e técnico do time arapiraquense de paravôlei, explica que o esporte, também conhecido como vôlei sentado, é destinado a pessoas com deficiência motora.

Ele torce para que o campeonato dê visibilidade à prática de esportes adaptados no município. E, além disso, que chame a atenção das pessoas para importância do esporte no processo de reinserção social.

 

“Por meio do esporte, é possível perceber melhorias no processo de reabilitação, aprimoramento do condicionamento físico, coordenação motora, força, resistência, consciência corporal, regularização do peso, além de elevar a autoestima e promover a reinserção social”, destacou Ivis Pereira.

“Eu nunca pratiquei esporte. Sempre achei que não podia. Mas agora, até já viajei para Maceió em competição. As pessoas da minha família e amigos ficam curiosos quando falo que jogo vôlei. Eu descobri que a minha limitação física não impede a prática esportiva. E isso devolveu a minha alegria”, confessou José Genésio, atleta do time arapiraquense.