14157126176845 Célia Rocha

A decisão da ex-prefeita Célia Rocha (PSL) de disputar um mandato de deputada estadual em 2018, obteve repercussão no cenário político do Agreste e no segundo colégio eleitoral do Estado.

A noticia foi divulgada pelo jornalista Bernardino Souto Maior em seu blog no inicio desta semana após entrevista com a ex-prefeita.  Questionada sobre a possibilidade de ser candidata a senadora, Célia disse que o momento é de começar ficando perto dos amigos. “Senado é projeto a longo prazo”, assegurou.

Na última terça-feira (30) ex-prefeita esteve em Brasília para conversar com o senador Fernando Collor sobre sua pretensão. “Vou trabalhar no entorno do Agreste Arapiraca. Tenho certeza que terei uma boa votação”, disse confiante. Com Celia em Brasilia seguiram quatro vereadores por Arapiraca que ela guardou segredo, dizendo mais adiante que dará os nomes. Segundo ela, onze vereadores do Agreste apóiam seu projeto político.

 

Bate de frente com aliados

A pré-candiatura de Célia Rocha bate de frente com velhos aliados a exemplo de Ricardo Nezinho (PMDB) que foi seu candidato a prefeito em 2016 e perdeu a eleição para Rogério Teófilo (PSDB). Com a provável pré-candiatura de Célia Rocha, Ricardo Nezinho é o mais prejudicado em razão de ter perdido apoios de lideranças quando acreditou que chegaria a prefeitura de Arapiraca na eleição de 2016. Decidido a ir para o terceiro mandato na Casa de Tavares Bastos tenta reconsquitar lideranças que foram perdidas para outros políticos.

Por outro lado, o deputado estadual Tarcizo Freire (PP) mantém seu trabalho social no Complexo de Equoterapia ampliando a instituição filantropica em Arapiraca com anexos nos bairros Alto do Cruzeiro e brevemente Primavera além de uma extensão da entidade no municipio sertanejo de Olho D’água das Flores. Atuante na Casa de Tavares Bastos na defesa de pleitos em favor das classes trabalhadoras mais humildes. Freire corre solto conta com o apoio do senador Benedito de Lira, é sem dúvida é forte candidato a reeleição com suceso. O prestígio político de Célia Rocha não é problema para Tarcizo Freire.

 

Camara Municipal

No contexto da Câmara Municipal de Arapiracaque conta com 17 vereadores pode sair um candiato a deputado estadual. Nos bastidores comenta-se a possibilidade do vereador Sérgio Fábio  (PPS) o Sérgio do Sindicato que foi o mais votado em 2016 com 5.116 votos. Sérgio do Sindicato é um dos aliados de Célia Rocha e do vice-governador Luciano Barbosa (PMDB)  Mesmo sem anunciar que será ou não candidato a deputado estadual sua pretensão ainda é duvidosa.

Já o deputado estadual Severino Pessoa (PSC) aliado do prefeito Rogério Teófilo, já anunciou sua pretensão de disputar um mandato de deputado federal, mesma pretensão do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) que possui maior densidade eleitoral na capital do Estado.

No mesmo grupo situacionista está o ex-deputado estadual Dudu Albuquerque, outro aliado do prefeito Rogério Teófilo que tem pretensões de indicar o filho, Bruno Albuquerque na disputa por uma das 27 vagas na Asssembleia Legislativa em 2018.