14955721024907

O atleta arapiraquense Ítalo Ribeiro, faixa preta de jiu jitsu, poderá ficar de fora de um dos maiores torneios internacionais da categoria, que será realizado no mês de setembro na Rússia. O evento, promovido pela Fundação Aga Khan (AKF) reunirá os melhores lutadores de artes marciais de todo o mundo.

Aos 25 anos, Ítalo Ribeiro possui um curriculum invejável na categoria. Heptacampeão alagoano de jiu jitsu (peso leve – até 66 kg), bicampeão Norte-Nordeste de jiu jitsu, além de campeão das Copas Esporte Campeão e da Juventude.

Filho de diarista, Ítalo Ribeiro desde criança é apaixonado pelas artes marciais, iniciando no karatê, passando pela capoeira e se tornando profissional de jiu jitsu aos 18 anos.

Atualmente, representando o Mixed Martial Arts (MMA) que, em português significa Artes Marciais Mistas, Ítalo já participou de dez lutas, apresentando um card de sete vitórias e três derrotas, estando há cinco lutas invicto.

De acordo com o atleta, a sua maior dificuldade é a falta de apoio por parte das iniciativas pública e privada.

Para sobreviver, Ítalo dá aulas de jiu jitsu e muay thai. Às vésperas dos campeonatos, Ítalo tem que se afastar de suas atividades para se dedicar aos treinos.

“Eu sobrevivo dando aulas e quando preciso me afastar para me dedicar aos treinamentos, também fico sem receber as mensalidades dos alunos que, consequentemente, ficam sem aulas”, frisou.

Ao ser questionado sobre o futuro, Ítalo afirmou que seu grande sonho é subir para o UFC e representar Arapiraca e Alagoas no mundo inteiro. Prova do amor pela sua terra foi dada em sua última luta, onde entrou no octógono usando short da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) e carregando a bandeira do time arapiraquense nas costas.

Atualmente, Ítalo possui patrocínios apenas em troca de suplementos. Seu maior sonho é conseguir apoio para poder participar dos torneios.

“Reconheço que viver desse esporte é algo muito difícil no Brasil. Mas gostaria, pelo menos, de ter condições de representar a minha cidade e o meu Estado nas competições mundo afora”, frisou.

LUTA NO SÁBADO

No próximo sábado (27), a partir das 18h, o Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, será palco de mais um grande evento de Artes Marciais Mistas (MMA), o Brutus Extreme Fight.

Representando o município arapiraquense, colocando a sua invencibilidade em jogo na competição, o atleta Ítalo Ribeiro usará todo seu aprendizado nas artes marciais na luta mais esperada da noite diante do experiente lutador Renildo Alicate, na categoria até 66kg.