14853475508713

A devoção à Nossa Senhora conduziu centenas de fiéis à Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, ontem (24), na primeira noite do novenário em homenagem à Santa, que é padroeira da cidade. A celebração deu continuidade ao calendário de festividades, que iniciou no último domingo e  segue até o dia 03 de Fevereiro.

Na noite de ontem, a programação religiosa iniciou com a recitação do Terço e a Ladainha de Nossa Senhora. Na sequência, os fiéis acompanharam o hasteamento das bandeiras, conduzidas pelos Padres Antônio Maria e Antenor Montenegro, pelo Prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo e representantes das Câmaras  Municipal e Estadual.

A Igreja ficou pequena para receber a multidão que compareceu na noite de ontem. Quem não conseguiu entrar, acompanhou toda a celebração eucarística do lado de fora, pelas imagens de um telão, instalado na frente da Igreja. A Missa foi celebrada pelo Padre Antônio Maria, com a presença  de fiéis de muitas paróquias de Arapiraca e de algumas cidades vizinhas.

Devotos de Nossa Senhora do Bom Conselho, numa demonstração de fé, acompanharam atentos e emocionados todo o ritual  da noite,  finalizada com um show do Padre Antônio Maria, que apresentou um repertório com diversas músicas conhecidas pelos presentes.

Entre as canções  mais aclamadas , “Pegadas na areia,  “Senhor, eu sei que tu me sondas” e “Noites Traiçoeiras” . Esta última, tirou lágrimas da dona de casa Maria de Lourdes, que confessou estar emocionada em acompanhar tão bela apresentação.

“Eu tenho devoção a Nossa Senhora do Bom Conselho e todos os anos participo dos dias de noventa e da procissão. Já fiz pedidos a ela e fui atendida. Mas este ano, só venho agradecer. E está sendo um presente acompanhar o show do Padre Antônio Maria, que sempre acompanho pela televisão.”, declarou Maria de Lourdes.

A participação das festividades de Nossa Senhora do Bom Conselho é tradição no município. Um exemplo é o casal Daniel dos Santos e Adriana Pereira dos Santos, que estavam acompanhados da filha de 8 anos. Eles contam que guardam boas lembranças de quando eram crianças e acompanhavam suas famílias na festa da padroeira.

“Aguardava com ansiedade pelas festividades. Eu e meus irmãos vínhamos acompanhados por meus pais para a novena, a procissão e, no final, passeio no parque de diversões. Hoje trago a minha filha. Os tempos são outros, mas acho importante manter essa tradição de fé.”, explicou Daniel dos Santos.

Para o Padre Antônio Maria, que exerce o sacerdócio há 40 anos, o contato com o povo, especialmente o povo simples, em suas caminhadas, aumenta a sua fé.  “Eu preciso renovar a minha fé. E o contato com o povo, especialmente o povo simples. Para eles, a fé é mais simples. Não é uma fé racional, é uma fé amorosa, de coração. E me faz muito bem. Eu sempre rezo o terço na TV Aparecida e há um momento em que acendo uma vela, a vela da fé, e convido os telespectadores a fazerem em casa. E sempre pedi o mesmo que os  apóstolos: Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé.”, explicou  o Padre Antônio Maria.

O Padre ainda explica sobre a fé na padroeira de Arapiraca. “Nossa Senhora do Bom Conselho é um título dado à Nossa Senhora. E os títulos são sempre frutos das nossas necessidades. Em nossa caminhada,encontramos vários tipos de conselhos, mas  precisamos dos bons, por isso o título. E nossa Senhora nos dá  bons conselhos. E o maior deles: Fazer tudo o que Jesus nos diz.”, completou o Padre.

A noite de ontem foi encerrada como show do Padre Antônio Maria. Mas a programação da Padroeira segue até o dia 03 de fevereiro. Diariamente, as celebrações são iniciadas às 18h30min, com a  Recitação do Terço e Ladainha de Nossa Senhora, celebração Eucarística, apresentação musical e quermesse.

PROGRAMAÇÃO FESTA DA PADROEIRA

25 – quarta-feira
18h30 – Recitação do Terço e Ladainha de Nossa Senhora
19:30 – Celebração Eucarística
Celebrantes – Pe. José Barbosa Neto, Pe. Paulo Melo e Pe. Ednaldo Firmino
Noiteiros – Paróquias Sagrado Coração de Jesus, Santo Antônio, N. Sra. da Conceição e Comunidades Shalom, Kerygma e Amigos da Canção Nova
Evento – Show com o Ministério Kerygma Quermesse.
Animação Litúrgica – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

26 – quinta-feira
18h30 – Recitação do Terço e Ladainha de Nossa Senhora
19:30 – Celebração Eucarística
Celebrantes – Pe. Erick José e Pe. Ednaldo dos Santos
Noiteiros – Crianças, Renovação Carismática, Acólitos e Ancilas, Terço das Crianças e Ministério para as Crianças da RCC
Evento – Festival da Criança e Apresentação do Coral Pequenos Tons e Quermesse.
Animação Litúrgica – Coral Tom Cristão Kids

27 – sexta-feira
18h30 – Recitação do Terço e Ladainha de Nossa Senhora
19:30 – Celebração Eucarística
Celebrantes – Pe. Daniel do Nascimento e Pe. Eugênio Alexandre
Noiteiros – Paróquias Santíssimo Redentor e N. Sra. do Carmo, Patroneses, Ministros Extraordinários da Comunhão, Pastoral da Pessoa Idosa, Associação dos Aposentados e Pensionistas
Evento – Noite Cultural com Grupo Transart e Quermesse
Animação Litúrgica – Paróquia Nossa Senhora do Carmo

28 – sábado
18h30 – Recitação do Terço e Ladainha de Nossa Senhora
19:30 – Celebração Eucarística
Celebrante – Dom Hildebrando Mendes Costa
Noiteiros – ECC, Pastoral Familiar, Equipes de Nossa Senhora, Equipe de Cerimonial, Caminho Neo-Catecumenal e Focolares
Evento – Noite dançante Familiar com Jordão e banda e Quermesse
Animação Litúrgica – ECC

29 – domingo
16h – Tradicional Leilão de Gado.
18h30 – Recitação do Terço e Ladainha de Nossa Senhora.
19:30 – Celebração Eucarística
Celebrante – Pe. Manoel Sabino e Pe. Wanderley da Silva.
Noiteiros – Juventude, TLC, Amigos pela Fé, Crismandos, Jovens Sarados, Equipes Jovens de Nossa Senhora e Ministério Jovem da RCC
Evento – Noite Jovem com Cristo e Quermesse
Animação Litúrgica – Coral Vozes do Altíssimo

30 – segunda-feira
18h30 – Recitação do Terço e Ladainha de Nossa Senhora
19:30 – Celebração Eucarística
Celebrantes – Pe. Frei Mateus Tavares, Pe. Danilo Soares e Pe. Alexandre Rafael
Noiteiros – Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro e Áreas Pastorais de Santa Isabel e Santo Antônio, Pastoral do Dízimo , Pastoral Litúrgica, Pastoral dos Surdos, Apostolado da Oração, Sacramentinos e Trânsito de São José
Evento – Banda Recomeçar e Quermesse
Animação Litúrgica – Área Pastoral Santa Isabel

31 – terça-feira
18h30 – Recitação do Terço e Ladainha de Nossa Senhora
19:30 – Celebração Eucarística
Celebrantes – Pe. Antônio Lopes e Pe. Gilberto Pinheiro
Noiteiros – Paróquias São José e N. Sra. das Graças, Pastoral da Acolhida, Pastoral do Batismo e Terço dos Homens.
Evento – Leilão de Prendas e Quermesse
Animação Litúrgica – Paróquia São José

01 – quarta-feira
18h30 – Recitação do Terço e Ladainha de Nossa Senhora
19:30 – Celebração Eucarística
Celebrantes – Pe. Menete Severiano e Pe. Cristiano Nóia
Noiteiros – Comunidades São Luís, N. Sra. Aparecida e N. Sra. de Lourdes
Evento – Café Regional
Animação Litúrgica – Grupo Filhos da Imaculada

02 – quinta-feira
Festa Solene da Padroeira de N. Sra. do Bom Conselho e Procissão
09:00 – Celebrante – Dom Valério Breda – Bispo Diocesano
Animação Litúrgica – Coral Vozes de Arapiraca
17:00 – Celebrante e Procissão – Pe. Antenor Montenegro Júnior – Pároco
Animação Litúrgica – Coral Vozes do Altíssimo

03 – sexta-feira
20h – Show com Eliana Ribeiro, Thiago Tomé e Ana Lúcia
Local – Ginásio João Paulo II