14369981349422

Na manhã desta quarta-feira (15), o professor José Fernandes, diretor da Escola Estadual Francisco Domingues, em Limoeiro de Anadia, esteve no programa do radialista Alves Correia, em Arapiraca, onde convidou toda a população do Agreste para prestigiar a tradicional Festa das Barracas, que movimentará a cidade de Limoeiro de Anadia nesta quinta e sexta-feira.

A festa, denominada de “O mundo curtindo as festividades juninas”, trata-se de um projeto cultural organizado por cerca de mil alunos daquela escola, que ainda contam com o total apoio da Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através do prefeito Marlan Ferreira (PP).

O projeto consiste numa exposição temática com 18 barracas, cada uma produzida por uma turma de alunos da escola. Cada barraca representará um país, onde serão expostos a dança, culinária, ornamentação, costumes e, principalmente, como seria a comemoração dos festejos juninos em cada um desses países.

“O Brasil é o único país do mundo onde as festividades juninas são comemoradas em grande porte. Mas sabe-se que em vários países existem vestígios de festejos juninos, uma vez que a comemoração no Brasil teve direta influência da cultura portuguesa”, explicou o professor José Fernandes.

O professor assegurou ainda que cada barraca será avaliada e julgada por quesitos básicos como projeto de ornamentação, apresentação do tema, assimilação do conteúdo e conjunto. As turmas receberão pontuação individual e para as três barracas vencedoras está prevista uma premiação em dinheiro, além de viagens culturais.

PROGRAMAÇÃO

A exposição das barracas terá início nesta quinta-feira (16), às 18 horas em frente à Praça de Eventos, no Centro da cidade. Neste horário o público poderá iniciar uma viagem ao mundo sem sair de Limoeiro. A partir das 21 horas serão apresentadas as danças culturais de cada país, seguida de apresentação de quadrilha junina da escola.

No dia 17, a exposição será iniciada a partir das 17 horas e o público terá a oportunidade de acompanhar a reapresentação das cinco melhores danças do dia anterior. Encerrando com chave de ouro, a Prefeitura estará presenteando os participantes e o público em geral com shows musicais. Às 21 horas haverá a apresentação de Luan Estilizado, seguido da Banda Expresso Forronejo e o cantor Borba de Paula.