Por que o treinamento funcional?



Por Victor Silva
(TRX Funcional)

Saindo um pouco do ASA, vamos falar hoje de treinamento funcional. Área no qual desejo me especializar, já que sou, também, graduando em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas.

Primeiramente, o que é "Treinamento funcional"?

Na linguagem do mundo Fitness, o "Treinamento Funcional" é todo movimento que melhora a condição física para execução de determinada tarefa, até pelo fato dos movimentos do MTE (MultiFuncional Training Exercise) serem semelhantes ao que fazemos em nossas atividades diárias. Ele se baseia em movimentos naturais no qual o corpo foi "feito" para executar, como saltar, agachar, empurrar, girar e correr.

A principal diferença entre o treinamento funcional e a musculação convencional, é a forma na qual os músculos são trabalhados. Enquanto o TF trabalha grupos musculares, a musculação preza pelo isolamento do músculo.

Treinamento Funcional emagrece? E a hipertrofia, posso chegar no meu objetivo com o TF?

O treinamento funcional emagrece, sim, até pelo fato de ser baseado em atividades aeróbicas. Já no caso da hipertrofia, a literatura ainda destoa muito. Enquanto uns afirmam que há, sim, o ganho de massa muscular no MTE, outros afirmam que não. Mas, uma coisa certa: No caso da hipertrofia, a musculação convencional ainda é a melhor saída.

Melhoras do organismo em relação com a prática do Funcional.

A maioria dos que praticam esse treinamento, busca e alcança (se fizer rotineiramente) o condicionamento físico ideal, além da perda de peso, tonificação muscular, melhora da flexibilidade, otimização da coordenação motora e equílibrio.

Quem pode fazer? Há idade para se iniciar?

Todo mundo pode fazer, independente de idade, sexo ou qualquer outra coisa. Este benefício de inclusão do TF se dá pelo fato de se trabalhar apenas com o peso do próprio corpo e, em torno de seu próprio eixo. Em alguns casos, pesos extras são utilizados (sobretudo com o Kettlebell), mas, são exceções.

Em Arapiraca, onde fazer?

Alguns CT's/Estúdios de TF já existem na cidade, além da prática ao ar livre no Parque Ceci Cunha às segundas, quartas e sextas, com o benefício de se trabalhar na "caixa de areia" do parque, o que aumenta, ainda mais, o condicionamento muscular.

 



Veja Mais


Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.


  • Avatar

    {{ comment.nome }}

    {{ comment.created_at | date : 'dd/MM/yy HH:mm' }}

    {{ comment.comentario }}