Click Due

Secretário de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca participa de audiência pública na Assembleia Legislativa

14964403051906

O secretário de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca, Silvestre Rizzattto, participou na manhã e início da tarde de quarta-feira (31.05), na Assembleia Legislativa, em Maceió, da audiência pública “Políticas públicas destinadas ao desenvolvimento cultural de Alagoas” proposta pelo deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB).

A audiência, segundo RC, visou unir sociedade e poder público para debater sobre o incentivo à cultura no estado, orçamentos do governo estadual em cultura, além de dar vez e voz a inúmeros representantes das artes e cultura de várias regiões do estado. A presença da secretária de Cultura do Estado, Melina Freitas (que foi verdadeiramente sabatinada pelos participantes) e de Marcos Sampaio, representando o poder executivo de Maceió proporcionou um rico debate e deixou evidente que a SECULT se coloca aberta ao diálogo.

Além de Arapiraca, o único município que contou com representante na audiência foi Teotônio Vilela, com a secretária de Cultura e Juventude, Marcela Vilela. Do legislativo municipal o único presente foi o vereador Lobão, de Maceió. A ausência de  representantes do poder público municipal e de legisladores da Casa Tavares Bastos foi  lamentado pelos participantes que fizeram uso da tribuna e, pelo próprio deputado estadual Rodrigo Cunha.

Na audiência, o secretário Silvestre Rizzatto destacou a importância da implantação de secretarias de cultura nos municípios alagoanos e sua institucionalização, alinhando-se com as propostas contidas no Plano Nacional de Cultura. Frisou que a visão governamental não pode ser limitada sobre mestres, artistas, artesãos, produtores de cultura local, assim como no que diz respeito a demanda consumidora de produtos/serviços culturais existentes, mas também no aspecto do todo cultural e na identidade cultural de cada região.

“Sabemos que a cultura em alguns municípios é apenas um departamento ou até uma coordenação associada a outra secretaria, e isso não apenas torna frágil a valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais, mas também compromete a identidade cultural do município, além de seu desenvolvimento social e econômico, porque a cultura está intrinsecamente ligada a esses dois fatores”, finalizou, o secretário de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca.

A tribuna foi utilizada por dezenove participantes que colocaram inúmeras pautas reivindicativas ao poder executivo e legislativo, porém o assunto unânime foi a urgência de uma Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A representante do MOVA – Movimento Cultural Alagoano, Nina Magalhães, em seu discurso sobre o fomento à cultura através de fontes e modos de financiamentos, foi enfática na importância do Fundo Municipal de Cultura e da ampla discussão com todos os setores culturais na construção da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Após o evento o secretário Silvestre Rizzatto fez inúmeros contatos para futuros projetos. Entre eles com o cantor alagoano Geraldo Cardoso, com o vereador de Maceió Lobão (defensor da bandeira do rock), com o ator Chico de Assis, que em breve estará em Arapiraca ministrando curso de atores através da parceria entre Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca e Secretaria de Cultura do Estado. Rizzatto também fez contato com a coordenadora regente do Coretfal, Maria de Fátima Monteiro Meneses, no sentido de viabilizar a realização de um encontro de corais em Arapiraca, ainda este ano.

 

 

Arapiraca participa de Encontro Alagoano de Gestores de Cultura

14964322009762

Arapiraca marcou presença no Encontro de Gestores de Cultura, no dia 26.04, no Misa, em Maceió. O evento realizado pela Secretaria da Cultura do Estado teve como principal objetivo apresentar a estrutura operacional, áreas de atuação, objetivos estratégicos das superintendências da SECULT e o cronograma de atividades voltadas ao bicentenário de emancipação política de Alagoas.

Durante o evento a secretária Melina Freitas ressaltou a abertura de diálogo e parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado e os gestores municipais de cultura. O secretário de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca, Silvestre Rizzatto, ao fazer uso da palavra, frisou a importância do momento para o cenário cultural alagoano. “A presença de cinquenta e três municípios no evento deixa claro o interesse dos gestores em efetivamente ter maior participação em ações culturais apoiadas pelo estado”, comentou Rizzatto.

Silvestre, também colocou a importância da SECULT realizar capacitação em editais visando orientar os gestores e produtores culturais na leitura e interpretação correta dos editais lançados pelo governo estadual.  "Muitos municípios deixam de participar ou inscrever seus artistas, mestres, ou mesmo grupos por não entender a dinâmica colocada no processo, é importante que haja a participação de um número significativo de contemplados que representem os vários municípios alagoanos", finalizou.

Uma coisa é  certa, Alagoas - o estado que mais possui manifestações folclóricas e culturais no Brasil, parece ter despertado para a necessidade de ouvir os gestores interessados em fazer algo pela cultura de seus municípios, bem como colocar na pauta da SECULT a realização de capacitações não só pontuadas na capital do estado - onde na maioria das vezes os maiores beneficiados são da região metropolitana de Maceió, mas também voltadas ao interior alagoano.

Interiorizar ações se faz necessário, e a programação das comemorações dos duzentos anos de emancipação política de Alagoas está sem dúvidas contribuindo para isso, mas muitas coisas mais precisam ser feitas para que os gestores municipais possam caminhar com as próprias pernas para fortalecer a participação de artistas e mestres da cultura de todo o estado em eventos realizados na capital, principalmente se estes contam com a parceria do estado porque, afinal de contas, cultura é para todos e, ao que tudo indica alguns passos estão sendo dados nesta direção. 

 

Presentear e Flor de Marocas se unem em loja temporária para presentear as mães

14940640571652

Enquanto muitos empresários falam em crise, um trio de sucesso, resolveu unir forças para reforçar o charme que envolve o ato de presentear no Dia das Mães. O carinho, o afago, a delicadeza está em pequenos gestos, na beleza única de um filho valorizar a mãe. Pensando nisso Dyogo Brito (Flor de Marocas) e, Hosana Batista e Marlos Batista (Presentear) buscaram peças de decoração, objetos utilitários e flores que tragam um significado, uma memória afetiva para tornar não só o domingo(13) uma data especial, mas todo o mês de maio.

A parceria deu origem a uma loja temporária, que repaginou a “presentear” que fica no Arapiraca Garden Shopping. A presença de clientes tradicionais do trio de empresários, além de amigos e um grupo jovem antenado e de bom gosto reflete o mix de produtos oferecidos para todos os públicos.

A presença do apresentador Bira Franklin, do badalado programa “Agitação”, da TV Pajuçara, trouxe o “tom de sucesso midiático” à parceria, que a pedido de clientes poderá estender-se até o mês de junho, com sugestões de produtos elegantes e diferenciados para celebrar do Dia dos Namorados.

Uma coisa é certa, a loja está linda, a iniciativa agradou a todos, a recepção aos convidados foi impecável, os preços estão convidativos à presentear a mãe, a avó e a si mesma(o). Então, só falta você ir lá e conferir tudo de perto!

Cine Clube é lançado em Arapiraca

14940583200665

Uma noite onde gerações se encontraram para iniciar um novo movimento que, com certeza, reforçará o audiovisual na capital metropolitana do agreste. O lançamento do Cine Clube Trianon é o resultado do empenho do Ponto de Cultura NAVI – Núcleo de Audiovisual de Arapiraca, que é um projeto da Associação dos Artistas de Massaranduba e que tem como objetivo promover a produção de cinema no município, além de usar a arte como instrumento de inclusão social.

Dentro deste contexto os nomes de Wagno Godez e Leandro Alves não podem ficar de lado. Eles articularam, movimentaram a galera jovem de idade e de “cabeça” e buscaram parcerias com profissionais da área como o jornalista e cineasta arapiraquense Raphael Barbosa, além da Unidade Sesc de Arapiraca para fazer vibrar e reverberar as produções de filmes arapiraquenses, sejam eles premiados por editais, ou financiados com recursos próprios.

Aliás, foi em 2015 e 2016, com os cursos de cinema e produção de roteiros realizados em Arapiraca pelo Sesc e ministrado por Raphael Barbosa que eu e Silvestre Rizzatto, e muitos outros curiosos passamos a conhecer um pouco dos encantos da “sétima arte”. Este projeto rendeu frutos com filmes arapiraquenses participando de eventos da área, com cineastas arapiraquenses sendo selecionados em editais do governo do estado, e o movimento de audiovisual ganhando força com a energia e atitude corajosa do NAVI.

O evento realizado no auditório da Casa da Cultura traz nas entrelinhas o diálogo que existe entre o poder executivo e as iniciativas artísticas e culturais na “Terra de Manoel André”. A presença de quem faz teatro, fotografia, música, literatura e produção cultural em Arapiraca, além de jovens estudantes e universitários mostrou que o auditório heterogêneo é um reflexo da amplitude que o Cine Clube Trianon pode tomar no que se refere a formação de plateia.

Os filmes “O que lembro, tenho”, ficção, direção de Raphael Barbosa; “Ponto das Ervas”, documentário, direção de Celso Brandão; “Rua das Árvores”, documentário, direção de Alice Jardim e “Trem Baiano”, documentário, direção de Robson Cavalcante e Claudemir Silva trouxeram um novo olhar para um público ávido de conhecimento, do experimentar, ... de sonhar, ... quem sabe com o seu próprio filme?

Este primeiro passo oficial dado por um grupo que é a semente que germinou de uma oficina realizado pelo NAVI é a prova concreta que Arapiraca respira inquieta e sedenta por engajamentos culturais. Então, salve a inquietude e façamos arte!

 

Carnavalzinho de Petequinha e Florzinha encerra as prévias do Folia de Rua

148761114221

O domingo (19) ficou marcado por tornar o Bosque das Arapiracas o “QG” da alegria e da animação de todas as idades. No comando da terceira edição do Carnavalzinho, os palhaços Petequinha e Florzinha levaram mais de mil foliões a reviverem hits infantis atuais e antigos no ritmo do frevo e do axé. Foram mais de duas horas de pura diversão e energia, mostrando que em família os pequenos encerraram com “chave de ouro” a 13ª edição do Folia de Rua de Arapiraca.

O percurso de quinhentos metros do Ginásio João Paulo II à Fonte Luminosa do Bosque das Arapiracas trouxe fantasias coloridas, caracterizações, confetes, serpentinas, chuva de spray, apitos, buzinas... que tornaram a festa ainda mais vibrante. A presença da Rainha da Pestalozzi Maria Vitória e da Rainha do Folia de Rua Fernanda Duarte mostrou que neste reinado momesco a inclusão social fez toda a diferença.

Uma coisa é certa, o carnavalzinho só aconteceu porque o poder público e a iniciativa privada acreditaram que as prévias carnavalescas do município são para a família arapiraquense. Brincar com segurança, paz e infraestrutura tornou o evento um grande sucesso, então até o Folia de Rua 2018!

Apoio/ Patrocinadores

O evento que contou com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, SMTT, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também foi abraçado por empresários, empresas locais e imprensa (Boutique Morena Bella, Jakeline Beringuel, Wanderson Oliveira, Arapiraca Garden Shopping, Click Due, site7segundos, Rádio Pajuçara FM), além dos patrocinadores: Popular Alimentos, Zoopark, Deputado estadual Rodrigo Cunha, @Treloso, @Oops, Escola Santa Catarina, Escola Santa Clara, Colégio Êxito, Stela Tour, Estampaê Personalizados

 

Folia de Rua leva o frevo para milhares de foliões no Bosque das Arapiracas

14869629605737

O esperado momento do desfile dos blocos do Folia de Rua 2017 aconteceu na tarde do sábado (11) para a felicidade dos foliões arapiraquenses, ainda sob o clima vibrante da noite anterior no Mercado do Artesanato. O evento da sexta feira (10) resgatou o concurso da Rainha e do Rei Momo do Folia de Rua, trouxe a emoção da homenagem “in memorian” a Miguel de Oliveira Santos, com a dedicação desta edição do Folia de Rua ao maestro, e levantou a bandeira da inclusão ao convidar o Rei Momo e a Rainha da Pestalozzi para abrilhantar o evento.

A palavra de ordem foi “alegria, alegria e alegria” e, ao que parece, todos entenderam o recado e personificaram esta palavra de sete letras em gestos de vibração, gentilezas, união compartilhada e muita animação. O tradicional frevo entrou no percurso de dois quilômetros do corredor da folia no Bosque das Arapiracas para reafirmar a vocação da cidade para grandes eventos, e reforçar que o povo da “Terra de Manoel André” se diverte com a família.

A concentração iniciou a partir das 15h, no Parque Ceci Cunha, com um “esquenta” comandado pela banda Affarra. A abertura oficial, às 17h30, pelo secretário de Cultura, Lazer e Juventude Silvestre Rizzatto, representando o prefeito Rogério Teófilo, e pelo deputado estadual Rodrigo Cunha, deu a largada para a comissão de frente abrir o corredor da folia com muita animação dos Reis Momos Cristovam Moreira e Renato Chaves (da Pestalozzi de Arapiraca) e das Rainhas do Folia de Rua, Fernanda Duarte e Maria Vitória (da Pestalozzi de Arapiraca.

O percurso ao longo do Bosque foi animado por catorze blocos e suas orquestras de frevo. Os foliões mantiveram a tradição de Arapiraca ser uma terra festiva e segura. Segundo a coordenação do evento nenhum incidente foi registrado, tanto na área do Parque Ceci Cunha, quanto no Bosque. Os blocos “indoor”, que iniciaram seus shows após o término dos desfiles dos blocos com as orquestras de frevo, também abrilhantaram o evento com a participação de bandas e cantores de sucesso. O bloco “Sou Formando” trouxe Cavaleiros Prime, Robertinho na Pisada e Dé Boy Nascimento. Já o bloco “Kihei”, em seu “indoor”, empolgou os foliões com Parangolé, Tony Salles, Marreta You Planeta e Márcio Dhuka. O camarote da Unimed também levou o “Pagode da Amizade” para animar os foliões.

A Rainha Fernanda Duarte e uma comissão da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude deram as boas-vindas aos cantores convidados e aos foliões dos Blocos Indoor “Sou Formando” e “Kihei”. Neste último a Rainha mostrou todo o seu charme ao dançar no palco com o cantor do Marreta You Planeta.  

A presença de policiais militares do Pelopes e da Cavalaria, além de guardas municipais e autoridades de trânsito da SMTT permitiu que foliões de todas as idades brincassem com segurança e tranquilidade. O secretário Silvestre Rizzatto informou que cento e cinquenta profissionais entre PM, guardas municipais e SMTT deram apoio ao evento, e que este efetivo foi de fundamental importância para garantir o sucesso do evento.

Uma coisa é certa, essa 13ª edição deste lindo evento “Folia de Rua 2017” ficará marcada pelo resgate do concurso da Rainha do Folia de Rua, pela iniciativa de inclusão, pela justa homenagem ao Maestro Miguel de Oliveira Santos e pela nova forma de diálogo entre o poder público com a Liga dos Blocos. Iniciativas que aproximaram as famílias arapiraquenses da grande prévia carnavalesca da cidade e, principalmente, contribuíram para iniciar novos laços entre a nova gestão municipal e o povo festivo desta terra.

Palhaço Mixuruca faz uma linda viagem pelo lúdico folclore brasileiro

1485815549274

Uma linda viagem pelo lúdico folclore brasileiro foi o que apresentou o palhaço Mixuruca em seu espetáculo de teatro de mamulengo, em plena tarde de domingo na praça de alimentação do Arapiraca Garden Shopping, no último dia 15.

Olhares atentos de crianças e adultos, sorrisos roubados de forma tão espontânea encaixaram com perfeição no clima criado para ensinar os pequenos através de brincadeiras. O saci, o curupira, o lenhador, o lobo e o boi fizeram parte de um enredo narrado pelo palhaço Mixuruquinha que trouxe o perdão como maior mensagem do dia.

O encantamento não se dissipou ao término do espetáculo. A pureza e a felicidade de estar ao lado de Mixuruca deixou claro que mesmo sem saber o significado de ídolo, aqueles pequenos estavam experimentando a adorável sensação de ser um fã.

Ver a união e a parceria de Júnior Silveira e Nelsinho Silveira para mostrar a arte clown e a herança da Turma do Biribinha trouxe-me a certeza que sonhos são entregues como presentes quando se doa alma a um personagem, mesmo que este seja um simples boneco de pano.

A maior dádiva do dia foi a celebração da vida, da alegria, do sonho, da felicidade de poder eternizar nas lembranças o que nos faz sorrir. 

Balluá e Click Due, uma parceria repleta de muitos cliques e emoção

14858087971814

O momento em que a pose e o sorriso, espontâneos ou produzidos, revelam um pouco do eu de cada criança, de cada intenção de cumplicidade com os pais, com avós, tias, ou simplesmente o desejo de ser um modelo ou uma modelo a ser clicada, também deixa nas entrelinhas o recado que um book pode trazer muito mais do que um simples registro fotográfico, ele pode  transmitir uma entrega que não tem preço quando o assunto é felicidade.

Este ensaio fotográfico feito no final de setembro de 2016, através de um projeto desenvolvido em parceria com a loja Balluá, está sendo postado como “flash back” por trazer em sua essência o que desejo, não só para mim, mas para todos em 2017.

Neste ensaio encontrei harmonia entre pessoas, ambientes, objetos... Encontrei troca de amor em gestos e palavras, vi a criatividade aflorar e a timidez ser vencida em nome da realização de um desejo para alguns e um sonho para muitos. Me encantei com sorrisos espontâneos, com deliciosas brincadeiras, com a verdade e a naturalidade de pequeninos, e com o charme e graça de outros jovens não tão pequeninos assim que, independentemente da idade cronológica, souberam realizar uma entrega de corpo e alma deixando fluir sentimentos, luz e emoção.

Espero que você, caro leitor, possa encontrar na releitura deste ensaio o que meus olhos enxergaram, o que meu coração sentiu e o que minhas lentes tentaram transmitir. 

Reveillon Sierra, uma confraternização totalmente exclusiva!

14835888384169

A cada virada de ano há sempre a busca de confraternizar fazendo valer a energia positiva que surge ao nascer do novo ano. Foi neste clima familiar que os irmãos Liberto Júnior e Nayara Marques abriram as portas do Residencial Sierra para o primeiro “Reveillon Exclusive” de Arapiraca. E o local não poderia ser mais charmoso, o único heliponto de um residencial em Alagoas.

Um grupo seleto de duzentas pessoas brindaram e celebraram com total segurança, conforto e animação a chegada de 2017. A programação cultural comandada por Dona Flô (Jéssica Tenório) e Banda, Lennon Menezes e DJ Touro foi aprovada por todos. A queima de fogos encantou a todos, e a decoração que uniu requinte e bom gosto ganhou um toque de glamour com a deliciosa mesa de frios e de café da manhã assinada pelo Buffet Talentos.

O cerimonial e o excelente serviço de atendimento dos garçons reforçaram que eficiência e gentileza podem caminhar juntas para tornar um evento sinônimo de sucesso. Na festa em que crianças puderam brincar livremente em seu castelo de fantasias, e adultos que soltaram sua energia de criança dançando toda a madrugada, só resta aplaudir tanto a quem organizou este momento,quanto a todos que de forma primorosa tornaram este evento impecável e inesquecível.  

Temos que registrar, de forma especial, a homenagem carinhosa que o empresário Liberto fez a Silvestre Rizzatto ao convidar todos para cantar os parabéns ao aniversariante do dia 31, e a Jéssica Tenório pela emoção e carinho. A ambos o nosso muito obrigado. Tenham a certeza que esse momento ficará guardado em nossos corações eternamente.

Novo elenco do ASA leva uma multidão ao Arapiraca Garden Shopping

14818864530798

Que o futebol é paixão nacional todo mundo sabe, e com o alvinegro arapiraquense não seria diferente.  Na noite da quinta (15), mais do que paixão, o amor dos filhos da “Terra de Manuel André” por seu ASA GIGANTE pode ser comprovada com a invasão da praça de alimentação do Arapiraca Garden Shopping para a apresentação do elenco para 2017, e dos novos uniformes assinados pela NUMER.

A diretoria executiva e deliberativa da Agremiação Sportiva Arapiraquense e o presidente, radialista Nelson Filho, subiram ao palco para se apresentarem à sociedade arapiraquense, em uma demonstração de união, força e motivação para a temporada de 2017. Os atletas, pela primeira vez, puderam sentir de perto o calor da torcida ao enfrentar a “passarela” montada para dar mais brilho aos contratados.

Um telão gigante de “led” exibiu as marcas dos patrocinadores reforçando o compromisso do empresariado local com o time da terra. Os atletas encararam o “estilo manequim e modelo” para apresentar os novos ternos oficiais (para as competições, de treino e de viagem) e o público aprovou, tanto a performance dos jogadores quanto o novo visual para o “manto sagrado”.

A grande novidade para a temporada de 2017 foi a aposta na torcida feminina. Com ternos que valorizam as curvas, meiões charmosos e camisas avulsas que reportam ao estilo americano de investir em numerais, as meninas ganharam um enorme 52, referente ao ano de fundação do ASA, além de um escudo que brinca com fontes gigantes valorizando de forma contemporânea o estilo da mulher que vai ao campo produzida e linda. Ao que tudo indica ... a nova roupagem está aprovadíssima.

A noite voltada ao “Alvinegro” também contou com a reinauguração do quiosque oficial da agremiação. Além dos uniformes e peças que compõem o vestuário da torcida, copos e canecas com o escudo do time também fazem parte do mix de objetos voltados aos amantes do ASA de Arapiraca.

Uma coisa é certa... a torcida compareceu para prestigiar jogadores, comissão técnica, o presidente, os diretores, e para comprar a marca ASA. A imprensa local também chegou junto para divulgar esta nova jornada que se inicia. Agora é respirar fundo e começar o novo ano com o pé direito porque a maior motivação para um atleta é ter uma torcida fiel, e isso, com certeza, ficou explícito que a Agremiação Sportiva Arapiraquense tem, e que pode contar com ela.

 

 

 

Comercial (82) 3313.6040 (82) 99812.2189 comercial@cadaminuto.com.br
Redação (82) 3313.2162 (82) 99664.2221 fale@minutosertao.com.br